A CASA DA CULTURA NAIR MESQUITA
Valério Mesquita*
Mesquita.valerio@gmail.com
Permitam que o
testemunho evocativo presida as minhas palavras.
A casa da rua Dr. Francisco da Cruz tem a
força do resgate das estações. Quantos fatos idos e vividos, quantos passos e
olhares perdidos no tempo posso recolher, nos compartimentos, no jardim
impregnados nas folhas, nas rosas, nas pétalas dos “dedais de ouro” ou no
jasmineiro debruçado há mais de sessenta anos sobre o muro da calçada e cansado
de dar boa noite? A estátua da deusa Minerva, de louça portuguesa, chantada no
centro do jardim, guarda sobranceira a beleza e o perfume das rosas. Mas a
maior e mais antiga delas encantou-se. Deixando-a de cultivá-las associou-se,
agregou-se a elas através do doce mistério contemplativo das manhãs, das repetidas
manhãs de ressurreição, de que nos falou o escritor Nilo Pereira.
Câmara Cascudo,
disse, certa vez, imerso nas brumas dos oitenta anos, que “era uma saudade em vida agarrada ao sonho de continuar a viver”.
Não há força mais dramática na passagem do ser humano pela vida do que a do
senso trágico da sua própria brevidade.
A residência em foco remonta ao final do século
dezenove para o início do século vinte, quando foi adquirida pelo comerciante
Alfredo Adolfo de Mesquita, filho de Manoel Carneiro de Mesquita, oriundo do estado
da Paraíba. Alfredo Adolfo de Mesquita, meu avô, além de agro-pecuarista,
proprietário das fazendas Arvoredo, Telha e Lamarão, exerceu atividade
comercial em Macaíba no ramo de lojas de roupas, calçados e bijuterias, bem
assim em Natal à rua Dr. Barata (Natal Modelo e Casas Rubi) na avenida Rio
Branco.
Do seu casamento com Ana Olindina de Mesquita, da
família Baltazar Marinho, nasceram José, Alfredo, Amélia, Vicente, Paulo e
Nininha. Em 1929, Alfredo Adolfo de Mesquita faleceu, sendo sucedido nas
atividades pelos filhos, como também na política.
Neste casarão residência, no dia 30 de maio de 2001, celebrou-se o centenário
de nascimento de Nair de Andrade Mesquita, pois a história dele é a história da
família durante todo o século vinte. Ela foi a heroína política anônima, ainda
crédula na grandeza do último milagre do velho PSD dos anos cinquenta,
revivendo e reinventando as recordações limpas e as ilusões legítimas que um
dia viajaram com ela.
Por último, cabe assinalar que esta construção,
passarela permanente de notáveis e de humildes, sempre esteve aberta para
receber o povo, ao longo de todo esse tempo. Ela se tornou uma referência, uma
tradição dentro da história política, social e cultural de Macaíba. A partir de
agora, como sede da Casa da Cultura preserva a memória e abriga as
manifestações culturais do povo, dos estudantes e dos artistas da terra de Auta
de Souza. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do
Norte, por decisão do Conselho Estadual de Cultura e do governo do estado, em 16 de setembro de 2005
(decreto nº 18.515).
(*) Escritor.
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