23/03/2018

A MÚSICA E O TEMPO


 A MÚSICA E O TEMPO – Berilo de Castro


Fui, sou e continuo sendo um admirador imbatível da boa música brasileira. Trago e conduzo com muito carinho e afeto asica de tempos passados, quando se cultivava o romantismo, a temática de amor, solidão, a dor de cotovelo; que a mulher era a fonte maior de inspiração poética dos seus apaixonados compositores. Tempo de grandes e imortais compositores, como: Noel Rosa, Vadico, Wilson Batista, Braguinha, Ataulfo Alves, Ary Barroso, Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Cartola, Custódio Mesquita, Luís Peixoto, Lamartine Babo; e de fantásticos instrumentistas, como: Pixinguinha, Canhoto, Henrique Brito, K-Ximbinho, Jacob do Bandolin, Nelson Cavaquinho e muitos outros iluminados da nossa tão qualificada e expressiva música brasileira.
As décadas de 1940 e 1950 foram configuradas como a época de  ouro do samba-canção, que tem como marco inaugural a composição Iaiá (Linda Flor) dos compositores Henrique Vogeler e Cândido Costa, na voz de Aracy Cortes, no ano de 1929. Vale a pena lembrar e registrar as belas e deslumbrantes interpretações de Francisco Alves, Mário Reis, Vicente Celestino, Orlando Silva, Dock Farney, Lúcio Alves com suas vozes inigualáveis. Tempo inesquecível da música brasileira.
A partir do final da  década de 1950, surge um novo e revolucionário gênero musical: a Bossa Nova derivado do samba e com influência do Jazz. Um toque de violão diferente e ousado fez a diferença. Seu maior representante, a figura exótica, esquisita, do genial baiano de Juazeiro, João Gilberto, interpretando o Barquinho” e “Chega de saudade. Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lira, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Carlos Miéle, Nara Leão, Elizeth Cardoso, Hianto de Almeida completavam o grupo de jovens da zona sul do Rio de Janeiro, precursores do novo gênero musical.A sequência dos bons tempos musicais chega com  os  baianos, criando o movimento Tropicália ou Tropicalismo, que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, como o rock nroll. Seus maiores representantes foram: Torquato Neto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Os Mutantes, Maria Bethânia e Gal Costa.
Surgem os Festivais da Canção, que mexem e  infernizam o movimento musical brasileiro. Nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil  Edu Lobo, Geraldo Vandré, Elis Regina, os irmãos Vale, Jair Rodrigues, Roberto Carlos dão uma nova roupagem no cenário musical brasileiro.
O país entra em regime ditatorial militar e a censura cai em cima dos compositores e muitas letras são censuradas e retiradas do mercado. Mesmo assim, a produção é rtil e de boa qualidade.
Na área pop acontecia o crescimento do rock, denominado de iê-iê-iê, o que originaria o fenômeno Jovem Guarda, popularizado a partir do final da década de 1950 pelos pioneiros Sérgio Murilo, Tony e Celly Campello, que atingiu sua melhor fase nos anos de 1965 até 1967, que teve como seus grandes e maiores representantes os parceiros Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Wanderléa.
Depois do regime de força, tivemos uma baixa considerável na nossa boa produção musical, o que deu brecha e estimulou  a criação de muita coisa ruim, inconcebível e imprestável para os nossos ouvidos (não sei distinguir que gênero).
Surgiram letras musicais agressivas e sem conteúdo algum. E, acreditem, com um índice altíssimo de aceitação e aprovação na mídia televisiva e radiofônica. Suas letras, quando usam a mulher como forma de inspiração, vai, de forma agressiva, grosseira e humilhante, denegrindo a pessoa feminina fonte eterna de inspiração dos grandes e imortais poetas e modinheiros de outrora.
Vejamos o que o tempo mudou:
    Composição: Gostoso demais
    Compositores/Intérpretes: Dominguinhos/
    Nando Cordel
    É tão difícil ficar sem você
    O teu amor é gostoso demais
    Teu cheiro me dá prazer
    Quando estou com você
    Estou nos braços da paz
    Em troca:
    Composição: Mulher é foda
    Compositores/Intérpretes: Os Hawaianos
  
     Mulher é bagulho doido
    Te ilude, te trai, fala que te ama
    Mulher é bagulho sinistro
    Te arranca dinheiro, te faz sinistro
    Composição: Rosa
    Compositores: Pixinguinha/Otávio de    
    Souza
    Intérprete: Orlando Silva
   Tu és a forma ideal
   Estátua magistral
   Oh alma perenal
   Do meu primeiro amor
   Sublime amor
   Em troca:
   Composição: Que tiro foi esse
   Compositor/ Intérprete: Jojo Todynho
   Que tiro foi esse?
   Que tiro foi esse que tá um arraso?!
   Que tiro  foi esse, viado?
   Samba na cara da inimiga
   Vai, samba
O tempo mudou. Pioramos muito. Não?!
Berilo de CastroEscritor
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário