07/01/2016

Nas publicações do facebook, podemos recolher, também, pequenas mostras de natureza cultural. Algumas delas vêm sendo produzidas por PEDRO Pkd, no grupo TURISTAS DO MUNDO INTEIRO, que aqui reproduzimos:

 
  
Pedro Pkd

 
FORTE DOS REIS MAGOS

Foi o primeiro marco para a conquista do Rio Grande do Norte. Está localizado nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com a foz do rio Potengi.

Em 1638 o príncipe Maurício de Nassau hospedou-se no forte, juntamente com Franz Post, que foi quem primeiro pintou a Fortaleza. Heróis como Felipe Camarão e o líder do movimento republicano de 1817, André de Albuquerque Maranhão, também estiveram lá.



 
TEATRO ALBERTO MARANHÃO

Encravado no coração do bairro mais antigo de Natal, a Ribeira, o Teatro Alberto Maranhão data de meados de 1898. Resguardando linhas e elementos da arquitetura francesa do final do século XIX, além de cerâmica belga como revestimento do piso de entrada e da platéia o TAM é monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte, tornando-se assim num grande atrativo cultural não só por sua efervescente programação, mas também pela história viva que representa e traz consigo


  
 

 

FAROL DE MÃE LUIZA

Construído em 1951 e localizado de frente para a Via Costeira no alto do bairro de Mãe Luíza, o Farol que leva o nome da parteira que deu origem também ao bairro, possui 37 metros e lanterna com alcance de 44 quilometros.

De seu alto pode-se ter uma visão panorâmica desde a Praia de Genipabu até Ponta Negra, sendo uma boa opção para quem busca belas imagens de Natal.


   
 
PALÁCIO DA CULTURA

Prédio de estilo neoclássico, construido em 1865, abriga hoje a Pinacoteca do estado. Outrora foi palco para Assembléia Provincial e Palácio do Governo, sendo atualmente patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN).



 
RUA CHILE

Situada na Ribeira, bairro mais antigo de Natal, a Rua Chile já foi a rua mais importante do bairro no início do século XIX, sendo seus então novos prédios de pedra e cal construidos em maioria para abrigar armazéns, no intuito de guardar algodão, açúcar e outros produtos, junto ao porto e central ferroviária natalenses. Além de antiga rua da alfândega e do comércio, foi abrigo para o Palácio do Governo, de 1869 a 1902(onde hospedou-se o Conde D'Eu, consorte da Princesa Isabel), a antiga casa de Câmara Cascudo e do Poeta Ferreira Itajubá.

Atualmente, após revitalização, conta com prédios restaurados, casas noturnas, bares, pizzaria e muita música ao vivo movimentada pela cena rocker da cidade, bem como admiradores dos estilos eletrônicos e artistas locais. Abriga também comércios no expediente diurno, clubes de remo, a casa de ensaios do Teatro Alberto Maranhão e o ateliêr do renomado fotógrafo potiguar Giovanni Sérgio. Uma imersão na diversão e cultura de Natal



 
Estado situado na costa nordeste do Brasil com 410km de litoral de águas mornas e clima tropical o ano inteiro. Temos aeroporto internacional com vôos charters vindos de Lisboa, Milão, Londres, Amsterdã. Excelente rede hoteleira e um povo hospitaleiro a sua espera. Venha nos visitar e se encantar


   
 
Natal - Curiosidades
da Folha Online

•A alta taxa de salinidade e a densidade da água proporcionam um delicioso banho de mar a qualquer hora do dia.

•O Carnatal, o carnaval fora de época de Natal, acontece neste ano entre os dias 6 e 9 de dezembro. Blocos e trios-elétricos, animam os participantes. É uma das micaretas mais famosas do país.

•Golfinhos podem aparecer na praia de Pipa, em Timbau do Sul, considerada uma das mais exuberantes do Brasil por suas falésias, barreiras e vegetação atlântica.

•Durante o domínio holandês no Rio Grande do Norte, Natal passou a se chamar Nova Amsterdã e o Forte dos Reis Magos foi rebatizado de Castelo Keulen.

•O Farol de Mãe Luiza, inaugurado em 1951, em Natal, recebeu esse nome em homenagem a uma conhecida parteira, que sempre carregava um lampião, orientando os barqueiros à noite. O farol, no bairro de mesmo nome, tem 37 metros e 150 degraus.

•Durante a Segunda Guerra Mundial, a maior base aérea norte-americana fora dos Estados Unidos foi instalada em Parnamirim, na área metropolitana de Natal. Por isso, o local também é conhecido como "Trampolim da Vitória".

•Está instalada em Natal uma indústria de doces que exporta balas e pirulitos para diversos países.

Dicas

•Roupas leves e protetor solar não devem ser esquecidos por quem visita Natal. Ingerir muito líquido é outra recomendação. Aproveite a abundância de água de coco

Nenhum comentário:

Postar um comentário