AUGUSTO SEVERO
Jurandyr
Navarro
Do Conselho Estadual de Cultura
"Onde estiver o PAX estará o Brasil", proclamara o aeronauta
rio-grandense-do-norte na sua empolgação sonhadora.
Augusto Severo foi um gênio
inventivo. Notável pela invenção da aeronave no Brasil. Imitou, de certa forma, Leonardo Da Vinci que desenhou
aeroplanos e estudou o voo das aves.
O sonho
humano tornou-se realidade. Tudo começou com a fábula de ícaro com
suas asas de cera...
Severo
sucedeu a Jacques Montgolfier, que inventou o balão aerostático,
auxiliado pelo
irmão Etienne. Ambos descobriram que o ar quente
expande-se, ficando, assim, mais leve que um volume igual de ar frio. A experiência fora aplicada em balões, com êxito positivo, em Paris, quando no ano de 1783,
um balão de ar quente conduziu,
elevando à atmosfera, o físico François Pilatre de Pozier e um companheiro. Foram
eles os primeiros astronautas da História (Asimov, 1989).
Inteirado
estava também Severo da contribuição do gás hidrogênio
- ar de fogo -, estudado por Cavendish, gás mais leve que o ar quente e possuía uma flutuabilidade muito maior e permanente. E
que, em agosto de 1783, Charles construiu o primeiro balão desse gás, conseguindo, pioneiramente, subir com ele à altura de aproximadamente três quilômetros. Um século depois, um inventor germânico, Ferdinand Adolf August Heirich von Zeppelin, concebeu a ideia genial de aerodinamizar
um balão, para que sofresse menos a resistência do ar. Conseguiu sucesso, concebendo-o na
forma de um charuto, com a novidade de ser auto-manobrado, não ficando como antes, à mercê dos
caprichos dos ventos. Para atingir esse resultado foi aclopada uma gôndola que carregava um motor de combustão interna e um propulsor. Recebeu o nome de balão dirigível,
abreviado, depois, para dirigível, simplesmente ou
chamado,também de Zeppelin, nome do seu inventor.
Esses e outros inventos foram
acompanhados na sua evolução científica pela mente arguta e penetrante do nosso
conterrâneo ilustre.
Roger Bacon, monge franciscano
(1214-1294), precursor do método experimental, prognosticara:
"É possível
fazer máquinas para a navegação sem
remos, de modo que os grandes navios
serão movidos por um único homem, e com mais velocidade do que se
estivessem cheios de tripulantes (... ) Máquinas voadoras também poderão ser construídas e
nas quais o homem gire um mecanismo com asas artificiais no ar como um pássaro em vôo.
Também
se poderá fazer
uma pequena máquina para caminhar pelos rios e mares, e até mesmo no fundo, sem perigo".
Augusto Severo foi o primeiro
aeronauta brasileiro, com o dirigível "Bartholomeu de Gusmão", em 1894, em Realengo,
Rio de Janeiro, assinalou o historiador natalense Luís da Câmara Cascudo.
No seu
tempo, Alberto Santos Dumont também tratou da ciência
aeronáutica, que daria, com o passar dos anos, um gigantesco impulso ao progresso
civilizatório.
O histórico Aeroporto Augusto Severo vai sumir do mapa? Esta é a pergunta que muita gente está fazendo. Eu também. O aeroporto é um das maiores homenagens ao gênio potiguar que deu uma das maiores contribuições ao desenvolvimento inicial da aviação mundial. A transferência dos vôos civis para São Gonçalo do Amarante provocará o abandono ou demolição do histórico prédio que, segundo dizem, foi construído pelos americanos na II Guerra? Eu fiz essa indagação na manhã do dia 21, 4ª feira, quando fui à Base Aérea de Natal assinar uma Declaração no setor de inativos, representando um irmão. Todos devem dar uma paradinha na frente do Aeroporto Augusto Severo e refletir sobre o futuro do histórico Monumento arquitetônico, que deveria ser patrimônio da Humanidade. Pense e sugira o que fazer para a sua preservação. a) Luiz G. Cortez G. de Melo,natalense e afcicionado da aviação.
ResponderExcluir