21/09/2018

No dia da árvore, hoje, 21 de setembro, um passeio pela Mata Atlântica nesta série sobre algumas espécies do Parque das Dunas


Erva de Passarinho



Texto e ilustração Gustavo Sobral

Seu nome científico tem ritmo e rima: Struthanthus flexicaulis. Ganha outros nomes populares, mas não é xingamento não, embora seja de morte. Da classe parasita, ela se hospeda nas árvores, onde for cômodo, se aloja e exige da anfitriã tudo que pode, sugando-lhe a seiva bruta para sobreviver.

Se fortalece e cresce até não mais poder, forma na hospedeira uma cabeleira power inconfundível, viçosa, e vai se enroscando toda, deixando a dona da casa, sem brilho, desfolhada, seca. Por isso, é combatida pelo homem como uma praga.

Bem nutrida, serve no preparo de chás fortificantes que se usam para combater doenças. Quem quiser ver a caracterização botânica, leia esta aqui: planta subarbustiva, caule muito ramificado, flexuoso e cilíndrico, com três a quatro milímetros de diâmetro; a folha tem de cinco a dez e a florzinha cinco na cor branco-esverdeada, já o fruto, anota-se assim: de cinco a seis milímetros de diâmetro, onde ainda cabe uma semente envolvida por uma massa viscosa.

Erva de passarinho, porque são eles que espalham as sementes dela por ai. São eles os agentes de povoamento.

[Leia mais aqui sobre o Jatobá]

Nenhum comentário:

Postar um comentário