31/08/2015

LUTA PELA DESOBSTRUÇÃO
DO CANAL DO CURURU


Claudionor Barroso Barbalho
Sócio Efetivo

Há muito a população dos municípios de Arez e Papary reclamam pela abertura do canal do Cururu ou Camurupim, esgoto das águas das lagoas de Papary e Papeba.
Com a intenção de observar e verificar a utilidade e exeqüibilidade da obra reclamada, sua Excelência o Governador Dr. Pedro Velho visitou no  sábado 13 de novembro de 1893,  a vila de Papary  acompanhado do Desembargador Ferreira de Melo, do Engenheiro Junqueira Aires, do Tenente Cícero Monteiro, Theodózio Paiva e do ajudante de ordens Joaquim Lustosa.
Na Estação  o Dr. Pedro Velho foi recebido por um numeroso grupo de distintos cidadãos que o acompanharam até a residência do Chefe Republicano José Araújo, onde ficou hospedado juntamente com sua comitiva.  Tratados com a mais cavalheirosa gentileza, os visitantes foram constantemente cercados pelo povo e por pessoas vindas dos municípios vizinhos.
No dia seguinte a comitiva governamental deslocou-se até a Barra.  Eram cerca de 40 cavaleiros:  José de Araújo e José de Góis, do município de Papary, Joaquim Felismino de Albuquerque Maranhão, Joaquim de Oliveira, João Joaquim de Sales, Pedro Marques de Meneses e João Pegado Cortez, todos estes de Arez, além de muitos outros.
O percurso foi feito rapidamente até a povoação de Campo de Santana, onde a comitiva se demorou por alguns minutos, antes de prosseguir a viagem até o mar, que distava cerca de quatro quilômetros.  Esse último trecho da viagem, foram feitos, uns de canoa e outros a cavalo, chegando por volta de 11 horas da manhã ao Camurupim.
Verificou-se in loco, que a barra estava quase obstruída, e o canal, que há poucos anos era largo e profundo, achava-se agora reduzido a um pequeno fio d’água.
Segundo o Dr. Junqueira Aires se, o serviço projetado for concluído, certamente irá corrigir ou atenuar a situação de perigo em que vive o município de Papary, caso contrário se a obstrução da atual barra persistir e as dunas continuarem a avançar impedindo o escoamento das águas para o mar, não tardará que todo o município de Papary seja invadido pelo crescimento do volume d’água da lagoa, que não encontrando esgoto, avançará em direção da Vila.
Da Barra do Camurupim voltaram os visitantes á Campo de Santana, onde foram cavalheirosamente hospedados pelo cidadão Acioli, abastado proprietário do lugar, e que não poupou esforços para obsequiar o ilustre governador e sua caravana.  Pelas quatro horas da tarde regressaram todos a Papary, para a residência do senhor José Araújo.
Durante o jantar, uma excelente orquestra composta de exímios e conhecidos instrumentalistas de Papary e Arez, foram cumprimentar o Exmo. Governador, fazendo-se ouvir um belo repertório magistralmente executado.  Os músicos de Arez foram levados por João Pegado Cortez, que era o chefe político de maior expressão na região naqueles tempos.
Na manhã seguinte regressaram os viajantes para a Estação de São José de Mipibu, onde tomaram o trem de volta para a capital.





Nenhum comentário:

Postar um comentário