29/07/2018



O CUNHADO DE LILIU – Berilo de Castro

O CUNHADO DE LILIU –
Adail  Loiola Barata (Liliu) figura folclórica, muito conhecida  que marcou época em Natal das décadas de 1950 e 60. Homem de média estatura, de boa conversa, sempre alegre, óculos caídos no nariz,  verve privilegiada e um tanto relaxado com suas vestimentas.
Nunca levou a sério a responsabilidade com o trabalho   formal. Mesmo assim, sempre se deu muito bem com  a vida que levava, devido aos bons dotes e a sorte que possuía como um grande e inveterado apostador.
Apostava e ganhava em tudo que era jogo. Apostava e ganhava  até em jogo de biloca. Presença  contumaz nos Estádios de futebol, salões de sinuca, rinhas de gala de raça e de canários brigadores. Fino e esperto jogador de sinuca. Exímio gozador.
Gostava ( talvez tenha sido o  primeiro ) de a usar  a palavra “maracatu”, empregada  para aquelas  pessoas relegadas, que só   merecem  desprezo; sem importância, sem nenhuma expressão e  valor.
Guardo a sua lembrança na memória, nos jogos no Estádio Juvenal Lamartine, quando faturou muito dinheiro apostando  no time do Alecrim FC, nas conquistas dos títulos de 1963/64.
Nunca dividiu com ninguém os seus ganhos. Era sovina, um verdadeiro mão de vaca.
Essas figuras nem sempre conseguem levar para sempre os seus planos e viver perenemente como desejam. “Como tudo na vida acontece”, — já dizia o cancioneiro popular –, a vida sempre lhes apresentam surpresas, algumas não muito boas.
E assim aconteceu com o nosso grande e sortudo apostador. Entrou em sua vida, a figura de um cunhado. No começo, tudo as mil maravilhas: bem empregado, boa moradia, ganhando bem, sempre perguntando  se o cunhado estava precisando de alguma coisa, pois  estava pronto para ajudar.
Gabava-se Liliu, com um largo e infindável sorriso, que a sua irmã tinha acertado na milhar. Fora premiada com o cartão da sorte. Benza  Deus!
O tempo foi passando, e o golpe do cunhado foi se manifestando: deixou o emprego, se achando muito cansado. Dizia que sentia muita dor nas costas e que  o trabalho estava acabando a sua coluna, já se pronunciando, quem sabe, uma bela hérnia de disco lombar, dizia ele.
Abandonou o emprego. A casa começou a cair: o dinheiro desapareceu, o aluguel ficou atrasado ( e muito atrasado ). Perdeu a moradia. Saída  imediata.  Morar com quem? Lógico, com o cunhado querido. O que que não agradou em nada o avarento apostador. Mas, cunhado é cunhado!
O novo morador, hóspede familiar, tinha hábitos que fugia muito da rotina do cunhado. Passava o dia todo em casa de ventilador ligado; dormia  tarde vendo televisão e, ainda por cima,  não desligava o aparelho, o  qual passava a noite toda ligado. A conta de energia começou a subir. Acordava tarde, já na hora que o cunhado vinha chegando, suado e cansado na busca de provimentos para o lar.
O cunhado bocejando, ainda com cara se sono, não dava nem um bom dia e  perguntava:
— Seu Liliu, trouxe o jornal?  De cara fechada, respondia Liliu: Touxe! Qual? A República! Não gosto, só leio a Tribuna.
Na hora do almoço era o primeiro a sentar à mesa, sem camisa, e na cabeceira, lugar por respeito reservado somente para o dono da casa.  Muito exigente, comia muito e rápido. Era também o primeiro a pedir a sobremesa:
— Tem doce seu Liliu? Tem! Respondia Liliu. Qual? Bananada Potiguar! Não gosto, só como goiabada cascão Cica. Enquanto isso, ficava palitando e chupando os dentes. Liliu suava frio e os óculos já não se  sustentavam sobre o nariz.
Às 3 horas da tarde, depois da sesta profunda e demorada, sentava à mesa, já perguntando  pelo lanche:
—  Tem abacatada com uma torradinha  quentinha com queijo de Minas?
 Não,  só tem mariola. Não conheço, não me cheira bem, não faz parte do meu cardápio. Embrulha o meu estômago.
No jantar, era novamente o primeiro a chegar a mesa:  tem  uma sopinha de  legumes  com frango desfiado e uma torradinha com manteiga Itacolomy? Não, só pão com mortadela e manteiga de lata grande, misturada com banha de porco.
— Não como nada disso, me dá azia. Puxa! Meu cunhado tá ganhando pouco. Não era essa a impressão que eu tinha do meu meu querido paizão.
Moral da história: Liliu  enfezado e p. da vida, explodiu! Disse não! Mandou o mala, o folgado e o exigente cunhado, pentear macaco, procurar e juntar batata podre na feira, uma lavagem de roupa, passar o tempo se divertindo enxugando  barras de gelo com a língua e, ainda ir olhar se ele (Liliu)  estava na esquina.
E num grito de liberdade, com os  óculos espedaçados no chão, esbravejou: desapareça da minha vida e da minha casa, já!  Não volte mais nunca seu  MARACATU PALOMBETA!!!
Berilo de CastroEscritor
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário