16/10/2017

NO JARDIM DA COLUNA CAPITOLINA – Berilo de Castro


Noite de primavera nublada, 28 de setembro; noite que foi iniciada com uma leve caída de um chuvisco. Talvez, quem sabe, para anunciar o que seria daquele momento de reencontros e de confraternizações.
No Largo Vicente Lemos – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), ambiente florido, de beleza singela e aconchegante. Local escolhido para o lançamento do livro – “A Poesia na Canção”— um resgate memorável da música-poesia, deste  articulista.
Reunião festiva e poética. Aos poucos, foram chegando os amigos, os colegas, os leitores e os familiares, criando um ambiente revestido  de alegria e de convivência fraterna. Um encontro para rever grandes e velhos amigos, para abraçá-los e referenciá-los.
A noite foi abrilhantada com música, como não poderia deixar de ser, como uma forma de homenagem toda especial ao livro, que versa sobre belas poesias musicais de uma  terra iluminada e abençoada por grandes poetas, compositores e extraordinários músicos.
A participação musical foi brilhantemente representada pelo maestro Paulo Pedro, tendo como o seu astro maior o instrumentista, um dos maiores flautistas do país: Carlos Zen. O roteiro do repertório foi todo fixado nas belas canções que compõem o texto do livro: Praieira ( Serenata do pescador), Ontem ao luar, Luar do sertão, Gente humilde, Ranchinho de paia, Mulata Rosinha, Modinha, Romaria, Natal querida e muitas outras pérolas musicais.
O encontro foi vibrantemente  contemplado com a presença da homenageada especial — a musa maior do cancioneiro potiguar — , Glorinha Oliveira, com seus 92 anos, que em oportuno momento soltou a sua inigualável e inesquecível voz, criando e lacrimejando  instantes de emoções e mais emoções a todos os presentes. Uma apoteose, um momento ímpar que muito abrilhantou e enalteceu a bela e emocionante noite festiva.
Bela noite de primavera no jardim da Colina Capitolina.
Berilo de Castro – Médico, escritor, membro do IHGRN – berilodecastro@hotmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário