24/05/2015

AS DIFICULDADES DE 2015

Flagrantes da solenidade dos 113 anos do IHGRN

                Após o ano redentor de 2014, onde a Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, liderado pelo seu Presidente Valério Mesquita, conseguiu realizar milagres com pequenas dotações liberadas pelo Governo do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto e pela Prefeitura Municipal do Natal, iniciamos 2015 com extremas dificuldades, sem nenhuma liberação de recursos até o momento, contando com o sacrifício de subsistir com a diminuta contribuição anual dos seus poucos sócios, mesmo assim com uma inadimplência acentuada e com o desembolso pessoal dos diretores.

            O nosso projeto, já definido com Convênios assinados com a SEEC, Fundação José Augusto e perspectivas de novos pactos de cooperação técnica e financeira com a Prefeitura de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concentra-se na recuperação física do nosso acervo, desde a higienização, recuperação física e digitalização, de forma a permitir as consultas dos estudantes e pesquisadores através do meio digital. Para isso, recebemos uma doação de 10 computadores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região e estamos no caminho de obtenção da participação da UFRN, com a indicação de professores especialistas e participação no Sítio da Universidade através de um link que permita as consultas necessárias.

         A par desse ideário, fomos intimados pelo Ministério Público Estadual para tomarmos medidas essenciais à solução de problemas pontuais, como um sistema contra incêndio e a acessibilidade para pessoas com deficiência motora, providências que dependem da ultimação dos convênios antes referidos.

        Gostaríamos que nossos sócios providenciassem os pagamentos das anuidades, com urgência, para que possamos concluir a tarefa de recadastramento a fim de conciliarmos a certeza do "quorum" para as assembleias gerais que serão realizadas no próximo mês e na assembleia eleitoral que ocorrerá entre outubro de novembro do corrente ano.

          Pedimos a todos uma atenção especial para o IHGRN, o maior acervo documental do Estado e que precisa urgentemente de um trabalho de consolidação.

             Compareçam diariamente ao nosso expediente matutino para conversarmos sobre o futuro da Entidade e recebermos sugestões para a sua otimização.

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes - Secretário Geral do IHGRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário