25/05/2014

O GÊNIO DE MACAÍBA



AUGUSTO SEVERO

 

Jurandyr Navarro

Do Conselho Estadual de Cultura

 

"Onde estiver o PAX estará o Brasil", proclamara o aeronauta rio-grandense-do-norte na sua empolgação sonhadora.

Augusto Severo foi um gênio inventivo. Notável pela invenção da aeronave no Brasil. Imitou, de certa forma, Leonardo Da Vinci que desenhou aeroplanos e estudou o voo das aves.

O sonho humano tornou-se realidade. Tudo começou com a fábula de ícaro com suas asas de cera...

Severo sucedeu a Jacques Montgolfier, que inventou o balão aerostático, auxilia­do pelo irmão Etienne. Ambos descobriram que o ar quente expande-se, ficando, assim, mais leve que um volume igual de ar frio. A experiência fora aplicada em balões, com êxito positivo, em Paris, quando no ano de 1783, um balão de ar quente conduziu, elevando à atmosfera, o físico François Pilatre de Pozier e um companheiro. Foram eles os primeiros astronautas da História (Asimov, 1989).

Inteirado estava também Severo da contribuição do gás hidrogênio - ar de fogo -, estudado por Cavendish, gás mais leve que o ar quente e possuía uma flutuabilidade muito maior e permanente. E que, em agosto de 1783, Charles construiu o primeiro balão desse gás, conseguindo, pioneiramente, subir com ele à altura de aproximada­mente três quilômetros. Um século depois, um inventor germânico, Ferdinand Adolf August Heirich von Zeppelin, concebeu a ideia genial de aerodinamizar um balão, para que sofresse menos a resistência do ar. Conseguiu sucesso, concebendo-o na forma de um charuto, com a novidade de ser auto-manobrado, não ficando como antes, à mercê dos caprichos dos ventos. Para atingir esse resultado foi aclopada uma gôndola que carregava um motor de combustão interna e um propulsor. Recebeu o nome de balão dirigível, abreviado, depois, para dirigível, simplesmente ou chamado,também de Zeppelin, nome do seu inventor.

Esses e outros inventos foram acompanhados na sua evolução científica pela mente arguta e penetrante do nosso conterrâneo ilustre.

Roger Bacon, monge franciscano (1214-1294), precursor do método experimen­tal, prognosticara:

"É possível fazer máquinas para a navegação sem remos, de modo que os grandes navios serão movidos por um único homem, e com mais velocidade do que se estivessem cheios de tripulantes (... ) Máquinas voadoras também poderão ser construídas e nas quais o homem gire um mecanismo com asas artificiais no ar como um pássaro em vôo. Também se poderá fazer uma pequena máquina para caminhar pelos rios e mares, e até mesmo no fundo, sem perigo".

Augusto Severo foi o primeiro aeronauta brasileiro, com o dirigível "Bartholomeu de Gusmão", em 1894, em Realengo, Rio de Janeiro, assinalou o historiador natalense Luís da Câmara Cascudo.

No seu tempo, Alberto Santos Dumont também tratou da ciência aeronáutica, que daria, com o passar dos anos, um gigantesco impulso ao progresso civilizatório.

 

Um comentário:

  1. O histórico Aeroporto Augusto Severo vai sumir do mapa? Esta é a pergunta que muita gente está fazendo. Eu também. O aeroporto é um das maiores homenagens ao gênio potiguar que deu uma das maiores contribuições ao desenvolvimento inicial da aviação mundial. A transferência dos vôos civis para São Gonçalo do Amarante provocará o abandono ou demolição do histórico prédio que, segundo dizem, foi construído pelos americanos na II Guerra? Eu fiz essa indagação na manhã do dia 21, 4ª feira, quando fui à Base Aérea de Natal assinar uma Declaração no setor de inativos, representando um irmão. Todos devem dar uma paradinha na frente do Aeroporto Augusto Severo e refletir sobre o futuro do histórico Monumento arquitetônico, que deveria ser patrimônio da Humanidade. Pense e sugira o que fazer para a sua preservação. a) Luiz G. Cortez G. de Melo,natalense e afcicionado da aviação.

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