sábado, 19 de novembro de 2016

Bandeira do Brasil

 Dia 19 de novembro marca o DIA DA BANDEIRA, consagrando o nosso símbolo nacional, pavilhão sagrado e marcante da nossa nacionalidade




História

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.


Normas 

    Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

      A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.


      Dia da Bandeira 

      O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.


      Bandeiras presidencial e vice-presidencial

      Além da Bandeira Nacional do Brasil que todos conhecemos muito bem, existem duas outras bandeiras brasileiras oficiais: a bandeira presidencial e a bandeira vice-presidencial.

       Bandeira Presidencial                       


      Curiosidades: 

      - As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

      - A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

      - A maior bandeira do Brasil hasteada fica na capital brasileira, na Praça dos Três Poderes. Ela tem 20 metros por 14,30 metros. O mastro em que ela fica hasteada possui 110 metros de altura. Quando ela fica velha, rasgada ou desbotada deve ser substituída por uma nova. A antiga é entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro (Dia da Bandeira).

      FONTE: site "SUA PESQUISA".



      Hino à Bandeira

      Informações gerais 


      A letra do Hino à Bandeira  foi escrito por Olavo Bilac e a música composta por Franciso Braga. Ele foi apresentando pela primeira vez em 9 de novembro de 1906.

      HINO À BANDEIRA

      Salve lindo pendão da esperança!
      Salve símbolo augusto da paz!
      Tua nobre presença à lembrança
      A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
      em nosso peito juvenil,
      Querido símbolo da terra,
      Da amada terra do Brasil! 

      Em teu seio formoso retratas
      Este céu de puríssimo azul,
      A verdura sem par destas matas,
      E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
      Em nosso peito juvenil,
      Querido símbolo da terra,
      Da amada terra do Brasil! 

      Contemplando o teu vulto sagrado,
      Compreendemos o nosso dever,
      E o Brasil por seus filhos amados,
      poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
      Em nosso peito juvenil,
      Querido símbolo da terra,
      Da amada terra do Brasil! 

      Sobre a imensa Nação Brasileira,
      Nos momentos de festa ou de dor,
      Paira sempre sagrada bandeira
      Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
      Em nosso peito juvenil,
      Querido símbolo da terra,
      Da amada terra do Brasil!Da amada terra do Brasil!

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário