14/02/2015

RELIQUIAS HISTÓRICAS DO ESTADO


39ª EXCURSÃO: FOMOS CONHECER A CASA DE PEDRA DE PIUM EM NÍSIA FLORESTA,RIO GRANDE DO NORTE.
Desde 2001 que eu viajava a região de Pium para acampar mas especificamente na comunidade de Alcaçuz e havia ouvido falar muito de uma casa de pedra naquela região, mas nunca tinha investido tempo em busca dessa construção antiga tão comentada. Até que no dia 25 de setembro de 2011 resolvi sair com o colega Júlio em busca dessa casa de pedra. De ônibus(linha 6) seguimos até a entrada da pista de barro(depois da ponte próximo a casa do chico) que dar acesso a penitenciária de Alcaçuz,a lagoa e a comunidade de mesmo nome. Iniciamos nossa caminhada após nos informarmos com um morador local de que caminhássemos na estrada de barro até passarmos por três subidas em seguida deveríamos deixar a pista principal e entrar numa estrada a esquerda, o que fizemos até chegarmos a um riacho de onde podemos ver as ruínas da casa de pedra no alto da colina.
Riacho próximo a casa forte de Pium, Nísia Floresta, RN.
Ruínas da casa forte construída pelos portugueses no século XVII, Nísia Floresta, Rio Grande do Norte.
 Após uma parada para descansar e ouvir os sons da natureza, vimos o senhor Antônio dono da propriedade onde estar a casa e pedimos autorização para entrarmos e fotografarmos a mesma, ele prontamente nos concedeu permissão.
Integrantes do GOP em visita as ruínas da "casa de pedra"de Pium, Nísia Floresta,RN.
Ruínas da "casa de pedra" em Pium construída pelos portugueses.
Ruínas da casa forte em Pium , Nísia Floresta, RN.
 A casa de pedra de pium ou casa forte como é denominada tecnicamente pelos historiadores é uma construção portuguesa, de alvenaria de pedra e cal, com um partido de planta retangular com 23m de comprimento e 11,69m de largura. apesar de encontrar-se em estado de ruínas, as paredes de alguns compartimentos apresentam uma altura de 3m e tem uma espessura de 70 cm.
parede com espessura de 70 cm da casa forte construída pelos portugueses no século XVII.
Ruínas da casa forte em Pium com paredes  de 3m de altura.
janela e seteira a esquerda da mesma nas ruínas da casa forte de Pium.
Acredita-se que teria sido construída com as pedras dos rios e cal feito de conchas  de moluscos, além do óleo de baleia para dar adesão à argamassa.  apresenta algumas peculiaridades,como a presença de seteiras, que são aquelas aberturas em muralhas por onde se atiram setas contra os sitiantes. essas se afunilam da face externa da parede até o interior, recurso bastante utilizado nas edificações antigas, principalmente na arquitetura militar.
Vista parcial lateral da casa forte de Pium,construção portuguesa
Segundo o historiador Roberto Airon Silva "as casas fortes surgiram no início do século XVII ou mesmo após a expulsão dos holandeses, e foram prioritárias principalmente em função das novas estratégias de ocupação e colonização do espaço colonial pós-restauração portuguesa exigindo a adequação de espaços de uso civil,mas com características de defesa militar, e também a sua importância no contexto dos combates contra o gentil bravo, a guerra dos bárbaros."
Após muitas fotografias,comentários e observações a respeito daquele patrimônio histórico nos despedimos do senhor Antônio e seguimos em direção a lagoa de alcaçuz. ao chegarmos as margens da lagoa na região conhecida como "ponta dos colonos ou área dos antigos colonos" percebemos que as terras foram quase todas vendidas e cercadas pelos novos donos, ficando o acesso a lagoa bem restrito. passamos pelo que parece ser o último local de acesso direto a lagoa e seguimos rumo a bom local para banho ao som da natureza.
Integrante do GOP banhando-se na lagoa de Alcaçus, Nísia Floresta,RN.
Vista do alto das dunas da Lagoa de Alcaçus, Nísia Floresta,RN.
 Depois de renovarmos nossa energias nas águas de alcaçus, lanchamos e continuamos nosso trekking em direção as dunas e lagoas temporárias de búzios. debaixo de um sol escaldante e contra fortes ventanias, podemos apreciar a fauna e a flora do ecossistema litorâneo, assim como as belíssimas lagoas temporárias da região.
Anum preto Crotophaga ani  Linnaeus, 1758.
Maçarico de coleira Charadrius collaris  Vieillot, 1818.
lagoa temporária em Búzios, Nísia Floresta, RN.

Após mais de uma hora caminhando deixamos as grandes dunas para trás e chegamos a praia de búzios que estava com maré alta, o que nos impediu de caminharmos beira mar, voltamos andando   pela rodovia até o rio pirangi onde "pegamos" transporte de volta para nossas casas. Até a próxima!!!!!!!!

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE: http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


4 comentários:

  1. A CASA DE PEDRA DE PIUM , FOI CONSTRUÍDA PELOS FRANCESES NO AUGE DO TRÁFICO DO PAU BRASIL

    ResponderExcluir
  2. A CASA DE PEDRA DE PIUM SERVIA COMO LOCAL PARA ARMAZENAR O PAU BRASIL RETIRADO DO TERRITÓRIO DE PIUM PELOS INDÍGENAS QUE HABITAVAM A ALDEIA DE ALCAÇUZ NESSA ÉPOCA, E QUANDO O RIO PIUM ESTAVA CHEIO, DESAGUANDO EM PIRANGI DO SUL , OS ÍNDIOS ENCHIAM AS CANOAS DE PAU BRASIL E LEVAVAM PARA PIRAMBÚZIOS, LOCAL ONDES OS NAVIOS FRANCESES FICAVAM APORTADOS.

    ResponderExcluir
  3. Bacana. Se possivel, poderia indicar alguma fonte bibliográfica para consulta? Grato.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Como vocês chegaram até na casa de pedra? Desceram em que parada de ônibus? Quanto tempo em média gasta caminhando do ponto da parada até o acesso a casa de pedra?

    Aguardo retorno!

    ResponderExcluir