16/12/2015

REVISTAS LITERÁRIAS



O Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, escritor VALÉRIO MESQUITA lançou no último dia 11 o vol. 91 da REVISTA DO IHGRN, tendo por editor responsável o escritor NELSON PATRIOTA, sob o patrocínio do Governo do Estado (Fundação José Augusto-Lei Câmara Cascudo) e da COSERN - Rupo Neoenergia.



O Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Acadêmico DIOGENES DA CUNHA LIMA, na reunião plenária realizada ontem, teve a oportunidade de fazer o lançamento do nº 45 da REVISTA DA ANRL, trabalho dedicado e competente do acadêmico MANOEL ONOFRE JÚNIOR e do escritor THIAGO GONZAGA, que vem circulando com absoluta regularidade.

Parabéns aos ilustres editores e colaboradores.

TÚNEL DO TEMPO

Valério Mesquita*

Manhã depressiva aquela em que revi o mar de Cotovelo. Fazia tempo que as águas verdes de verões antigos não me agitavam. Revivi o olhar vespertino da enseada e busquei os meus sonhos desfeitos nas ondas que quebravam ali, bem perto de mim, e compreendi que já não podia mais tocá-las. A praia havia se modificado. Novas casas surgiram. Apenas o musgo e o lodo dos muros das antigas casas denunciavam que foi passado e que espalhara ao redor pedaços de profundidade vital. Cotovelo alimenta os meus presságios e me remete ao fundo do oceano, como se fosse o peixe prisioneiro de antigas redes. Levo comigo essas sensações estranhas quando retorno aos lugares que vivi. Sou comprometido com o emocional.
Ano passado, ao divisar ao longe a fazenda Uberaba, em Macaíba, e que pertenceu ao meu pai, não pude reprimir a emoção. Ali passei a minha infância e realmente era feliz e não sabia. A casa branca, alpendrada no alto, me devolvia a visão mágica e mítica dos albores de minha vida e dos primeiros alumbra-mentos. As lágrimas fáceis de um coração mole deslizaram livres, como se convidassem antigos passarinhos a bebê-las.
A vida tem sido assim comigo. Sou um proustiano? Um saudosista em busca do tempo perdido? Talvez sim, talvez sim. Gosto de apostar nos tempos idos e voltar aos lugares a que já fui.
No colégio Marista, onde estudei por oito anos, retornei às melhores lembranças. A capela, as salas de aula, o pátio do recreio, os campos de futebol e aquela atmosfera impregnada da presença dos antigos irmãos maristas: Nelson, Osvaldo, Mário, Leão, Miguel, Alípio, Adonias, Sebastião, Régis, Celso Trombeta, Estavão, Ilídio, Hipólito, Aniceto, Dalton, Paulo Berckmans, Pedro Caveira, entre outros. Vi-os em cada classe, ora comandando o recital do terço da Virgem Maria, ora ministrando aulas com tanta proficiência que até hoje quem aprendeu não esquece e muito deve aos discípulos do padre Champagnat. Mal sabia que, de saudade, choraria amanhã.
Assim também me fascinam certos recantos de minha terra Macaíba. O antigo cais do porto, hoje depredado e abandonado; o Solar do Ferreiro Torto e os mistérios circundantes; o sobradão onde nasci à rua João Pessoa, hoje Rua Nair Mesquita, que pertenceu ao meu avô paterno e ainda incólume; o parque Governador José Varela, hoje todo desfigurado; o rio Jundiaí dorminhoco e refratário, contaminado de manguezais antipáticos no seu leito urbano e, por fim, as ruas estreitas de minha infância que relembram a cidade velha do tempo dos pioneiros.
Enfim, sou cativo, prisioneiro do sentimento do medo de perder todas essas emoções um dia, quando o progresso e a insensatez destruírem tudo em que vivi.


(*) Escritor.
   
Marcelo Alves


Obediência cega (II)


Como dito na semana passada, de meados do século XIX até o ano de 1966, a House of Lords (que, antes da entrada em funcionamento da Supreme Court of the United Kingdom, em 2009, era, além de uma das casas do Legislativo, a mais alta corte de justiça do Reino Unido), formalmente renunciando ao poder de superar suas próprias decisões anteriores, seguia o princípio de que um precedente não pode, em hipótese alguma, deixar de ser aplicado. Só em 1966, a House of Lords anunciou, em “Practice Statement”, que seus juízes (e, por conseguinte, a corte como um todo) poderiam afastar-se das suas anteriores decisões quando assim achassem correto. 

Entretanto, como também já dito, a simples existência do “Practice Statement”, outorgando à House of Lords a faculdade de afastar-se de seus precedentes, não implicou o uso corriqueiro dela. O que se viu, após quase cinco décadas de experiência, foi a House of Lords (e a sua sucessora, a Supreme Court of the United Kingdom) usando dessa potestade com moderação. Quando o fez, realizando o chamado “overruling” (ou seja, revogando um precedente seu), é porque existiam fortíssimas razões para tanto, que iam além da mera “incorreção” do precedente revogado, todas elas consideradas judiciosamente. 

A decisão do caso Miliangos v. George Frank (Textiles) Ltd. [1975] 3 WLR 758, [1976] AC 443 ilustra, de modo singelo, o que é aqui dito. Nela, Lord Simon, ao ter a Corte decidido afastar-se do antigo precedente, afirmou (em tradução livre): “As cortes que estão vinculadas à regra do 'stare decisis' não estão livres para desconsiderar um precedente de outro modo vinculante, alegando [simplesmente] que a razão que levou à formulação da regra contida em tal precedente parece à Corte ter perdido sua força”. 

Um exemplo ainda melhor, porque nele detalhadamente expostos os vários motivos que levaram a revogação do precedente, é R v. Shivpuri [1986] 2 WLR 988, [1987] AC 417, no qual aduziu Lord Brige of Harwich (mais uma vez em tradução livre): “Sou (...) levado à conclusão de que não há base para que Anderton v. Ryan possa ser distinguido. Eu deixei clara minha própria convicção, a qual é uma parte da decisão (e rogando a indulgência dos meus nobres e cultos amigos que com ela concordaram). Eu sou mais inclinado a afirmar que a decisão foi errada. O que, então, é para ser feito? Se o caso não é distinguível, a aplicação da doutrina do precedente, no seu senso estrito, requereria que o presente recurso fosse provido. É admissível afastar-se do precedente sob o 'Practice Statement' de 1966 ([1966] 3 ALL ER 77, [1966] 1 WLR 1234) apesar da necessidade especial de certeza no direito criminal? As considerações seguintes levam-me a responder a essa pergunta afirmativamente. Primeiramente, eu não estou amedrontado pela afirmação de que a decisão em Anderton v. Ryan era muito recente. O 'Practice Statement' de 1966 é um abandono efetivo de nossa pretensão à infalibilidade. Se um erro sério constante de uma decisão desta Casa distorceu o direito, quanto mais breve possível ele seja corrigido melhor. Em segundo lugar, eu não posso ver, na hipótese do caso, como alguém poderia atuar com confiança no direito conforme exposto em Anderton v. Ryan, na crença de que ele estava agindo inocentemente, e agora achar que, depois de tudo, se deve considerar que ele cometeu um delito criminal. Em terceiro lugar, manter a House of Lords obrigada a seguir Anderton v. Ryan porque não pode ser distinguida e prover o recurso neste caso, a meu ver, seria equivalente a uma declaração de que o 1981 Act deixou a disciplina legal sobre os crimes tentados sem modificação, seguindo a decisão em Houghton v. Smith [1973] 3 ALL ER 1109, [1975] AC 476. Finalmente, se, contrariamente à minha opinião aqui, existir uma base na qual seria conveniente distinguir casos similares àquele considerado em Anderton v. Ryan, minha opinião sobre essa questão não excluiria a opção de fazer tal distinção em algum caso futuro. Eu não posso finalizar esta 'opinion' sem expor que eu tive a vantagem, desde o término da argumentação neste recurso, de ler um artigo do Professor Glanville Williams denominado The Lords and Impossible Attempts ou Quis Custodet Ipsos Custodies? [1986] CLJ 33. A linguagem com a qual ele critica a decisão em Anderton v. Ryan não é célebre por sua prudência, mas seria insensato, neste caso, não reconhecer a força da crítica e rude não reconhecer o auxílio que eu busquei a partir dela”. 

É verdade que ainda há divergência entre os estudiosos da jurisprudência da House of Lords sobre se a Casa, em alguns dos seus julgamentos mais conhecidos, apontados como de “overruling”, teria verdadeiramente afastado-se de um precedente seu. De toda sorte, as estatísticas não deixam dúvida sobre comportamento “conservador” da House of Lords no que toca à faculdade dada pelo “Practice Statement” de 1966. Victoria Sesma (em “El precedente em el common law”, editora Civitas, 1995), por exemplo, relaciona, até o ano de 1991, os seguintes casos, em que a Corte utilizou, de forma clara, do “overruling”: The Johanna Oldendorff [1974] AC 479; Miliangos v. George Frank (textiles) Ltd [1976] AC 443; Dick v. Burgh of Falkirk [1976] STL 21; Vestey v. Commissioners of Inland Revenue [1980] AC 1148; R v. Secretary of State for the Home Departament, ex parte Khawaja [1984] AC 74; R v. Shivpuri [1986] 2 WLR 988, [1987] AC 417; e Murpph v. Brentwood District Council [1990] ALL ER 908. Michael Zander (em “The Law-Making Process”, editora Butterworths, 1999), por sua vez, informa que Alan Paterson, na obra “The Law Lords” (de 1982), “descobriu que, nos anos de 1980 a 1996, houve 29 casos em que a House of Lords foi convidada a rejeitar um de seus próprios precedentes (ou em que a questão foi levantada pelos próprios Law Lords sem incitação de advogado). O percentual de sucesso foi de 28% (8 dos 29), mas, em 10 outros casos, pelo menos um dos Law Lords desejou rejeitar o precedente anterior da House of Lords”. 

Mas, afinal, quais seriam os critérios para se revogar ou não um precedente? Existe no direito inglês uma regra ou mesmo uma orientação para tanto? 

Isso veremos no artigo da semana que vem, o terceiro e último desta série. 

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito pelo King’s College London – KCL
Mestre em Direito pela PUC/SP

JARBAS - O NOVO TITULAR DA CADEIRA 20 DA ANRL




A ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS, em sessão de assembleia geral extraordinária no dia 15 de dezembro do ano corrente, elegeu o seu nome imortal para a cadeira nº 20, cuja Patrona é a poeta Auta de Souza e posteriores ocupantes os Acadêmicos Palmira Wanderley, Mário Moacir Porto, Dorian Jorge Freire e José Hermógenes de Andrade Filho, na pessoa do escritor JARBAS MARTINS.
A sessão foi presidida pelo Presidente da Academia DIOGENES DA CUNHA LIMA, na conformidade do Edital nº 13, de 04/12/2015, com a colaboração da Comissão Eleitoral composta dos Acadêmicos Carlos Roberto de Miranda Gomes, Jurandir Navarro da Costa e Manoel Onofre de Souza Júnior, sob a presidência do primeiro, e da Secretária Leide Câmara.
Eis os números: a) Colégio Eleitoral composto de 34 (trinta e quatro) imortais aptos a votar; b) cadeiras vagas 02 (duas); c) acadêmicos eleitos, mas não empossados 04 (quatro); d) não compareceram 06 (seis) acadêmicos; e) votantes presenciais 18 (dezoito); f) votantes por correspondência: 10(dez); g) quorum estatutário 18 votos. Após verificado o número de cédulas = 28 (vinte e oito), sufragadas de forma direta e secreta, constatou-se o seguinte resultado: Jarbas Martins obteve 25 (vinte e cinco) votos e Tomislav Rodrigues Femenick obteve 03 (três) votos. O Presidente da AGE comunicou que o candidato Tomislav R. Femenick, por telefone, retirou a sua candidatura em razão de doença grave de familiar, que o obrigou a ausentar-se do Estado, embora não tenha havido tempo suficiente para comunicar a todos os acadêmicos, razão pela qual o mesmo chegou a ter seu nome sufragado. Os demais candidatos não obtiveram nenhum sufrágio. Não houve nenhum voto nulo, nem ocorreu nenhuma impugnação, tampouco qualquer anormalidade durante os trabalhos da eleição e apuração, razão pela qual foi comunicado o resultado ao Presidente da ANRL e da AGE que, constatando a obtenção do quorum estatutário (maioria absoluta), no primeiro escrutínio, proclamou eleito para a cadeira nº 20 desta ANRL o candidato JARBAS MARTINS. 

PARABÉNS AO NOVO IMORTAL.

Após a eleição, os acadêmicos e acadêmicas se reuniram em uma confraternização natalina organizada pela dinâmica Secretária Leide Câmara, sem a presença do eleito, que se encontra fora do Estado.

15/12/2015

H O J E - ELEIÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO NA ANRL


HOMENAGEM A ODÚLIO


13/12/2015

CEARÁ-MIRIM IMORTAL







                          ZÉ LUIZ, O COMPOSITOR DO VALE
Berilo de Castro, médico e escritor

              Em um saudoso e boêmio encontro nas tardes-noites das quintas-feiras, na Confeitaria Ateneu, companhia do seleto violonista/romântico do Vale de Ceará- Mirim, Tita (João Batista da Silva), e outros amigos admiradores e conhecedores da boa música, o assunto maior e dominante girava  em torno dos velhos e bons tempos dos verdadeiros seresteiros. Como sempre acontece, vêm as curiosidades sobre a música brasileira, seus intérpretes, seus compositores, pedidos e mais pedidos para interpretações das velhas e bem lembradas músicas de seresta/romântica, sempre capitaneada pela seu maior representante, o produtor musical Zé Dias.                                     

            Como um bom apreciador, curioso e apaixonado  pela música de boa qualidade, começo a fazer algumas indagações sobre famosos e velhos seresteiros dos bons vividos tempos.

-      Tita, você conhece alguma coisa do famoso intérprete alagoano, conhecido como“A Patativa do Norte", o inesquecível Augusto Calheiros? Os seus olhos brilharam! A emoção tomou conta do seu semblante. Fiquei surpreendido e curioso com a reação do bom violonista. Alguma coisa tocara o seu coração e a sua memória com certeza foi estimulada e aquecida. 

O silêncio dominou o ambiente, e, de repente, surgiram os acordes do afinado violão, acompanhado da sua harmoniosa voz:

Vida de Caboclo: “A vida do caboclo na cidade/ É bem triste na verdade/ Nem é bom de relembrar/ O caboclo vê as coisas diferente/ Alvoroço, tanta gente/ Que se esquece até de andar..."; Grande Mágoa: “Quando a mocidade me deixar um dia/ Na solidão sofrendo a nostalgia/ Ao relembrar o tempo que passou...""; Célia: “ Andei tristonho e solitário/ Subindo o meu calvário/ Carregando a cruz pesada dessa vida"...

Entra então o depoimento de Tita sobre uma simples e desconhecida figura, responsável por algumas das mais belas composições interpretadas por Augusto Calheiros: Grande Mágoa, Vida de Caboclo e Célia, que acabávamos de ouvir na interpretação do bom violonista do Vale.                                                                                                                                      

  - Autor dessas músicas chama-se Zé Luiz (José Luiz da Silva: 1915-1982), nascido em Ponta do Mato, distrito de Ceará-Mirim/RN, meu grande amigo, meu conterrâneo e meu querido parceiro.                          

Permaneceu entre nós (Ceará-Mirim e Natal) até os dezoito anos; quando mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde serviu o Exército, cumprindo a sua obrigação com o serviço militar obrigatório.                       

Na cidade Maravilhosa e no Exército, conheceu a figura também nordestina de Luiz Gonzaga (ainda em início de carreira ), que lhe deu apoio para o início de sua nova e desejada carreira artística.                

Sua facilidade de tocar violão lhe abriu as portas para conhecer famosos músicos da época e iniciar  sua carreira de compositor.

Teve momentos de muitas dificuldades financeiras, tendo que trabalhar pesado, ganhando muito pouco para se manter no Rio de Janeiro, chegando a dormir em verdadeiros muquifos, onde compunha suas letras musicais e as vendiam a preço de "banana". Pior ainda, era usado por “aproveitadores", que, munidos de suas composições melódicas em nome próprio, nada lhe recompensavam financeiramente. Exceção feita com a música “Célia” (um dos maiores sucessos de Augusto Calheiros), da qual, segundo Tita, o próprio Zé Luiz confirmara a autoria, não constando, no entanto, em nenhum registro o seu nome como autor; porém foi o o divisor de água na sua vida, do ponto de vista financeiro e artístico.

Gravou em 1949 o samba “Cremilda”, interpretado pelo cantor Moreira da Silva, quando ganhou o Concurso Oficial de Sambas e Marchas de carnaval do Rio de Janeiro, disputando com compositores considerados verdadeiros monstros sagrados da música brasileira: Ary Barroso, Braguinha e Ataulfo Alves.

Em 1954, gravou a música “Trabalha Mané”: “É tão bom levantar cedinho/ Tomar um cafezinho com manteiga e pão/ Sair para o trabalho sem perder o trem/ Você sabe que a barriga não espera por ninguém”; interpretada por Claudete Soares, Os 3 do Nordeste e Os Cangaceiros, grupo musical  do qual  o próprio Zé Luiz fez parte.

Participou de várias produções cinematográficas dirigidas por Mazzaropi: “Fuzileiros do Amor”; “O Cangaceiro” de Lima Barreto, “Fazenda do Ingá” e “O Grande Pintor", essas  últimas com o famoso comediante Ankito.

Compôs com o seu conterrâneo, amigo e parceiro Tita, o Hino de Ceará-Mirim, oficializado pela Câmara Municipal em 19 de outubro de 1973, na gestão do Prefeito Ruy Pereira  Júnior.       

Em 1963, já estava de volta em Natal, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), no Rio de Janeiro, episódio que lhe rendeu uma sequela motora, com perda parcial dos movimentos do hemicorpo esquerdo, inclusive com distúrbios na voz.                                                        

Faleceu no dia 27 de dezembro de 1982; pobre, esquecido e muito pouco divulgado no meio musical local e nacional.                                            

Seu corpo encontra-se sepultado no Cemitério do Bom Pastor, onde repousa  como mais uma vítima do esquecimento do injusto e ingrato mundo comum.

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Colaboração de ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS


    


    


  

        


            

         


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11/12/2015

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA 2015 - H O J E




A DIRETORIA E OS FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE CONVIDAM OS SEUS ASSOCIADOS E AMIGOS PARA A CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DO IHGRN A OCORRER A PARTIR DAS 17 HORAS NO LARGO VICENTE DE LEMOS.
CONTAMOS COM O PRESTÍGIO DE TODOS.

08/12/2015


A cidade de Macaíba celebra neste dia 8 de dezembro a data da sua Padroeira, Nossa Senhora da Apresentação.
Cumprindo a tradição, a Paróquia tem programação em louvor à Reverenciada Santa:


05/12/2015

03/12/2015

NOTÍCIAS DA ANRL


A ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS VIVEU NESTE INÍCIO DE DEZEMBRO, MOMENTOS DE REGOZIJO COM A REALIZAÇÃO DE DUAS ASSEMBLEIAS GERAIS:

1. ELEIÇÃO DA DIRETORIA, DO CONSELHO FISCAL E DAS COMISSÕES PERMANENTES DA ANRL, PARA O BIÊNIO 2016-2018

 DIRETORIA: Presidente: Diogenes da Cunha Lima; Vice-Presidente: Paulo Macedo; 1º Secretária: Leide Câmara; 2º Secretário: Iaperi Araújo; Tesoureiro: Paulo de Tarso Correia de Melo; Diretor da Biblioteca: Jurandyr Navarro da Costa; Diretor da Revista: Manoel Onofre Júnior; CONSELHO FISCAL (COMISSÃO DE CONTAS): Ivan Maciel de Andrade; Cláudio Emerenciano; Padre João Medeiros Filho; COMISSÃO DE ÉTICA: Carlos Roberto de Miranda Gomes; Diva Cunha; Valério Mesquita; COMISSÃO DE SINDICÂNCIA: Armando Negreiros;  João Batista Pinheiro Cabral; Paulo Bezerra
O evento foi conduzido pela Comissão Eleitoral composta pelos Acadêmicos CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, Presidente, IAPERI ARAÚJO, Secretário e JURANDYR NAVARRO DA COSTA, Membro. VOTARAM 30 IMORTAIS.


2. ELEIÇÃO DE NOVO MEMBRO ACADÊMICO PARA A VAGA DA CADEIRA Nº 04 DA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS

Foi eleito, no primeiro escrutínio, o candidato CASSIANO ARRUDA CÂMARA, com 27 sufrágio, dentre 30 eleitores. Os demais concorrentes foram: Naide Maria Saraiva de Gouveia, Maria Jandir Candéas, Ruben Guedes Nunes e Washington Luís Andrade de Araújo. A reunião foi presidida pelo Acadêmico Diogenes da Cunha Lima com o auxílio de Comissão composta pelos Membros Carlos Roberto de Miranda Gomes, Iaperi Araújo e Leide Câmara, que secretariou a reunião.

NOSSOS PARABÉNS AOS ELEITOS.