HISTÓRIA

ATA DA INSTALAÇÃO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE
Aos vinte e nove dias do mês de março de 1902, décimo quarto da República, nesta cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, no salão do Atheneu Norte-Rio-Grandense em que funciona a Biblioteca Estadual, reunidos os doutores Alberto Maranhão, Olympio Manuel dos Santos Vital, Francisco de Salles Meira e Sá, Vicente Simões Pereira de Lemos, Francisco Carlos Pinheiro da Câmara, Francisco Pinto de Abreu, Luiz Manuel Fernandes Sobrinho, Manuel Dantas e Thomaz Landim, os coronéis Pedro Soares e Joaquim Manuel Teixeira de Moura e o cidadão Veríssimo de Toledo, tomando a palavra o desembargador Vicente Lemos, disse que o fim da presente reunião era a fundação,  nesta capital, de um Instituto Histórico e Geográfico, que tomando o encargo altamente patriótico de firmar com dados autênticos, colhidos em pacientes e constantes investigações, a verdade histórica da vida potiguar em qualquer sentido, promovesse todos os meios conducentes à realização desse desideratum.
E, recebida a ideia com manifestações de aplausos pelas pessoas presentes, ainda a justificou o desembargador Lemos com frase conceituosas e terminou pedido licença para aclamar a Diretoria Provisória, que foi unanimemente aceita, sendo a seguinte: Presidente: dr. Olympio Vital; Vice-Presidente: dr. Alberto Maranhão; 1º Secretário: dr. Pinto de Abreu; 2º Secretário: dr. Luiz Fernandes; Orador: des. Meira e Sá; Tesoureiro: Veríssimo de Toledo. Aclamada a Diretoria  Provisória, assumiu a presidência o dr. Olympio Vital, que declarou instalado o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, depois de agradecer a sua aclamação para dirigir provisoriamente os trabalhos respectivos e fazer sobre o seu objetivo sensatas e judiciosas considerações. em seguida, pedindo e obtendo a palavra o dr. Alberto Maranhão, disse estar autorizado a representar na presente reunião os excelentíssimos senadores Pedro Velho e Joaquim Ferreira Chaves e deputados federais Augusto Tavares de Lyra e Eloy de Souza, que, não podendo comparecer, aderiram, entretanto, à ideia e pediram sua inclusão no número de sócios fundadores. Declarações idênticas fizeram sucessivamente os drs. Manuel Dantas, com relação ao Excelentíssimo Senador José Bernardo, e Vicente de Lemos, com relação aos drs. João Baptista de Siqueira Cavalcante, José Theotonio Freire,  Manuel Moreira Dias, Antonio de Souza, Manuel Hemetério Raposo de Mello, e Sérgio Barreto, , Capitão João Avelino Pereira de Vasconcelos e cidadãos Henrique Castriciano de Souza e Pedro Avelino. Recebidas com agrado e assentimento todas estas declarações, nomeou, em seguida, o presidente, uma comissão composta dos drs. Vicente de Lemos e Antonio de Souza, Coronel Pedro Soares para confeccionar os estatutos e, nada mais havendo a tratar, levantou a sessão, convidando a mesma comissão a apresentar em prazo breve o seu trabalho. Do que, para constar, lavrei a presente ata, que vai assinada pela mesa e pelos sócios fundadores presentes. Eu Luiz Manuel Fernandes Sobrinho, 2º Secretário, a escrevi e assino.
Natal, 29.03.1902
Sócios Fundadores
  1. Desembargador Vicente Simões Pereira de Lemos
  2. Dr. Olympio Manoel dos Santos Vital
  3. Dr. Alberto Maranhão
  4. Desembargador Francisco de Salles Meira e Sá
  5. Dr. Francisco Pinto de Abreu
  6. Dr. Luiz Manoel Fernandes Sobrinho
  7. Dr. Francisco Carlos Pinheiro da Câmara
  8. Tenente-coronel Pedro Soares de Araújo
  9. Dr. Manoel Dantas
  10. Dr. Thomaz Landim
  11. Coronel Joaquim Manoel Teixeira de Moura
  12. Sr. Veríssimo de Toledo
  13. Senador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão
  14. Senador Joaquim Ferreira Chaves
  15. Deputado Augusto Tavares de Lyra
  16. Deputado Eloy Castriciano de Souza
  17. Senador José Bernardo de Medeiros
  18. Desembargador João Baptista de Siqueira Cavalcanti
  19. Desembargador José Theotonio Freire
  20. Desembargador Manoel Moreira Dias
  21. Dr. Antonio José de Mello e Souza
  22. Dr. Manuel Hemetério Raposo de Mello
  23. Dr. Sérgio Paes Barreto
  24. Capitão João Avelino Pereira de Vasconcelos
  25. Major Pedro Avelino
  26. Henrique Castriciano de Sousa
Observamos que dos sócios fundadores cinco se destacaram como governadores do Rio Grande do Norte: Alberto Maranhão, Pedro Velho, Ferreira Chaves, Tavares de Lyra e Antonio José de Mello e Souza.

Nenhum comentário: