O
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE, entidade cultural
constituída como pessoa jurídica sem fins econômicos completou 113 anos de
fundação.
A
atual DIRETORIA iniciou sua tarefa no dia 15 de março de 2013 e a partir de
então se entregou de corpo e alma para retirar os obstáculos que não permitiam
o seu funcionamento pleno, apesar do esforço dos Presidentes anteriores Enélio
Petrovich e Jurandyr Navarro da Costa.
O
exercício de 2013 foi todo para a regularização geral e reordenamento do seu
funcionamento, além da aprovação de Plano Estratégico para o restante do
mandato que, neste ano de 2015 entra na sua reta final.
O
exercício de 2014 foi de grandes realizações, do que foi dada ciência aos
associados através de permanentes informações através deste blog (quase 34.000 acessos), nas reuniões
de Diretoria e Assembleias Gerais e reiteradas reportagens da nossa imprensa
impressa, televisada e da edição da Revista do IHGRN.
Muita
coisa foi feita, isso é inegável, mas muitas outras precisam ser realizadas e
para isso contamos com a dedicação de várias pessoas: Valério Mesquita, seu
Presidente e carro chefe para abrir portas e garantir o excelente
relacionamento institucional; Ormuz Barbalho Simonetti, responsável por todas
as ações de restauração física e idealizador de programas e projetos; Carlos
Roberto de Miranda Gomes e Odúlio Botelho Medeiros, Secretários, que garantem a
funcionalidade administrativa e toda a parte de legislação da Casa da Memória
em dia; Eduardo Antônio Gosson, que vem dando conta da difícil missão das finanças
do Instituto, sempre em estado de carência, exigindo verdadeira mágica, somente
superada pela assiduidade, agora reforçada com a experiência de Augusto Coelho
Leal (Guga), que vem acompanhando o ritmo das nossas necessidades, louvando-se
o trabalho de George Veras, substituído por questões de novas atribuições que assumiu
fora da nossa associação; Edgard Ramalho Dantas, responsável pela área da
Biblioteca, Arquivo e Museu, supervisionando a ação mais importante deste final
de mandato que é o inventário do acervo e sua recuperação, já agora possível
através de uma Comissão designada, sob a coordenação do sócio e especialista
Francisco Marinho e que passou a contar com dez computadores doados pelo
Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região; Adalberto Targino, nosso
Diretor Orador, tem sido presente toda vez que seja necessária a sua
intervenção. Paralelamente contamos com a fiscalização dos nossos sócios membros
do Conselho Fiscal: Eider Furtado de Mendonça e Menezes, Tomislav Rodrigues
Femenick e Lúcia Helena Pereira, lamentando o afastamento do companheiro Paulo
Pereira por problemas de saúde, mas que até onde foi possível, foi presença
diária ao expediente do IHGRN. Recentemente
passamos a ter um assessor da Presidência na pessoa do sócio Jansen Leiros, que
muito tem contribuído para a eficiência dos serviços.
Para
permitir o bom funcionamento da administração temos um corpo de servidores
dedicados e da grande colaboração da Técnica Scilla Gabel e do Contador Jônatas
Fernandes, contratados para encargos especializados.
Contamos,
ainda, com visitas diárias de muitos sócios, que enriquecem nossa gestão, mais
assiduamente Jurandyr Navarro, Carlos Adel, João Felipe, Claudionor Barbalho e Vicente
Serejo.
Atualmente
estamos desenvolvendo esforço para um RECADASTRAMENTO a fim de apurarmos os
motivos dos sócios que não mais pretendam continuar filiados ao Instituto, seja
por solicitação expressa ou por omissão de frequência e descumprimento das
obrigações estatutárias durante dois anos de ausência e falecimentos, porquanto
a manutenção dos mesmos na listagem de sócios vem causando dificuldades nos
momentos de apuração de “quorum” para as reuniões de Assembleia.
Uma
palavra final aos nossos estimados associados: aqueles que, de alguma forma,
não simpatizem com os atuais dirigentes por questões de ordem pessoal, cumpram
as suas obrigações estatutárias e se habilitem para concorrerem à futura
direção da entidade, pois este ano é de ELEIÇÃO (entre os meses de outubro e
novembro vindouros) para o que serão informados das medidas legais de
convocação.
Sabemos
que este ano de 2015 será de grandes dificuldades financeiras mas acreditamos,
que não faltarão a ajuda dos associados, dos amigos e das entidades públicas e
privadas com os quais estamos mantendo contatos.
Carecemos
de completar os numerários para contrapartidas de convênios e vamos solicitar
ajudas extras e realizar uma grande feira de livros para angariar fundos,
contando com doações de obras e exemplares da nossa reserva disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário