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18/04/2015

A EXTREMA DIFICULDADE DE FAZER CULTURA


O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE, entidade cultural constituída como pessoa jurídica sem fins econômicos completou 113 anos de fundação.
A atual DIRETORIA iniciou sua tarefa no dia 15 de março de 2013 e a partir de então se entregou de corpo e alma para retirar os obstáculos que não permitiam o seu funcionamento pleno, apesar do esforço dos Presidentes anteriores Enélio Petrovich e Jurandyr Navarro da Costa.
O exercício de 2013 foi todo para a regularização geral e reordenamento do seu funcionamento, além da aprovação de Plano Estratégico para o restante do mandato que, neste ano de 2015 entra na sua reta final.
O exercício de 2014 foi de grandes realizações, do que foi dada ciência aos associados através de permanentes informações através deste blog (quase 34.000 acessos), nas reuniões de Diretoria e Assembleias Gerais e reiteradas reportagens da nossa imprensa impressa, televisada e da edição da Revista do IHGRN.
Muita coisa foi feita, isso é inegável, mas muitas outras precisam ser realizadas e para isso contamos com a dedicação de várias pessoas: Valério Mesquita, seu Presidente e carro chefe para abrir portas e garantir o excelente relacionamento institucional; Ormuz Barbalho Simonetti, responsável por todas as ações de restauração física e idealizador de programas e projetos; Carlos Roberto de Miranda Gomes e Odúlio Botelho Medeiros, Secretários, que garantem a funcionalidade administrativa e toda a parte de legislação da Casa da Memória em dia; Eduardo Antônio Gosson, que vem dando conta da difícil missão das finanças do Instituto, sempre em estado de carência, exigindo verdadeira mágica, somente superada pela assiduidade, agora reforçada com a experiência de Augusto Coelho Leal (Guga), que vem acompanhando o ritmo das nossas necessidades, louvando-se o trabalho de George Veras, substituído por questões de novas atribuições que assumiu fora da nossa associação; Edgard Ramalho Dantas, responsável pela área da Biblioteca, Arquivo e Museu, supervisionando a ação mais importante deste final de mandato que é o inventário do acervo e sua recuperação, já agora possível através de uma Comissão designada, sob a coordenação do sócio e especialista Francisco Marinho e que passou a contar com dez computadores doados pelo Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região; Adalberto Targino, nosso Diretor Orador, tem sido presente toda vez que seja necessária a sua intervenção. Paralelamente contamos com a fiscalização dos nossos sócios membros do Conselho Fiscal: Eider Furtado de Mendonça e Menezes, Tomislav Rodrigues Femenick e Lúcia Helena Pereira, lamentando o afastamento do companheiro Paulo Pereira por problemas de saúde, mas que até onde foi possível, foi presença diária ao expediente do IHGRN.    Recentemente passamos a ter um assessor da Presidência na pessoa do sócio Jansen Leiros, que muito tem contribuído para a eficiência dos serviços.
Para permitir o bom funcionamento da administração temos um corpo de servidores dedicados e da grande colaboração da Técnica Scilla Gabel e do Contador Jônatas Fernandes, contratados para encargos especializados.
Contamos, ainda, com visitas diárias de muitos sócios, que enriquecem nossa gestão, mais assiduamente Jurandyr Navarro, Carlos Adel, João Felipe, Claudionor Barbalho e Vicente Serejo.
Atualmente estamos desenvolvendo esforço para um RECADASTRAMENTO a fim de apurarmos os motivos dos sócios que não mais pretendam continuar filiados ao Instituto, seja por solicitação expressa ou por omissão de frequência e descumprimento das obrigações estatutárias durante dois anos de ausência e falecimentos, porquanto a manutenção dos mesmos na listagem de sócios vem causando dificuldades nos momentos de apuração de “quorum” para as reuniões de Assembleia.
Uma palavra final aos nossos estimados associados: aqueles que, de alguma forma, não simpatizem com os atuais dirigentes por questões de ordem pessoal, cumpram as suas obrigações estatutárias e se habilitem para concorrerem à futura direção da entidade, pois este ano é de ELEIÇÃO (entre os meses de outubro e novembro vindouros) para o que serão informados das medidas legais de convocação.
Sabemos que este ano de 2015 será de grandes dificuldades financeiras mas acreditamos, que não faltarão a ajuda dos associados, dos amigos e das entidades públicas e privadas com os quais estamos mantendo contatos.

Carecemos de completar os numerários para contrapartidas de convênios e vamos solicitar ajudas extras e realizar uma grande feira de livros para angariar fundos, contando com doações de obras e exemplares da nossa reserva disponível.

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