08/02/2016


A GRANDE DESPEDIDA
Por Eduardo Gosson
 
A Cidade do Natal sabe da amizade entre o Escritor Jurandyr Navarro e o Desembargador José Gosson: ambos foram grandes desportistas. Jogavam volibol. José apesar de ter mais que um metro e sessenta,  era um grande levantador, sendo considerado o melhor do Nordeste. A cidade cresceu, a vida se tornou perigosa.
Ao   se aposentar em dezembro de 1999, após 44 anos de Serviço Público, o Desembargador  foi morar em Monte Belo próximo ao MAKRO. Acertar a casa do Des.  JOSÉ GOSSON sozinho era muito difícil; então JURADYR NAVARRO pediu-me para levá-lo. Ao chegarmos lá JURANDYR NAVARRO perguntou:
- JURANDYR NAVARRO: “ quem sou eu?”
- JOSÈ GOSSON: “JURANDYR NAVARRO”.
 De pronto o desembargador lembrou-se. Conversaram apenas amenidades até porque o Des. estava enfermo. Havia amputado uma perna em virtude da  diabete. Nos despedimos. Ao chegarmos no carro o Confrade JURANDYR NAVARRO chorou como uma criança. Acredito que ali afogou-se em lembranças de uma Natal lírica que não existe mais; até porque o Tempo não pára e diz o poeta FERNANDO PESSOA “que não se volta duas vezes ao mês lugar”.
Agora digo eu: “Viver é despedir-se”.  Eu não sabia que doía tanto!
 
(*) Poeta, preside a UNIÂO BRASILEIRA DE ESCRITORES-UBE/RN

07/02/2016

POR QUE CARNAVAL??????

             Qual a origem do carnaval?



Respostas

Melhor resposta:  O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza serão os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas. 


Atualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Podence, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos... Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique e muitas outras... 

Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Egito antigo. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão. 

Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra Carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Actualmente a mais aceita é a que liga a palavra "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma. 

Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como Inocêncio II. 

À seqüência do Renascimento o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual, que se preserva especialmente em regiões da França, Itália e Espanha. 

Em finais do século XVIII, o entrudo (como era inicialmente chamado) era praticado por todo o país consistindo em brincadeiras e folguedos, variando conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. As primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira foram através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial. A partir do ano de 1830, uma série de proibições vai se suceder na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira. 

Em finais do século XIXX, toda uma série e grupos carnavalescos ou caravalescas ocupam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamdos indiscriminadamente de cordões,ranchos e blocos. Em 1890 Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro quer desfilva pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval. Os foliões costumavam freqüentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos "baile de máscaras parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot,Arlequim e Colombina, originárias da italiana. Em 1890, e por algumas vezes antes, foi tentado uma modificação na data do Carnaval, deslocando-o para os meses do inverno, "para evitar os malefícios do verão escaldante". Contudo, nenhuma tentativa de mudar a data do Carnaval teve sucesso no Brasil. 

No Rio de Janeiro e em várias grandes e pequenas cidades, as Escola de samba fazem desfiles organizados que são, na verdade, um concurso para a eleição da melhor escola do ano segundo quesitos técnicos e esteticos. Surgiu daí a indústria do carnava gerando muitos empregos nos barracões das escolas de samba na confecção dos carros alegóricos e fora com a confecção das fantasias e adereços. 

O desfile mais tradicional acontece no Rio De Janeiro na Passarela do Samba, como é chamado o primeiro Sambódromo da Marquês de Sapucaí construído no Brasil. Outros desfiles importantes ocorrem em Porto Alegre e em Belém. Recentemente o desfile das escolas de samba de São Paulo adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo. 

Além dos desfiles das escolas de samba acontecem também os desfiles de blocos, organizados em uma avenida, numa versão menor do desfile das escolas de samba e os blocos de empolgação, que são simplesmente grupo de pessoas que saem desfilando pelas ruas das cidades para se divertir, sem competição. Também há os desfiles das bandas, que reúnem muitos carnavalescos acompanhando, e os ébailes de carnaval, bailes realizados em clubes, ou em áreas públicas abertas, com execução de músicas carnavalescas. 
Espero ter ajudado... 


  • Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..1 É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.2 A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque. 

    O Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade.3 Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior.

05/02/2016


Feed de Notícias

No início deste dia, ofereço a vocês duas amostras da fecunda obra do saudoso mestre Ariano Suassuna; poeta,romancista, ensaísta e dramaturgo, que nos deixou há um ano e meio.
AQUI MORAVA UM REI
Aqui morava um rei quando eu menino
Vestia ouro e castanho no gibão,
Pedra da Sorte sobre meu Destino,
Pulsava junto ao meu, seu coração.
Para mim, o seu cantar era Divino,
Quando ao som da viola e do bordão,
Cantava com voz rouca, o Desatino,
O Sangue, o riso e as mortes do Sertão.
Mas mataram meu pai. Desde esse dia
Eu me vi, como cego sem meu guia
Que se foi para o Sol, transfigurado.
Sua efígie me queima. Eu sou a presa.
Ele, a brasa que impele ao Fogo acesa
Espada de Ouro em pasto ensanguentado.
Expressão do João Melchíades, personagem de Ariano Suassuna no “Romance d’A Pedra do Reino”:
"O Mundo é um livro imenso, que Deus desdobra aos olhos do Poeta! Pela criação visível, fala o Divino invisível sua Linguagem simbólica. A Poesia, além de ser vocação, é a segunda das sete Artes e é tão sublime quanto suas irmãs gêmeas, a Música e a Pintura! Vem da Divindade a sua essência musical. Mas, meus Senhores, ninguém queira tomar como Poesia qualquer estrofe, pois há muitas Poesias sem estrofes e muitíssimas estrofes sem Poesia... Ser Poeta, não é somente escrever estrofes! Ser Poeta, é ser um “geníaco”, um “filho assinalado das Musas”, um homem capaz de se alçar à umbela de ouro do Sol, de onde Deus fala ao Poeta! Deus fala através das pedras, sim, das pedras que revestem de concreto o trajo particular da Idéia! Mas a Divindade só fala ao Poeta que sabe alçar seus pensamentos, primando pela grandeza, pela bondade, pela glória do Eterno, pelo respeito, pela moral e pelos bons costumes, na sociedade e na família! Existe o Poeta de loas e folhetos, e existe o Cantador de repente. Existe o Poeta de estro, cavalgação e reinaço, que é capaz de escrever os romances de amor e putaria. Existe o Poeta de sangue, que escreve romances cangaceiros e cavalarianos. Existe o Poeta de ciência, que escreve os romances de exemplo. Existe o Poeta de pacto e estrada, que escreve os romances de espertezas e quengadas. Existe o Poeta de memória, que escreve os romances jornaleiros e passadistas. E finalmente, existe o Poeta de planeta, que escreve os romances de visagens, profecias, e assombrações."

04/02/2016


03/02/2016

O IHGRN REINICIA SUAS ATIVIDADES

O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE REINICIA SUAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS, FUNCIONANDO NO ANEXO "MEMORIAL ORIANO DE ALMEIDA".

Neste início de 2016 estão chegando as estantes deslizantes adquiridas para reordenamento do seu acervo documental e, igualmente, estão sendo ultimados os termos do Convênio com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte para o início da recuperação e catalogação do seu acervo.
Também estão sendo ultimados os procedimentos para funcionamento do nosso estacionamento da Praça André de Albuquerque.
É pretensão do Presidente Valério Mesquita, antes do término do seu mandado (29 de março vindouro), que já seja possível utilizar o acervo para pesquisas.
A posse da nova Diretoria será mesmo no dia 29 de março próximo, em local que será previamente anunciado.
No entanto, é fundamental que os nossos associados quitem a primeira parcela da anuidade 2016, no valor de R$ 100,00, através da nossa Tesouraria ou de depósito em nossa conta corrente do Banco do Brasil S/A nº 34283-1, Agência 022-1.
ESTAMOS PRECISANDO DA SUA AJUDA!

02/02/2016


EM DIA COM A ACADEMIA  Nº 02   1/2/2016
Cuidando da Memória Acadêmica.

Aniversariante do mês de fevereiro:
Parabéns Dorian Gray - Cadeira 9  dia 16/02

Posse Marcelo Navarro – Cadeira 39 -  Dia 20/01/2016
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Mesa de Abertura

Presença de 20 Acadêmicos

Comissão de Recepção  : Acadêmicos Vicente Serejo, José Augusto Delgado
e o Cônego José Mário.



Comissão de Vestes Acadêmicas: Carlos Gomes, Elder Heronildes e Paulo de Tarso



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Orador: Acadêmico Jurandyr Navarro.

Presença Acadêmica


CADEIRA 2 –  ERNANI ROSADO
CADEIRA 5  -  MANOEL
CADEIRA 6  - JOÃO BATISTA CABRAL
CADEIRA 10  - PAULO MACEDO
CADEIRA 11-  PAULO DE TARSO
CADEIRA 14 -  ARMANDO NEGREIROS
 CADEIRA 18  - JOÃO MEDEIROS (PADRE)
CADEIRA 19 - MURILO MELO 
CADEIRA 21-  VALÉRIO MESQUITA
 CADEIRA 22 - JOSÉ MÁRIO  (CÔNEGO)
CADEIRA 23 -  IAPERI  ARAÚJO
 CADEIRA 24-  SÔNIA FAUSTINO
  CADEIRA26- DIOGENES DA CUNHA LIMA 
 CADEIRA  27 -  VICENTE SEREJO
CADEIRA 28 -JURANDYR NAVARRO

  CADEIRA 31- LEIDE CÂMARA
CADEIRA 33- CARLOS GOMES
CADEIRA 36 -  JOSÉ DELGADO 
 CADEIRA 37 - ELDER HERONILDES
  CADEIRA 39 -  MARCELO NAVARRO
        
Eleitos (falta tomar posse)

CADEIRA 13- EULÁLIA  BARROS 
CADEIRA 20-  JARBAS MARTINS

Fotos
JURAMENTO A GRANDE AMIGA CANTARELLIA FAMÍLIA  
AMIGOS E RECEPÇÃO

COM A CÚPULA DA ANRL 
COM AMIGOS
DISCURSO

A MESA EM SINAL DE RESPEITO CANTA O HINO NACIONAL



Outros Assuntos:

Lembrar aos Acadêmicos (as) Doação de Livros para Biblioteca da Escola Augusto Severo (Deixar na Academia).

Memória Acadêmica

Na Biblioteca da ANRL “ Padre Luiz Monte”, (Diretor Jurandyr Navarro)
Tem todos os seus livros publicados?

Revista da ANRL (Manoel Onofre Júnior, Diretor )

Mandar material para Revista, até o dia 15 de fevereiro.


 

Logomarca dos 80 anos da Academia Norte-Riograndense de Letras


Acadêmica Leide Câmara
Secretária




CNPJ: 08.343.279/0001-18
Rua: Mipibu, 443 – Petrópolis – Natal/RN  CEP 59020-250  -  Telefone: 84- 3221.1143
E-mail: academianrl@gmail.com