01/08/2015

ALCIDES CID VARELA

Valério Mesquita*

Alcides Cid Varela, casado com D. Silvéria, ambos já falecidos, residiam perto da ponte sobre o rio Jundiaí, à Rua Nair de Andrade Mesquita, antiga rua do comércio.
Dos anos quarenta até o final de 1960, Alcides desempenhou o papel de “médico” da cidade de Macaíba. Tinha a iniludível vocação profissional, menos o diploma. Fui por ele consultado inúmeras vezes. Curou-me de sarampo, catapora, papeira e resfriados sem fim. Segundo experientes pacientes, Alcides tinha faculdades mediúnicas para adivinhar diagnósticos, excetuando-se a aplicação de injeção. Uma Benzetacil ou Gripionase na seringa, pela munheca do “doutor”, levantava um catombo proeminente após uma dor aguda de gravidez. Alcides era magro, semicareca e trajava, usualmente, terno claro como se fosse uma bata médica de um hospital imaginário. Sua voz anasalada e os olhos miúdos emprestavam-lhe uma característica nascida do almanaque Capivarol das doenças corriqueiras.
Não era político, mas gostava de política. Trabalhou nos Correios e Telégrafos em Natal, por onde se aposentou. Foi amigo de Alfredo Mesquita desde a sua época de solteiro. O noivado de Alfredo e Nair  teve como palco a casa de Silvéria e a lua cheia do rio portadora de esperanças e sonhos.
Do casamento de Alcides e Silvéria apenas conheci o filho Edílson Cid Varela, macaibense ilustre jornalista e diretor do Correio Brasiliense da cadeia dos Diários Associados, também falecido. Visitei-o várias vezes quando ia à capital federal. Alcides ficou viúvo e foi morar em Natal na década de sessenta. Foi seu amigo também em Macaíba o comerciante José de Baltazar Marinho, com quem tomava porres homéricos. Alcides era o único macaibense que ousava ser passageiro do jeep guerreiro de Baltazar nas visitas etílicas pelos bares da cidade. O sábado era o dia preferido para ablução na água benta das garrafas do bar de Zé Distinto, ou da mercearia de Zé de Lima. Conhecedor da medicina, o velho Alcides anestesiava-se com o próprio álcool. Foi um tempo e uma fase áurea da boemia local. A estrada estadual asfaltada que liga Macaíba a São Gonçalo tem o seu nome desde o governo Lavoisier Maia. Nunca o DER colocou uma placa. Já pedi e nunca fui atendido.

(*) Escritor.


Um comentário:

  1. Boa noite Valerio Mesquita, aqui e o neto do Alcides Cid Varela e gostaria muito do teu apoio para tentar colocarmos a placa na rodovia que tem o nome do meu avo e se possível de mais dados para eu repassar aqui no congresso aos senadores do Rio grande do Norte desde já te agradeço e deixo o meu email varelasfabio@gmail.com

    ResponderExcluir