30/09/2018


Antonio Nobre, o velho, caiu doente, teve que tomar até extrato de mulungu.




Quando caiu doente o doutor Sobral Pinto receitou limonada e ácido sulfúrico para tomar aos goles, também doses de clisteres de macela e óleo de rícino, era o começo. No terceiro dia passou para o purgante. A febre tratada com raiz de fedegoso cozida com açúcar. Nada de melhorar. Aplicaram-lhe cataplasmas de jurubeba, o que não funcionou, um ano depois estava nas inevitáveis sanguessugas.

Doutor Sobral ainda prescreveu bicarbonato de ferro e gengibre e pílulas Vallet Bland. O doutor Jonathas Abbott da Bahia também consultado, acrescentou óleo de jiboia e extrato de mulungu. O sofrimento não teve fim, passou para homeopatia e uso de mercúrio. Nenhum resultado. Fez promessa e da bem feita para Nossa Senhora Virgem do Amparo, prometendo missa e sacrifício.

Para Nossa Senhora dos Prazeres, missa e um quadro na igreja com dizeres anunciando a graça alcançada. Melhorou. E estava na promessa soltar os foguetes que saltaram no adro da igreja. Acontece que de tanto estar doente disso ficou doente, doente de ser doente, padeceu de fraqueza, desanimo, e foi para Paris continuar o tratamento.

Para ler esse e outros escritos acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário