11/04/2019

Livro pioneiro celebra 117 anos do IHGRN

09/04/2019



Viver. Tribuna do Norte 20/03/2019

O pensador grego Heródoto, geógrafo e historiador, cunhou uma frase há cerca de 2,5 mil anos que faz todo o sentido até os dias de hoje: “É preciso pensar o passado, para compreender o presente e projetar o futuro”. Uma velha máxima que nunca deveria sair de moda, sempre se renova, e serve como combustível para entusiastas da memória como os integrantes do grupo de estudos BAM do Instituto Histórico e Geográfico do RN. Sigla para Biblioteca, Arquivo e Museu (do IHGRN), o grupo trabalhou por mais de um ano para materializar o livro “Institutos Históricos e Geográficos do Brasil”.

A obra traz um apanhado de informações sobre os 21 Institutos Históricos e Geográficos instalados em capitais brasileiras, e seu lançamento – marcado para o próximo dia 28 de março – celebra os 117 anos da mais antiga instituição cultural do Rio Grande do Norte. Parte da tiragem será vendida, e outra parte da edição remetida para todos os IHG do Brasil, às principais bibliotecas e universidades do País, e instituições culturais de outros países de língua portuguesa.

Organizado pelo trio Gustavo Leite Sobral, Pedro Simões Neto Segundo e André Felipe Pignataro, o livro compila informações sobre datas e circunstâncias da fundação, dados sobre os imóveis onde estão instalados, e a composição da primeira diretoria sócio-fundadora. O conteúdo é voltado para consulta de pesquisadores, estudantes, historiadores, entre outros interessados na trajetória desses ambientes que respiram história e transpiram memória. O título é ilustrado pela artista plástica Amanda Simões.

“A questão primordial não é ser mais ou menos 'aprofundado', é a relevância”, disse Gustavo Sobral, que coordenou o trabalho. A ideia de publicar surgiu quando Sobral, então diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu do IHGRN, não encontrou informações organizadas sobre outros Institutos estaduais. “A proposta foi reunir perfis, para que os Institutos pudessem se reconhecer e conhecer as atividades que cada um promove”.

“A questão primordial não é ser mais ou menos 'aprofundado', é a relevância”, disse Gustavo Sobral, que coordenou o trabalho. A ideia de publicar surgiu quando Sobral, então diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu do IHGRN, não encontrou informações organizadas sobre outros institutos estaduais. “A proposta foi reunir perfis, para que os Institutos pudessem se reconhecer e conhecer as atividades que cada um promove”.
  
Entre os pontos em comum verificados durante o levantamento para o livro está a “falta de atenção e conservação que os acervos merecem”. Além da publicação “Institutos Históricos e Geográficos do Brasil”, que contou com apoio da Fiern, está nos planos o lançamento de um fascículo anexo contendo pequenos ensaios sobre a trajetória dos fundadores do IHGRN, criado no dia 29 de março de 1902.

O presidente do Instituto potiguar, Ormuz Barbalho Simonetti, explicou que o lançamento do livro precisou ser antecipado em um dia devido programação prévia agendada no mesmo local onde as comemorações dos 117 do IHGRN irão acontecer. O livro estará à venda por R$ 30, e pode ser encontrado após o dia de lançamento na sede o Instituto na Rua da Conceição, 622, Cidade Alta.

Para ler esse e outros escritos acesse www.gustavosobral.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário