segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

H O J E

UFRN promove o lançamento do livro “Viagem ao Brasil” e palestra com o professor Bruno Miranda


HOJE, a partir das 19h, no Auditório “B” do CCHLA, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e a UFRN irão promover o lançamento do livro “Viagem ao Brasil”.

No encontro, haverá uma palestra com um dos organizadores da obra o Pof. Dr. Bruno Romero Ferreira Miranda da UFRPE, sobre o diário do soldado do exército dinamarquês Peter Hansen, que serviu no Rio Grande do Norte entre 1646 e 1654.

Viagem ao Brasil, de Peter Hansen, foi escrito por um soldado dinamarquês que passou dez anos em Pernambuco e conseguiu sair vivo de confrontos como as batalhas de Tabocas (1645), Casa Forte (1645) e Guararapes (1648 – 1649).

Peter Hansen descreveu os estertores da presença neerlandesa em Pernambuco, Paraíba, e no Rio Grande do Norte desde sua chegada, no Recife, em 1644, até sua conturbada viagem de retorno aos Países Baixos, em 1645.

Grande documento histórico sobre o cotidiano do século XVII, a obra serve como estudo sobre o domínio neerlandês no Brasil e se apresenta de ampla relevância para quem se interessa por estudar a história social e as mentalidades no início da era moderna.

A obra foi organizada pelo professor da UFRPE Bruno Romero Ferreira Miranda em parceria com os pesquisadores Benjamin Nicolaas Teensma (emérito da Universiteit Leiden, Países Baixos) e Lucia Furquim Wenerck Xavier (mestra em História pela Erasmus Universiteit, Roterdã).

Nenhum comentário:

Postar um comentário