19/03/2018

CASA DESENHADA NA FLORESTA


Casa na floresta

18/03/2018



Casa Thiago de Mello, projeto de Lúcio Costa


Barreirinha/AM. 331 km de Manaus. 1978. Thiago de Mello volta do exílio para a sua cidade, depositada num dos afluentes do rio Amazonas. Obra acompanhada por Severiano Porto, com trabalho de pedreiros locais. Uma residência para um poeta. Estrutura de madeira, construção de taipa e cobertura de palha, foi a proposta de Lúcio, o amigo arquiteto. Lúcio Costa, o projetista da cidade de Brasília, o amigo de Niemeyer, o defensor e estudioso do patrimônio histórico brasileiro.

A casa, Lúcio fez um cubo, e Thiago, o poeta, empreiteiro e mestre de obras e sua equipe de trabalhadores locais construíram em tijolo, telha e tela como janela. É que tem muito mosquito. Sobre pilotis de 2,25 metros que a cheia do rio cobre metade. A casa toma banho em parte do ano. Sua janela é o verde da mata, o sol que entra pelas folhas, as nuvens que passam lá longe, uma trilha de canto de pássaros. Lúcio nunca esteve em Barreirinha. Mas desenhou a casa com tudo que era preciso, como o poeta lhe contou.

Pensou numa casa agradável para o clima quente, e assim a casa é bem arejada e com cento e vinte metros quadrados. No térreo, sala, lavabo, cozinha e quarto de hóspedes. No segundo pavimento, quarto, banheiro e escritório com vista para a paisagem. A casa é um cubo bem orquestrado, síntese de um arquiteto que desenhara toda uma vida, e o poeta dele disse que, além de inventor de cidades, desenhou a casa como uma rosa, talvez uma azaleia que flutua nos rios e igarapés.


Só acessível de barco. Ao lado, foram feitos, também encomendados a Lúcio, uma biblioteca e outro espaço para trabalho. Tudo com status construído, sempre na antevisão do sonho e aquecido pelo calor da emoção, quando o poeta, terminada a casa, escreveu o poema Canção para Lúcio Costa –, ao erguer a cumeeira da casa, o poeta só pode chorar, era orgulho de sentir e saber a casa própria realizada, orgulho de ser capaz, ele mesmo, um poeta, de construir o próprio refúgio.
________
Por: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário