28/03/2015

OS 113 ANOS DO IHGRN E AS HOMENAGENS AO DOUTOR ALMINO AFFONSO

 

O nosso Estado viveu neste final de semana dois momentos de beleza e grandeza republicana: as festividades dos 113 anos do IHGRN e a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Estado à nossa Casa da Memória da terra potiguar.
Na solenidade realizada em comemoração aos 113 anos do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE, dia 26 no  no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales registramos a solenidade presidida pelo Presidente Valério Mesquita e que contou com a presença de algumas autoridades públicas, a destacar a Prefeitura do Município de Natal, representada pelo nosso sócio Público José, do Cel Ângelo Dantas, Comandante da Polícia Militar, que nos trouxe a valorosa banda de Música da Gloriosa Corporação que dirige, do Doutor Iaperi Araújo, Presidente do Conselho de Cultura e algumas entidades culturais, sócios e pessoas amigas, além de toda a Diretoria da Instituição. Presenças especiais da Senhora Miriam Petrovich, viúva do nosso eminente Presidente falecido Enélio Petrovich e do Doutor Jurandyr Navarro da Costa, Presidente Honorário do Instituto, como também do emérito professor e honrado homem público potiguar, Doutor Aldo Tinôco..
Na ocasião, após as palavras do Presidente, tivemos a saudação feita pelo jornalista e sócio Vicente Serejo, que falou em nome do Instituto saudando o eminente homem público Doutor ALMINO MONTEIRO ÁLVARES AFFONSO a quem foi entregue o título de Sócio Honorário do IHGRN. Em seguida o Doutor Iaperi Araújo, em nome do Conselho de Cultura do Estado fez a entrega da comenda "Medalha do Mérito Alberto Maranhão", seguindo-se a fala do eminente homenageado, que encantou a todos que compareceram.
Antes do encerramento, a nossa assessora técnica Scilla Gabel apresentou slides sobre o trabalho até agora realizado na gestão Valério Mesquita.
  Para coroar a efeméride foi feito o lançamento do nº 90 da Revista do IHGRN, mercê da pronta colaboração do Diretor do Departamento de Imprensa do Estado, jornalista Paulo Araújo, contando com os trabalhos de revisão e organização dos nossos sócios Manoel Onofre de Souza Júnior e Thiago Gonzaga.
  A banda de música da gloriosa Polícia Militar do Estado abrilhantou nossa festa executando garbosamente o Hino Nacional Brasileiro e recepcionando os que compareceram com dobrados e marchas tradicionais.
Ao final foi oferecido um coquetel. Foi tudo realmente um sucesso. Vejam alguns flagrantes das festas.








Na solenidade da Assembleia Legislativa, presidida pelo eminente Deputado Ezequiel Ferreira, tivemos o magistral discurso do proponente das homenagens aos 113 anos do IHGRN e ao Doutor ALMINO MONTEIRO ÁLVARES AFFONSO, Deputado Ricardo Motta. Em agradecimento, em nome do Instituto falou o nosso sócio jornalista Ticiano Duarte, enfatizando fatos históricos da maior relevância. Por derradeiro, tivemos mais uma vez a oportunidade de ouvir a palavra marcante do homenageado ALMINO AFONSO, muito festejado pelos presentes, oportunidade em que agradeceu a concessão da comenda "Medalha do Mérito Legislativo" e uma bandeira entregue pelo Prefeito da cidade de Almino Affonso, que recebe o nome do seu avô. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário