10+ da Arquitetura Moderna em Natal
Social Sadep
aula, Novo Jornal 05/05/2013
Autor de Arquitetura Moderna Potiguar (Edufrn, 2011), escritor e pesquisador do inefável, Sobral também é advogado, só por carteira, não por exercício; é também jornalista, por diploma, mas muito mais por vocação.
Só quer saber de escrever sobre estas coisas perdidas, uma arquitetura moderna que desaparece, um Newton Navarro que precisa ser redescoberto, um guia de Petrópolis do que há de mais e melhor de bom e entrevistas com gente da mais fina cepa e tem Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Millôr Fernandes, a turma toda.
Leitor compulsivo e escritor voraz se considera mesmo um cronista porque sua matéria é sempre o dia a dia e a vida. Observador da cidade, acredita no verso do poeta Diógenes da Cunha Lima: “só o que passa, permanece”, e foi passando pelo que permanece, que selecionou alguns edifícios públicos e privados que gravaram a história da arquitetura moderna potiguar em Natal, o mais se conta no livro que escreveu.
- Clube Assen – Projeto de Raimundo Gomes, 1959, Prudente de Morais, 828, Tirol. Repare que a cobertura é um continuidade da parede lateral.
- Adrolado Tapetes – Primeiro projeto de Ubirajara Galvão, anos 1960, Hermes da Fonseca, 744. (Modificado).
- Residência de Ivete e José Bezerra – Projeto de Moacyr Gomes, 1957. Uso de brise loleil. Av. Hermes da Fonseca, 533.
- Residência Abigail e Paulo Sobral – Projeto de Arialdo Pinho, 1955. Elementos que formavam o repertório da arquitetura moderna. Rua Mossoró, 510. (Demolida).
- Residência de Neide e Camilo Paula – Projeto de Augusto Reinaldo. Uso de pilotis e, no pavimento superior, pano de vidro. Av. Hermes da Fonseca, 1074.
- Sede da AABB – Projeto de Moacyr Gomes. Destaque para os cobogós, recurso inventando pelos arquitetos modernos para garantir a iluminação e ventilação do ambiente. Av. Hermes da Fonseca, 1017.
- Associação Médica do RN – Projeto de Arialdo Pinho. Av. Hermes da Fonseca, 1396.
- Residência de Maria e Eriberto Bezerra – Projeto de Arialdo Pinho. Rua Açu, 560.
- Residência – Estilo eclético. Reparar na pilastra em V, inspiração na Pampulha de Niemeyer, no uso da marquise em forma curva. Av. Alexandrino de Alencar, 864.
- Residência – Elementos do repertório moderno. Rua Coronel Joaquim Manoel, Petrópolis.
Para baixar o livro acesse Arquitetura Moderna Potiguar
Para ler esse e outros escritos acesse www.gustavosobral.com.br
Comentários
Marcelo Leite - 10/09/2019
Depois do Estádio Castelão (João Cláudio Machado), e a provável demolição do Hotel Reis Magos, vai sobrando pouca coisa.
Hortencio Pereira de Brito Sobrinho - 10/09/2019
Em 1965 assisti um grande show na ASSEN com o magnífico cantor, Aguinaldo Timóteo, naquela época estava surgindo um Astro, show memorável e de ótimas lembranças. Frequentei muito a casa de D. Ivete e o Sr. José Bezerra, sempre que meu pais vinham de Acari para Natal era ponto de encontro, e os mesmo eram veranistas na mesma praia de Muriú. Tempos bons e lindas recordações. A Casa ainda resiste e de uma arquitetura sem igual, parabéns ao Arquiteto Moacyr Gomes.
Zelma Sobral - 18/05/2019
A arquitetura me encanta, a forma como você coloca essa arquitetura dentro do seu livro é pura poesia👏👏👏👏👏
Nenhum comentário:
Postar um comentário