15/10/2018


 HOSPITAL PORTA FECHADA – Berilo de Castro

HOSPITAL PORTA FECHADA –
Nesses quase cinquenta anos de atividade médica, acompanhei, presenciei e testemunhei seus grandes avanços, em sua ininterrupta estrada de conquistas científicas. Avanços na área de genética; novas e fantásticas técnicas de diagnósticos; avanços extraordinários na área farmacológica; nos aprimoramentos cirúrgicos; o avanço espetacular nos transplantes de órgãos, mais recentemente a imunoterapia ( Prêmio Nobel – 2018), enfim, uma interminável e benéfica evolução nessa bela e admirável arte de curar.
Por outro lado, é bem notório que todos esses importantes e inquestionáveis avanços não chegam a maioria da população: a pobre, a necessitada. Ficam retidos e são de uso exclusivo das camadas sociais de maior poder aquisitivo.
A saúde pública brasileira, com o seu Sistema Único de Saúde (SUS), belo e eficaz (só no papel), não tem correspondido e, muito mais, só tem piorado na sua aplicação prática – faltou gestão desde o seu nascedouro.
Todos os dias, somos não mais surpreendidos com situações as mais caóticas em os todos os rincões nacionais. O descaso, a indiferença, a ausência dos governos vêm dia a dia ocupando e fazendo mais vítimas nos hospitais públicos.
Hoje, para um cidadão comum conseguir uma simples consulta, um exame de sangue, um exame de imagem, nem pensar! Vai ter que esperar uma infinidade de tempo. Um internamento para uma cirurgia nem pensar. Aí o bicho pega! Entra em uma fila interminável. Quando, já cansado de tanto esperar, chega a sua vez; os exames pré-operatórios realizados já estão caducos, não servem mais. Aí começa tudo outra vez. É uma brincadeira de mal gosto, uma ciranda desumana e cruel.
Os responsáveis administradores públicos, vivenciando a situação, anunciam medidas midiáticas: mutirão disso, mutirão daquilo, revelando a inércia e o não compromisso com a saúde pública: – usando a máxima do “quanto mais, melhor”. Deixa aumentar a fila!
E agora, recentemente, inventaram o que eles denominam – Hospital porta fechada. Que coisa louca! Que horror! O que significa?
“Fechar” a porta do maior e único hospital público de urgências e emergências do Estado. Vamos explicar: em determinado momento (dos mais cruéis), sem aviso prévio, como em um passe de mágica, o maior hospital da região “fecha a sua porta” e passa a escolher os seus pacientes. “Aqui, agora só entra paciente traumatizado e/ou portador de acidente vascular cerebral”. Vejam só o vexame daqueles que necessitam e procuram o Hospital. Chegam ao nosocômio de referência com a certeza do atendimento e são rejeitados; são orientados a procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima da sua localidade. Muitos desses doentes já sem nenhuma condição financeira e física de se locomoverem. E mais, são encaminhados para Unidades de Saúde, onde se sabe que não funcionam a contento. São precárias em todos os seus aspectos. Pior ainda para aqueles que vêm do interior do Estado, que são orientados a voltar para seu lugar de origem. Vejam só que confusão e que humilhação! É desumano ou não é?
Entendo que Hospital porta fechada caberia muito bem para situações onde os serviços públicos situados na periferia da cidade funcionassem de verdade; que existisse no Estado, polos regionais de Saúde bem estruturados, onde se realizassem cirurgias de menores portes e riscos, equipados de UTI. Um bom e eficiente serviço de traumatologia e ortopedia. Enfim, com uma competente e fixa equipe médica. Aí, sim, poderíamos muito bem escolher os doentes por tipo de doença e gravidade. Caso contrário, vamos continuar aumentando as nossas intermináveis, sofredoras e cruéis filas de doentes esperando os novos e mais novos mutirões da vida.
Piorou muito para a população pobre, a massa maior do nosso país.
Abram as portas dos hospitais públicos!
Berilo de CastroMédico e Escritor –  berilodecastro@hotmail.com.br
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

14/10/2018

Marcelo Alves

PARTE 2

Viajando com a amiga (II)

Como dito no artigo da semana passada, apesar da “campanha” dos autores de “Agatha Christie: Shocking Real Murders behind her Classic Mysteries” (publicado pela HarperCollins Publishers/Índia em 2017) em prol de um “turismo literário” em cidadezinhas no condado de Devon e na Riviera Inglesa, os mistérios da Rainha do Crime não se resumiram a essas paragens. Christie “hospedou-se” em balneários e pequenas ilhas. Viajou por outras partes da Inglaterra. Esteve frequentemente em Londres. Na verdade, ela foi até muito mais longe.
Não é difícil constatar isso.
Antes de mais nada, para além das cidadezinhas do tipo St. Mary Mead (a vila fictícia criada para ser o lar de Miss Marple), Christie ambientou seus romances em balneários ou mesmo ilhas “macabras”, que são misturas de sua imaginação fértil com lugares identificáveis na diversificada geografia britânica.
Para exemplificar o que eu estou dizendo, começo citando um dos melhores títulos da Rainha do Crime: “Evil under the Sun” (“Morte na praia”, 1941). A coisa se passa em um hotel situado entre os condados vizinhos de Devon e da Cornualha, no sudoeste da Grã-Bretanha. Entre os hóspedes está a bela Arlena Marshall, que, um dia, aparece morta em uma enseada da região. Lá também se acha Hercule Poirot, que se dispõe, claro, a desvendar o caso. E, como registra Mark Campbell, em “The Pocket Essential Agatha Christie” (publicado pela Pocket Essential em 2005), “vários lugares de Devon aparecem neste livro. Torquay é chamada St. Loo, a ficcional Smuggler’s Island é a Bigbury-on-sea’s Burgh Island (referida de novo em Ten Little Niggers, 1939)” e por aí vai.
Aproveitando o gancho, outro exemplo maravilhoso do que estou falando é “Ten Little Niggers” (“O caso dos dez negrinhos”, 1939), romance sobre o qual, aliás, eu até já escrevi aqui, em “E não se vende uma amiga”, tratando da polêmica envolvendo o seu título. O enredo de “Ten Little Niggers” é mais do que excelente, pelos personagens estereotipados e, sobretudo, pela localização sinistra. Dez pessoas são convidadas para uma estada em uma mansão na ilhota chamada Nigger Island. Os convidados chegam, entusiasmados, em uma tarde de verão. Mas todos têm algo a esconder. “Crimes” que a Justiça dos homens não foi capaz de punir. E logo tudo muda, a começar pela vinda de uma tempestade que os deixa isolados na pequena ilha. Os especialistas não têm dúvida: a ilha de “Ten Little Niggers” não é outra senão a tal Burgh Island, de fato localizada na costa de Devon. De minha parte, pensando bem, acho que não quero conhecer Burgh Island.
Ademais, na obra de Christie, tem-se também cidadezinhas que simplesmente estão localizadas em um lugar qualquer da Inglaterra. Como exemplo, peguemos o caso de King’s Abbott, a cidadezinha retratada por Agatha Christie em “The Murder of Roger Ackroyd” (“O Assassinato de Roger Ackroyd”, 1926), livro que por muitos é considerado o melhor da autora. O final desta trama, de tão engenhosa para com o leitor, é até controversa. Mas claro que não vou contá-lo aqui. Apenas registro que King’s Abbott, não identificada sua localização no livro, pode ser qualquer daquelas pequenas vilas inglesas, onde a vida passa devagar e a fofoca corre rápido.
Aliás, a quantidade de pequenas cidades “criadas” por Agatha Christie é enorme. James Hobbs, no seu blog “Hercule Poirot Central” (www.poirot.us), cita, entre outras: Chipping Cleghorn (“A Murder is Announced”, 1950), Lymstock (“The Moving Finger”, 1942), Much Benham (em várias estórias de Miss Marple), St. Loo (“Peril at End House”, 1932), Woodleigh Common (“Hallowe'en Party”, 1969), Warmsley Vale (“Taken at the Flood”, 1948), Market Basing (em várias estórias de Poirot), Wynchwood (“Murder is Easy”, 1939), Much Deeping (“The Pale Horse”, 1961) e Deering Vale (“The Mysterious Mr. Quin”, 1930). Onde elas estariam localizadas? Confesso a vocês que não tive condições de pesquisar.
Por óbvio, a gigante Londres, com seus incontáveis atrativos, figura em vários títulos da Rainha do Crime. Por exemplo, eu mesmo já citei aqui a estação de trens londrina de Paddington que, de cabeça recordo logo, aparece em ao menos dois excelentes romances de Christie: “The ABC Murders” (“Os Crimes ABC”, 1936) e, claro, até pelo sugestivo título, “4.50 from Paddington” (1957). De cabeça ainda, posso dar um outro típico exemplo de “policial londrino” de Christie com “Lord Edgware Dies” (“A morte de Lorde Edgware” ou “Treze à mesa”, 1933), título que mencionei outro dia aqui. Nesse que é considerado um dos melhores romances escritos por minha amiga, com Hercule Poirot, o Capitão Hastings e o Inspetor Japp à frente das investigações, aparecem vários cenários famosos da capital inglesa, tais como Piccadilly, Covent Garden, Sloane Square, Regent’s Park, Grosvenor Square e o luxuoso Claridge’s Hotel, para ficar, aleatoriamente, em uns poucos exemplos. E, especialmente para os amantes do direito, posso mesmo lembrar uma das peças mais famosas de Christie, “Witness for the Prosecution” (“Testemunha de Acusação”, 1953), em que boa parte dos atos se passa na mítica “Old Bailey”, que é, para quem não sabe, a sede das cortes criminais (centrais) de Londres. Tudo ali bem pertinho da famosa Fleet Street (outrora “a rua” dos jornais londrinos e hoje sinônimo, em forma de metonímia, de “imprensa” na Inglaterra) e da ainda mais famosa St. Paul’s Cathedral, obra-prima de Sir Christopher Wren (1632-1723).
Na verdade, as andanças de Christie por Londres, especialmente em companhia de seu Hercule Poirot, são muitíssimas. Incontáveis mesmo. Afinal, diferentemente de Miss Marple, que é uma senhorinha “local” e detetive amadora, o pequenino e arrogante detetive belga Hercule Poirot é um profissional, com contatos na Scotland Yard e popular em várias tribos da cidade de Londres. E certamente por essa razão, Miss Marple e Poirot, curiosamente, nunca se encontraram em qualquer das muitíssimas estórias imaginadas por minha amiga Agatha Christie.
Por fim e para além disso, também é fato que Agatha Christie e Hercule Poirot ganharam o mundo. Se Miss Marple esteve uma vez de férias no Caribe, Poirot, com meios e recursos para tanto, foi muito mais longe: nos Bálcãs, em Istambul, na Mesopotâmia, no Egito e por aí vai. Mas sobre essas andanças, nessas diferentes culturas, nós só conversaremos no artigo da semana que vem.


Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Mestre em Direito pela PUC/SP

13/10/2018

PARTE 1
Vai texto de artigo publicado domingo retrasado, dia 30 de setembro de 2018, no jornal Tribuna do Norte (de Natal/RN):
Viajando com a amiga (I)

É fato: nos romances da minha amiga Agatha Christie (1890-1976), nós somos “convidados” a desvendar um crime. Seguimos os passos e o raciocínio do seu Hercule Poirot ou da sua Miss Marple, através de um jogo de pistas e charadas, para chegarmos a um final, quase sempre, surpreendente. O mistério por detrás do crime é, com certeza, o mais importante para o sucesso da estória.
É algo bem diferente do que se dá com os policiais noir americanos, de gente como Raymond Chandler (1888-1959) e Dashiell Hammett (1894-1961), que nos apresentam um mundo estranho de dinheiro farto, casamentos falidos, destruição pelo álcool, fêmeas fatais e assassinatos, misturado a um aparelho policial e judicial corrupto, que é enfrentado pelos seus detetives durões. Nos policiais noir, para o sucesso da coisa, o ambiente no qual estão inseridas as personagens é tão ou mais importante do que a trama/mistério em si.
Entretanto, por mais paradoxal que seja – já que o ambiente onde se passa a estória, em Agatha Christie, é bem menos importante que o mistério por detrás do crime –, para mim, uma das coisas mais gostosas de se fazer, na companhia da Rainha do Crime, é “viajar” nos seus romances.
Explico: em regra, o ambiente das estórias de Agatha Christie é muito “saudável” e turístico. São casas de campo em cidadezinhas da Inglaterra, balneários na sua “Riviera”, a alta sociedade londrina ou mesmo o outrora pitoresco Oriente Médio. E o turista, literário ou não, pelo menos aquele “bom da bola”, gosta de viajar para lugares pitorescos, mas que sejam também saudáveis e razoavelmente seguros.
É o que também pensam os autores de “Agatha Christie: Shocking Real Murders behind her Classic Mysteries” (publicado pela HarperCollins Publishers/Índia em 2017), que, mandando esquecer o Nilo ou o Expresso do Oriente (aqui eu discordo), recomendam vários sítios para se visitar, a partir das estórias da Rainha do Crime, no sul do belo condado inglês de Devon ou mesmo na chamada Riviera inglesa.
De fato, muitas das cidadezinhas inglesas retratadas por Agatha Christie são visivelmente inspiradas na sua cidade natal, Torquay, que, às margens do Canal da Mancha, em Devonshire, com seu clima ameno, é um destino certo para os fãs da nossa amiga. O exemplo mais visível disso é St. Mary Mead, a pequena vila fictícia criada por Christie como lar da sua famosa detetive, uma senhorinha solteirona, batizada de Miss Marple. St. Mary Mead aparece já em “The Murder at the Vicarage” (“Assassinato na casa do pastor”, 1930), o primeiro caso da querida Miss Marple, assim como em “The Body in the Library” (“Um Corpo na Biblioteca”, 1942), também protagonizado pela detetive e que, de tão bom, eu recomendo sem pestanejar. O mesmo se dá em “The Mirror Crack’d from Side to Side” (“A maldição do espelho”, 1962), sem dúvida um dos maiores sucessos de Agatha Christie. Neste romance, não coincidentemente, o crime a ser desvendado é praticado em Gossington Hall, antiga residência de Dolly Bantry, amiga de Miss Marple, a mesma mansão em St. Mary Mead onde, alguns anos antes, foi encontrado o cadáver no já citado “The Body in the Library”. Desde já eu asseguro: a trama de “The Mirror Crack’d from Side to Side”, parcialmente inspirada na trágica história da atriz americana Gene Tierney (1920-1991), é simplesmente fantástica. Por fim, na fictícia St. Mary Mead também se passa “Sleeping Murder” (“Um crime adormecido”, 1976), o último romance publicado por Christie com Miss Marple “no comando” das investigações. E aqui, para se ter uma ideia, o Hotel Imperial da trama não é outro senão o famoso Hotel Imperial de Torquay, no qual, um dia, se Deus quiser, fã da Rainha da Crime, eu de fato me hospedarei.
Mas não foi só Miss Marple que andou xeretando por Devon e pela Riviera inglesa. Também ali ambientados, mas com Hercule Poirot no comando das investigações, os autores de “Agatha Christie: Shocking Real Murders behind her Classic Mysteries” citam, entre outros, o excelente “The ABC Murders” (“Os Crimes ABC”, 1936). Aqui, por exemplo, Poirot e Hastings viajam, de trem, da gigante estação londrina de Paddington para a “Churston Railway Station”, no sul de Devon, que fica não muito longe de onde morou a Rainha do Crime. Dali dão ensejo às suas investigações. Por aquelas bandas ainda se passa outro excelente romance de Christie, também protagonizado por Poirot, que até já mencionei aqui, “Five Little Pigs” (Os cinco porquinhos”, 1942). É seguro dizer que o local em que é assassinado o pintor e hedonista Amyas Crale não é outro senão a famosa Greenway House, a casa adquirida por Christie em 1938, perto de Dartmouth e às margens do rio Dart, onde ela viveu idilicamente até o explodir da Segunda Guerra Mundial. Greenway House, aliás, aparece representada em pelo menos dois outros títulos de Christie: “Dead Man’s Folly” (“A extravagância do morto”, 1956) e “Ordeal by Innocence” (“Punição para a inocência”, 1958).
Por fim, é preciso lembrar que, apesar da “campanha” dos autores de “Agatha Christie: Shocking Real Murders behind her Classic Mysteries” em prol de Devon e da Riviera Inglesa, os mistérios de Agatha Christie não se resumiram a essas paragens. A Rainha do Crime passou por outras partes da Inglaterra. Esteve frequentemente em Londres. Na verdade, como veremos na semana que vem, ela foi até muito – e ponha muito nisso – mais longe.
Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Mestre em Direito pela PUC/SP

10/10/2018

Entre o mar e o rio, cercado de água por quase todos os lados.

Uma praia, um farol This is the divider

O resto é mar



Por Gustavo Sobral texto e Ilustração

Galinhos. Você vai precisar de protetor solar e agua mineral para escovar os dentes, é que lá a água é salobra. E disposição para somente relaxar. Vai perceber que na vida uma muda de roupa e um par de havaianas é apenas o necessário. Esqueça o barulho do trânsito, engarrafamento e coisas mais.

As ruas são de areia, o meio de transporte é andar a pé, o cavalo e a charrete, e a comida é peixe fresco. Óculos de sol e um bom livro para ler, uma cervejinha para abrir o apetite, frutos do mar para acompanhar. Rede no terraço e um sono tranquilo.

A estrada é um dos caminhos
Mas também é possível se chegar por terra, margeando a costa, via beira mar. É um outro espetáculo possível, quem já foi não esquece. Estão lá as salinas, as dunas móveis, jumentos pastando no horizonte, faróis iluminando a costa, barcos de pesca ondulando com o mar.

O sol é de rachar, seja o tempo que for e o esplendor só aparece no fim o dia: todas as cores entre o amarelo e o alaranjado. Pôr do sol em Galinhos tem que ser ao pé do farol, uma construção de 1931.

Também o povoado é coisa de ontem. Pescadores, já era o século XX, encontraram ali a abundância de peixe necessário ao sustento e fizeram a vila de casas de taipa e ruas de areia. Galinhos chamaram, porque ali havia abundância do peixe Galo. Entre o mar e o rio, fica numa península cercado de agua por quase todos os lados.

Quem segue pela estrada
Vai desbravando o RN. Partindo de Natal, é Ceará-Mirim, Poço Branco, João Câmara, Jandaíra, pode ir rodando. Se desviar no caminho, pode passar por Touros, ou entrar em Parazinho, e de lá para São Miguel ou Pedra Grande e ir cair em Caiçara do Norte. Centro de pesca, produção de sal e instalação das eólicas.

A terra no caminho é vermelha, o sol a pino cega a vista, um deserto de vegetação de pequeno porte e eólicas que crescem por todos os lados. A vegetação e o clima do sertão abraçam o manguezal, confundindo biosferas e construindo um cenário singular. A parada do carro é píer e dali embarcar pelo rio cercado pela aventura do mangue, singrando até descer em Galinhos.

A água do banho é salobra, o banho do mar, pela forte concentração do sal faz flutuar, o peixe é artigo abundante. O dia em Galinhos é calmo e lento. O resto é mar.


Para ler esse e outros escritos acesse www.gustavosobral.com.br

LAMARTINE BABO


 LAMARTINE BABO, O COMPOSITOR E A SERRA

 – Berilo de Castro -

LAMARTINE BABO, O COMPOSITOR E A SERRA –
Lamartine de Azevedo Babo, o Lalá, nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de março de 1904, na rua Teófilo Otoni, Centro. Filho de Leopoldo Azevedo Babo
e Bernarda Preciosa Gonçalves, que juntos  tiveram onze filhos, dos quais somente três  chegaram à idade adulta: Lamartine, Leopoldo e Indiana.
Família com DNA musical, sua mãe e sua irmã tocavam muito bem piano; sua casa era frequentada por músicos de expressão maior, como Catulo da Paixão Cearense (que é maranhense) e Ernesto Nazateth. Aos 13 anos compôs sua primeira valsa, “Torturas do Amor”, e aos 16 escreveu a opereta “Cibele”. Estudou inicialmente em escola pública, depois no Colégio São Bento e no  Colégio Pedro II, onde se  formou em Letras.
Em 1916, seu Leopoldo faleceu, e Lamartine foi morar com a sua irmã  Indiana; passou a trabalhar como office-boy da Light; um ano depois trocou de emprego, indo trabalhar numa Companhia de Seguros, onde demorou pouco; com mais tempo disponível, passou a se dedicar mais ao teatro de revistas e ao jornalismo.
Em 1929, conheceu e fez apresentações com o Bando de  Tangarás, conjunto musical tendo como fundadores: Carlos Alberto Ferreira Braga (Braguinha/João de Barro), Alvinho, Henrique Brito (potiguar, falecido precocemente aos 27 anos, no Rio de Janeiro/RJ), Henrique Fóreis Domingues (o Almirante).
Participou de vários programas de rádio, nos quais fez muito sucesso, entre eles o Trem da Alegria, ao lado do radialista Heber de Bôscoli. Foi nesse programa que recebeu o desafio para compor um hino popular para cada clube de futebol do Rio de Janeiro; desafio aceito e rigorosamente cumprido; com uma curiosidade: passou seis dias trancado num apartamento e só saiu quando os hinos estavam prontos (Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, América – seu time de coração, sua grande paixão – e Bangu), depois concluiu com o do Olaria, Madureira, São Cristóvão, Bonsucesso e Canto do Rio.
Em 1951, com 47 anos, Lamartine conheceu Maria José, com quem casou numa cerimônia fechada, e  com a qual permaneceu até o fim de sua vida.
Um fato histórico e hilário merece destaque na vida desse expressivo compositor, referente à sua mais bela canção, “Serra da Boa Esperança”(1937). Existem algumas versões do ocorrido, porém passo a relatar aquela que mais se aproxima da verdade:
Em 1935, na pequena e humilde cidade interiorana de Minas Gerais, conhecida por Dores da Boa Esperança, vivia um dentista/músico que tinha a mania de colecionar fotografias autografadas de cantores e compositores famosos (os seus verdadeiros ídolos). Lamartine fazia  parte da sua galeria de famosos. Através  de cartas e mais cartas, o fã não conseguiu o seu objetivo (a fotografia autografada). Assim sendo, criou  uma artimanha para alcançar a sua difícil missão: fraudar a correspondência, mudando o nome e o sexo do remetente, usando sua sobrinha de apenas 10 anos, Nair Pimenta. A inusitada ideia funcionou; carta  vai, carta vem, fluindo em versos, prosas, sonetos e romance. A falsa verdade encantou  Lamartine, que, no entanto, enviou  poucas fotos, em 3×4, não satisfazendo por completo o exigente fã , que, percebendo a dificuldade de conseguir por completo o seu objetivo, resolveu, em nome de Nair, acabar o “romance postal”, alegando que vai se casar e residir na cidade de São Paulo/SP.
Um ano depois (1936), o músico, não mais usando o nome da sobrinha, mas a sua própria identidade, resolveu convidar Lamartine para o baile de estreia  da orquestra criada por ele próprio (músico/fã).
Não houve dúvida, Lamartine se animou e aceitou  o convite, esperando encontrar a tão misteriosa e amável Nair. Chegou um mês depois à cidade e se hospedou no Hotel da família do músico (por sinal o mesmo endereço das correspondências amorosas). Logo percebeu Lalá que a única Nair encontrada no local era uma criança. A trama do músico/dentista só viria a ser descoberta após uma inconfidência (mineira) de um dos moradores, que passou a história a limpo.
Apesar do constrangimento e da decepção, tudo foi esclarecido e a  agradável e solidária companhia de um grupo de vinte jovens, rapazes, moças e músicos (que depois Lalá chamaria de “Minhas 20 saudades dorenses”), aliviaram e abrilhantaram o encontro.
Em agosto de 1937, na despedida da cidade que tão bem lhe acolheu, e olhando para a Serra da Boa Esperança que emoldurava a paisagem, começou a solfejar as notas que o amigo músico/fã ia anotando na pauta improvisada num pedaço de papel de jornal, originando a letra de uma das mais  belas canções da música brasileira: “Serra da Boa Esperança”: “Parto levando saudades,/ Saudades deixando,/ Murchas, caídas na serra,/ Bem perto de Deus/ Oh, minha serra,/ Eis a hora do adeus/ Vou-me embora/ Deixo a luz do olhar/ No teu luar/ Adeus!…”.
Em 16 de junho de 1963, aos 59 anos, Lamartine faleceu na cidade do Rio de Janeiro, vítima de um enfarte do miocárdio.
Berilo de CastroMédico e Escritor –  berilodecastro@hotmail.com.br
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

30/09/2018

UM MOMENTO DE IMENSA SAUDADE

"A MINHA SAUDADE É TRANSCENDENTAL, NÃO TENHO CAPACIDADE DE SER ORIGINAL NA DESPEDIDA DE ANGELA MARIA, PREFIRO O REGISTRO, POR ENQUANTO."


Brasil

Rainha do rádio: cantora Angela Maria morre aos 89 anos

Artista estava internada há 34 dias em um hospital particular de São Paulo

Agência O Globo
A cantora Angela Maria, de 89 anos, morreu, na noite deste sábado, após 34 dias internada num hospital particular de São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório está marcado para este domingo, a partir das 10h, no Cemitério Congonhas, em Vila Sofia, São Paulo.

Angela foi uma das cantoras mais famosas do Brasil nos anos 1950 e 1960. Ela tinha 70 anos de carreira. O empresário da artista, Thiago Marques Luiz, postou, em sua página do Facebook, uma foto ao lado dela e escreveu sobre sua importância no mundo da música:

Foto: reprodução

"Com o maior pesar do mundo informo a todos vocês que a maior cantora do Brasil, a nossa Rainha Angela Maria, não está mais entre nós. Foram 89 anos de vida e quase 70 de sucesso, reconhecimento, carinho e respeito de todo povo brasileiro. Não houve (e por certo não haverá) nenhuma cantora na nossa música com história semelhante em termos de produtividade, importância e longevidade. Tenho muito orgulho de ter Angela Maria na minha história e, principalmente, de ter dado a ela todas as flores em vida. Pra sempre te amarei, “Estrela da nossa canção popular”., escreveu.

Em um vídeo publicado no site oficial da cantora, o companheiro da artista anunciou a morte da mulher e disse que ela "estava sofrendo muito" nos dias em que passou internada. A informação sobre o falecimento também foi confirmada ao EXTRA, por telefone, pela cunhada de Angela, Rosana D'Angelo.

Os 70 anos de carreira da artista foi celebrado com o musical “Angela Maria — Lady Crooner”, apresentado, em junho, no palco do Teatro Carlos Gomes. A peça contou a trajetória pessoal e profissional da “Rainha do Rádio” — Angela foi uma das maiores estrelas da era de ouro da Rádio Nacional.

Em abril, a cantora apresentou a turnê “Angela Maria e as canções de Roberto e Erasmo”, quando levou aos palcos, além de suas canções, sucessos como “Sentado à beira do caminho”, “Você em minha vida”, “Sua estupidez”, “Eu disse adeus", “O show já terminou” e “Como é grande o meu amor por você".

Rainha do rádio

No ano de 1929, nascia em Macaé a dona da voz que viria a ser uma das mais famosas do país. Angela Maria — nome artístico de Abelim Maria da Cunha — gravou seu primeiro disco aos 23 anos, a contragosto dos pais, que eram extremamente conservadores e não apoiavam a escolha profissional da filha. Mas a oposição não foi suficiente. Este ano, a Rainha do Rádio ou Sapoti, como era conhecida, completou 70 anos de carreira, ao longo dos quais lançou mais de 114 discos e superou a marca de 60 milhões de trabalhos vendidos.

A paixão pela música começou na infância, quando cantava no coral da igreja evangélica, onde seu pai era pastor. Conhecida no Brasil e no mundo, são dela sucessos como “Gente humilde”, “Babalu”, “Lábios de mel", “Tango para Tereza” e “Falhaste coração”.