SOLENIDADE DO ELOGIO DE ARISNETE CÂMARA, À SUA PATRONA NA CADEIRA 25 DA ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS - SOPHIA LYRA, E DISTRIBUIÇÃO DA PLAQUETE POR UBIRAJARA MACEDO, SOBRE O SEU PATRONO NA AML: JOSÉ MESQUÍADES DE MACEDO.
PRESIDENTE DA ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS
CÍCERO MARTINS, QUE DIRIGIU A SOLENIDADE.
ACADÊMICOS: CARLOS GOMES, RUI SANTOS, LÚCIA HELENA, OLIMPIO MACIEL, JORNALISTA PAULINHA FRASSINETE, VALÉRIO MESQUITA (IHG/RN) E LOURDINHA PEREIRA.
MOMENTO DO ELOGIO À PATRONESSE
SOPHIA LYRA
UBIRAJARA MACEDO CERCADO DO RESPEITO E AFEIÇÃO DA ESPOSA E DOS CONFRADES DA AML,
APÓS A DISTRIBUIÇÃO DA PLAQUETE SOBRE O SEU PATRONO - O SAUDOSO JOSÉ MELQUÍADES DE MACEDO.
LÚCIA HELENA REPRESENTANDO A ACLA, UBIRAJARA MACEDO E ANDERSON TAVARES DA AML.
ARISNETE, CÍCERO MARTINS, LÚCIA HELENA E CARLOS GOMES
FOTOS: CRÉDITO A
Sex, 16 de Agosto de 2013
| ||
Valério Mesquita*
www.valeriomesquita.ubbihp.com.br
Nem poeta, nem herói. Apenas um simples que soube sonhar o seu sonho. Um mágico que hoje a força evocativa do tempo devolve a sua magia criativa de pioneiro do teatro em Macaíba. João Viterbino Leiros nasceu em Natal mas viveu toda a sua vida praticamente em Macaíba até falecer em 1958. Humano, caridoso, acessível, carismático, escreveu peças teatrais e interpretou outras tantas nos anos vinte, trinta em Macaíba quando viveu o seu apogeu cultural. Arte cênica, duas bandas de música, um piano em cada rua aristocrática, enfim, Macaíba ditava até a moda através de grandes empórios comerciais de roupas, calçados, perfumarias, bijuterias que chegavam ao seu Cais do Porto trazidos por embarcações, antes mesmo de Natal. João Leiros viveu nesse tempo. E nele constituiu com D. Elvira uma prole feliz de oito filhos que se desdobrou em 40 netos, 93 bisnetos e 44 tataranetos, somando 185 descendentes diretos. Que exemplo de vida! Espiritualista, Joca Leiros cultivou a doutrina kardecista onde no sítio Salerno gravava no senso frágil e trágico da brevidade humana, os sinais de sua mensagem.
Um traço característico e inconfundível dos Leiros, herdado do patriarca foi o gosto pela cultura. Na grande maioria, dos seus descendentes o culto às letras, a música, ao teatro e até ao espiritualismo revelou-se de forma ampla, em todos os segmentos de vida. Ao traçar o seu breve perfil, parabenizo a Fundação José Augusto que resgatou o valor e o talento do mestre João Leiros ao denominar o auditório da Casa de Cultura Nair de Andrade Mesquita, com o seu nome. De parabéns a Fundação José Augusto e o Instituto Pró-Memória de Macaíba que se uniram nesse gesto dignificante para redimensionar a vida cultural da cidade no presente, resgatando do seu passado a figura maior da arte de criar e representar que se encarnou em João Viterbino de Leiros.
(*) Escritor.
|
ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES MOSSOROENSE (AFLAM)
Ofício Nº 40/2013 Mossoró/RN, 13 de agosto de 2013 Concessão de Homenagem
Exmª Senhora
Lúcia Helena Pereira
Escritora e poetisa
Servimo-nos do presente para comunicar que V.Sª foi escolhida por unanimidade em Assembleia Ordinária, para receber a homenagem da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM) com o título de “SÓCIA AMIGA DA AFLAM”, por ocasião do I Encontro Estadual das Academias e Entidades Afins, coroando as festividades celebrativas do seu aniversário de 6 ANOS de existência.
Para tanto, solicitamos de V. Sª o envio do currículo resumido.
Imbuída do propósito de fortalecer o movimento cultural e intelectual da cidade de Mossoró, o evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de Agosto, do ano em curso, no Hotel Thermas, sendo uma iniciativa da AFLAM, visando proporcionar uma interação e integração entre as Academias e Entidades; um acontecimento considerado inédita no Rio Grande do Norte, e, ao mesmo tempo, provocador de um grande avanço no universo Lítero-Cultural e das Artes, na região.
Cordiais saudações,
Maria Conceição Maciel Filgueira
Presidente da AFLAM
(84) 9815.3604)
SEXTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2013
O INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA - INRG
VOLTA A SE REUNIR
FIQUEM ATENTOS PARA A PRÓXIMA CONVOCAÇÃO E PREPAREM SEUS TRABALHOS PARA A NOSSA REVISTA NÚMERO DOIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário