Rotatórias: parem os quatro!
Hoje
pela manhã, no bom-dia RN, foi entrevistado um pessoal do trânsito para prestar
esclarecimentos a respeito das “Rotatórias”, ou “Rótulas”. A única coisa que se
falou foi que “quem já está no círculo, dentro da rotatória, tem prioridade”.
Mas não é tão simples e os motoristas em Natal não entendem bulhufas das tais
rótulas.
“PAREM
OS QUATRO” (o STOP FOUR, como querem os inglesistas): Quando há o encontro de
duas vias de mão dupla, como no caso da Bernardo Vieira com a Xavier da
Silveira, faz-se um círculo na interseção e, em cada uma das quatro mãos, há um
sinal de “dê a preferência” (aquele triângulo com as bordas vermelhas e o fundo
branco, com o vértice apontando para baixo – R2). A rigor, pela interpretação
literal da sinalização, os quatro veículos eram para ficar parados, cada qual
dando a preferência ao outro e o trânsito ficaria eternamente (!) obstruído.
Daí o termo STOP FOUR, que nas ruas de Americana, cidade do interior paulista,
pintaram assim mesmo, em inglês, em letras garrafais, o que gerou a maior
polêmica. O termo técnico é “interseção em círculo” (é uma placa amarela com
setas pretas indicando o giro no sentido anti-horário – A-12).
É
importante saber que existem regras – que pouca gente conhece – para que o
trânsito não fique paralisado, ou, o que é mais comum, avancem uns sobre os
outros, de forma desordenada, caótica, provocando acidentes. No caso de
rotatórias (Interseções em círculo, stop four), o veículo que estiver na
rotatória, terá preferência sobre aqueles que intentam adentrá-la; Nas vias que
apresentem o mesmo tipo de pavimentação e características geométricas, ou seja,
de igual categoria, a preferência de cruzamento será do veículo que vier pela
direita do condutor, tal preceito encontra-se exarado no CTB, Art. 29, Item
III, alínea C e ainda pela CTV (Convenção do Trânsito Viário) de Viena e que
popularmente é conhecido como a regra
da mão direita.
No
cruzamento em discussão, quem trafega pela Xavier da Silveira no sentido norte
(centro) se acha com irrefreável preferência e coitado de quem ousar seguir as
regras, mesmo a mais elementar – que é o direito do veículo que já se encontra
na rotatória – pois será literalmente abatido pelos ônibus com os seus
motoristas enfurecidos.
É
importante também que as rotatórias sejam grandes, até com um pouco de
agressividade arquitetônica, para que o indivíduo não pense que está na
“preferencial”.
A
saída é que as regras sejam divulgadas nesses locais, verbalmente e através de
impressos explicativos, durante um tempo suficiente para o aprendizado dos
brutamontes, ou seja, permanentemente.
Segue
um exemplo bastante elucidativo:
Analisando
o esquema de um cruzamento não sinalizado e aplicando a regra da mão
direita, percebe-se claramente que B tem a preferência sobre A,
por sua vez A tem a preferência sobre D, este sobre C, que
por sua vez tem preferência sobre B.
Senhor
redator-chefe, por achar de extrema importância, já que o número das rotativas
têm aumentado exponencialmente, é importante dar destaque à divulgação dessas
normas.
Grato,
Armando Negreiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário