19/05/2017
CENTENÁRIO DE
SEU POTI
Valério Mesquita
mesquita.valerio@gmail.com
mesquita.valerio@gmail.com
Nascido no dia 11 de
maio de 1917, no povoado de Rego Moleiro, na antiga Vila de São Gonçalo do
Amarante/RN, Francisco Potiguar Cavalcanti, mais conhecido com Poti Cavalcanti,
era filho de Alexandre Carlos Cavalcanti e de Maria Isabel Rodrigues
Cavalcanti. Viveu a infância e a adolescência com seus pais e irmãos, tendo
estudado no G. E. Otaviano, no colégio Marista e no Atheneu Norte-riograndense,
tendo contraído núpcias com Iolanda Lins d’Albuquerque, em 18 de setembro de
1943.
Nessa época, já estava
em curso o movimento político para extinção do município de São Gonçalo e a
consequente criação de São Paulo do Potengi, ocorrida em dezembro de 1943.
Transferida a sede do extinto município para São Paulo do Potengi, Poti e
Iolanda mudaram-se para aquela cidade. Dessa união nasceram seis filhos: Paulo
Tarcísio, Ana Maria, Maria das Graças, Alexandre Cavalcanti, Marta Maria e João
Maria falecido aos seis meses de idade. Em janeiro de 1954, dona Iolanda faleceu
na Casa de Saúde São Lucas.
Após rápida passagem no
Departamento de Imigração em Natal, Poti retornou às lides da sua terra natal,
à época, distrito de Felipe Camarão, município de Macaíba. Decretada a emancipação
política de São Gonçalo do Amarante em dezembro de 1958, o patriarca Manoel
Soares da Câmara foi nomeado prefeito e governou de 1959 a 1960. Devido a experiência
no serviço público, Poti foi nomeado secretário municipal. Nas eleições
realizadas em outubro de 1959, Poti foi eleito vice-prefeito, na chapa
encabeçada por Leonel Mesquita, tomando posse no dia 19 de janeiro de 1960.
Durante o referido mandato, exerceu comulativamente o cargo de presidente da
Câmara Municipal, tendo sido, portanto o primeiro presidente. A legislatura inicial
da Municipal era assim composta: Francisco Potiguar Cavalcanti – vice-prefeito
e os seguintes vereadores: Deomedes Barbosa do Nascimento, Geraldo Correia de
Lima, José Moacir de Oliveira, José Horácio de Góis, José Protásio de Lima,
José Mendes Emerenciano, Lourival Florêncio de Morais, Maurício Fernandes de
Oliveira, Severino Rodrigues da Silva e Sílvio de Pontes Bezerra.
Em 1965, tomou posse no
cargo de prefeito ao lado do vice, Lauro Pinheiro da Costa (Capito). Dentre as
principais realizações administrativas, destacam-se a integração do município a
rede de cidades beneficiadas pela energia de Paulo Afonso, contemplando à sede
e o distrito de Santo Antonio do Potengi, a melhoria do sistema educacional, a
ampliação e conservação das estradas vicinais, a desapropriação de terrenos na
área urbana para doação a famílias carentes, fazendo surgir diversas ruas, como
a 31 de Março, rua da Floresta, Poti Cavalcanti, entre outras, inclusive no
povoado de Jacaré-Mirim.
Em 16 de janeiro de
1960, casou-se com Iracy Alcoforado, de tradicional família de São Paulo do
Potengi. Professora, diretora do G. E. Maurício Freire, Iracy Guedes teve
destacada atuação na sua cidade natal. Dessa união nasceram: Poti Junior (hoje
Conselheiro do TCE/RN) e Suely. Em 1961, Poti assumiu o cargo de tabelião
oficial do registro civil, do 2º cartório judiciário da comarca, no qual
permaneceu em exercício até dezembro de 1983, quando se aposentou. Aos 70 anos,
em 18 de maio de 1986, ele faleceu na Casa de Saúde São Lucas e foi sepultado
no cemitério da Saudade, em São Gonçalo do Amarante.
Agradeço ao Instituto
de Arte e Cultura e Educação Popular Maurício Fernandes de São Gonçalo, na
pessoa de Teófilo Justino de Oliveira Neto, pelo fornecimento dos dados
biográficos aqui registrados. Dia 11 passado, seu centenário foi lembrado por
todos que admiram a sua conduta, honestidade e liderança política, entre os
quais me incluo.
(*) Escritor
17/05/2017
|
Jornalistas escritores do RN: Entrevistas
16/05/2017
(foto por Cícero Oliveira)
GUSTAVO SOBRAL, O desbravador da regionalidade[1]
Fascinado pela literatura potiguar, ele fala sobre sua trajetória, revive memórias e destaca a importância do jornalismo em sua obra
Andréa Tavares / Beatriz Vital / Cícero Oliveira / Jefferson Gomes
Ainda na infância, Gustavo Sobral encontrou na literatura uma fonte inesgotável de materiais que respondiam às suas indagações, ao mesmo tempo em que geravam mais curiosidade. Foi na biblioteca dos avós, herdada na vida adulta, que ele teve grandes encontros com Machado de Assis, Rubem Braga, Carlos Drummond e tantos outros nomes da literatura brasileira. Conhecer o mundo, visto apenas nas páginas dos romances, passou a ser o seu objetivo, e a carreira diplomática era o caminho mais desafiador.
Gustavo formou-se em Direito em 2006, profissão que parecia a mais adequada para um diplomata. Logo depois, fez em São Paulo um curso preparatório para ingressar no Instituto Rio Branco. Sem sucesso, partiu para a faculdade de Jornalismo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008.
Quem ouve sua história, não consegue imaginar que o garoto natalense que pretendia conhecer o mundo, hoje é quem faz o mundo conhecer um pouco mais de Natal. Sobral usa seu faro jornalístico para remexer cartas, postais, rascunhos de textos, anotações em livros, manuscritos, papéis e mais papéis em busca de informações novas sobre importantes escritores e intelectuais potiguares. Não importa onde esses documentos estejam: ele corre atrás, com determinação e curiosidade. Uma curiosidade que se retroalimenta, que o leva de uma missão para outra, e faz o artista se confundir com sua arte.
A partir de que momento os livros começaram a se tornar indispensáveis em sua vida?
Gustavo Sobral: Meus avós tinham uma grande biblioteca, porque meu avô comprava muitos livros. Sempre que eu ia lá, trazia um livro, fosse o que fosse: biografia, livro de história do Brasil, um romance brasileiro ou estrangeiro. Eu tinha uns 12 anos. Toda semana, eu lia e devolvia um livro. Então, ia passeando pelos títulos, descobrindo aquilo que me interessava no momento. Sempre que ia às casas dos amigos, me enfurnava onde havia livros. Eu estudava no Complexo Educacional Henrique Castriciano.
Lá também tinha uma biblioteca enorme, sobretudo de autores do Rio Grande do Norte. Eu tinha bastante curiosidade pela literatura e pela história do RN, então comecei a ler os autores daqui - Henrique Castriciano, que foi um grande poeta, Câmara Cascudo. Havia uma pequena academia de letras, para os alunos, e fui incentivado a participar, tanto que cheguei a ser presidente de brincadeira. Fiquei na primeira cadeira. Aquele era um espaço para trocas intelectuais. Fazíamos leituras e tinha uma pequena revista, na qual publiquei alguns textos.
Nessa época você já pensava em ser escritor?
GS: Não. Eu fazia um curso de português com o professor Bartolomeu Fagundes. Ele nos incentivava a ler jornal e a escrever um comentário sobre alguma matéria. As aulas de literatura dele eram as que me fascinavam. Aqueles livros que todo mundo acha chatos, de vestibular, Graciliano Ramos etc., passaram a ter um sentido maior para mim, porque Bartolomeu apresentava a obra e o autor de forma crítica. Eu ficava esperando aquela aula. Era magnífico. Daí, cultivei o hábito de também ler jornais, e não só os daqui. Para mim, o jornalismo é uma grande ponte e fonte de conhecimento. No jornal, eu lia sobre livros, exposições, filmes, críticas literárias, resenhas. Comecei a colecionar jornal.
E o que você costumava ler?
GS: Eu lia as coisas mais improváveis. Havia uma coleção chamada Civilização Brasileira, publicada pela editora José Olympio, que meu avô tinha quase completa. Era linda, porque o símbolo era a palmeira imperial. Nela, tinha um livro do Barão de Rio Branco que explicava a questão do Acre. Até sobre isso eu li. Daí é que surgiu meu interesse pela diplomacia.
O que interessava a você, na diplomacia?
GS: O diplomata é aquele que precisa conhecer a história do seu país para mostrá-lo ao mundo, onde quer que esteja. Ao mesmo tempo, tem oportunidade de conviver com outras culturas e, assim, crescer. Então, como eu pensava em ser diplomata, sabia que deveria ter cultura e conhecimento. Eu precisava ler, mas ler coisas boas e, nesse aspecto, a biblioteca me ajudou bastante.
Mas você pensava em ser jornalista nessa época?
GS: Sim e não, porque minha meta era o Instituto Rio Branco, era a carreira diplomática. Para ser diplomata, você pode ser qualquer coisa, então fui fazer direito, que se aproximava mais daquilo que eu queria. Mas a diplomacia também tem uma relação muito forte com a cultura. Vinícius de Moraes, por exemplo, foi poeta e diplomata.
E como você se preparou para ser diplomata?
GS: Eu comecei a comprar meus próprios livros e a construir minha biblioteca. Daí minha avó faleceu, e herdei a biblioteca dela. Li quase tudo que tem lá. Até latim comecei a estudar, porque se você quer ser autor, precisa conhecer a língua com a qual trabalha. Fiz um curso preparatório para o Instituto Rio Branco. A prova para ingressar no instituto é um terror.
Você tem de ter conhecimentos de geografia, de línguas, de política internacional, direito internacional, conhecimento de mundo. E também uma preparação humanística muito forte. No curso tive professores surpreendentes e me interessei por ciência política. Li Hannah Arendt, Aristóteles.
Você considera que teve uma infância privilegiada?
GS: Sim, porque sempre tive liberdade para exercer minha vocação. Ninguém me incentivou, nem me privou. Vim de uma casa de grandes leitores. Lia-se muita literatura brasileira - Jorge Amado, Fernando Sabino - e ouvia-se muita MPB - Chico Buarque, Vinícius de Moraes.
Você tem um autor preferido?
GS: Não. Tenho vários, e mudam de acordo com minha área de interesse. Não leio por diletantismo. Por exemplo, agora estou voltado para os cronistas do RN e minha biblioteca e só crônica. Se você quiser conhecer minha biografia, tem de conhecer, primeiro, a minha biblioteca. Ela vai crescendo de acordo com os meus interesses. Tem uma parte que chamo de “cascudiana”, outra de literatura do RN, outra de história do RN.
Nossas publicações têm tiragens pequenas e os livros são difíceis de encontrar, por isso fui construindo a biblioteca. Recentemente, peguei uma parte das obras que não iria mais ler e doei à BCZM [Biblioteca Central Zila Mamede]. Eu fui um grande leitor de lá durante a graduação em Jornalismo, então foi uma forma de agradecer e de saber que se eu precisar daquele livro, ele estará lá.
Quando você decidiu fazer jornalismo?
GS: Não passei na primeira prova do Instituto Rio Branco. Foi uma frustração e voltei para casa. Eu sempre tive muito interesse por memórias. Minha avó era uma grande contadora de histórias. Minha vocação não era tanto para o direito, na forma prática, era mais intelectual, e então decidi fazer jornalismo. Em 2008, fiz a prova e passei. Minha primeira aula foi com o professor Luciano Oséas.
Foi a melhor coisa do mundo, porque tinha um site para o qual a gente precisava produzir matérias. Como eu precisava escolher um caminho para escrever, fui passeando pelas áreas, até chegar à arquitetura. Fiquei me perguntando: “Onde estão nossos artistas: Dorian Gray [Caldas], Newton Navarro?” Então decidi que escreveria sobre aquilo que não encontro para ler. E aí, em 2010, ingrssei no mestrado em Estudos da Mídia, onde trabalhei com jornalismo cultural. Fiz o mestrado e comecei a escrever sobre arquitetura potiguar, tudo ao mesmo tempo. Escrevi um livro [Arquitetura moderna potiguar, 2011].
Nele, uso muitas fotografias. Pensei esse projeto não apenas como texto, mas como forma. O espaço em que aquilo está escrito também determina a leitura. As notas, coloco de lado, para o leitor não precisar ficar baixando a cabeça. Nas falas, não uso aspas, porque quero confundir, quero integrar o meu discurso ao discurso da pessoa que está contando a história comigo, que são os arquitetos pioneiros ou moradores das primeiras casas. Eu quis inovar com esse livro.
Inovar, em que sentido?
GS: Eu sempre pensei em como fazer esse trabalho experimentando a linguagem e o estilo jornalístico. Tanto que o livro não tem capítulos, mas retrancas. E as histórias sempre têm ligação com a vida da cidade ou com a minha vida. A capa traz a casa dos meus avós, que foi uma das primeiras casas modernistas. Começo contando a história do dia em que o imóvel foi derrubado.
Não me coloco em primeira pessoa. Gosto de ser um narrador distante, mas que percebam que estou ali. No dia em que a casa caiu, vi que uma história havia se apagado. Muita coisa tinha sido vivida lá, e estava representada enquanto existia uma estrutura física. Depois, ficou uma história apenas sentimental. Aí, comecei a escrever.
Da queda da casa veio a ideia do livro?
GS: Não. A ideia do livro já existia, mas eu não sabia como contar essa história. A queda da casa foi o ponto de partida. Cheguei em casa e comecei a redigir a mão. Sempre escrevo a mão. Eu tinha a estrutura do livro. Fui para o computador e apenas complementei com as entrevistas, com os livros que já tinha pesquisado. Digo que contei a história da arquitetura moderna do RN dentro da aventura da arquitetura brasileira.
Em que livros você trabalhou depois?
GS: Tenho um colega do mestrado, Helton Rubiano, que é editor de livros e também tem interesse pela literatura potiguar. Nós conversávamos sobre como há autores importantes que não são reeditados. Aí encontrei um livro de contos chamado O solitário vento de verão, de Newton Navarro. A Natal contemporânea precisa conhecer Newton Navarro. Mas para fazer esse livro, eu precisava contar quem era esse homem.
Então, voltei para os ensaios. Mas como incluir o ensaio dentro de um livro de contos? No posfácio. Li outros livros de Newton Navarro, entrevistei pessoas, busquei notícias de jornal. Comecei esse trabalho em 2012. Nas entrevistas, encontrei pessoas que conheceram Newton Navarro. Cada um com quem eu conversei me fazia um perfil do Newton pintor, Newton cronista, porque ele foi um homem múltiplo. Pensei: “Por que não fazer um livro de depoimentos?” Aí escolhemos as personagens e começamos a fazer o livro, eu, Helton e nossa amiga Angela Almeida, que fez as fotografias.
Chama-se Saudade de Newton Navarro. Daí conheci um grande poeta potiguar chamado Paulo de Tarso Correia de Melo, que é colecionador, e ele tinha crônicas de Newton Navarro datadas dos anos 1960. Então fizemos um livro de crônicas de Newton Navarro. Também fiz o perfil biográfico do jornalista Berilo Wanderley [Berilo Wanderley – o cronista da cidade].
E já tenho outro material. Descobri que Berilo foi estudar na Espanha em 1960 e que mandava crônicas para a Tribuna do Norte, contando como era viver por lá. Pensei que daria um livro, também. Então, continuo com o projeto de publicar grandes escritores, que também eram grandes jornalistas. A revista Bzzz me convidou para escrever sobre Zila Mamede. Descobri que Zila era um mundo.
De onde vem essa vontade de escrever sobre Natal?
GS: A casa dos meus avós ficava no limite entre os bairros de Petrópolis e Tirol. Eu circulava muito por aquela área. Frequentava a livraria do Essa, a banca do Tota. Enfim, decidi que precisava escrever um livro sobre Petrópolis. Queria escrever sobre Natal, mas era muita pretensão. Como estava lendo sobre vinhos e comida, pensei em escrever sobre pontos de Petrópolis e discutir temas. Então fiz um livro-crônica, uma grande crônica sobre esse bairro.
Brinco que é um falso guia. Falo de charuto, de chá, das bebidas, a partir dos lugares que têm no bairro, das histórias que vivi e que me contavam. Queria alguém que fizesse os desenhos. Convidei um artista da cidade, mas ele não aceitou, o que foi uma pena, porque eu queria um livro ilustrado. Inventei um guia de bairro. E comecei a ler guias, guias de literatos que faziam guias, que são idílicos, por assim dizer. Fiz em um mês, mas digo que fiz durante a vida toda, porque foi o que vivi. É um livro pequeno. Meus livros sempre são muito pequenos, como uma conversa.
Quando não acho quem faça a ilustração, faço eu mesmo. Ao mesmo tempo, eu fazia um curso de editor gráfico e precisava de um trabalho final. Decidi ilustrar meu livro. Então, digo que escrevi, fiz a pesquisa, a apuração, a redação, a edição, os desenhos, os títulos. Mas você nunca faz um trabalho sozinho. Tenho leitores-cobaias, pessoas de diferentes idades, como meu pai.
Sempre converso sobre o livro que estou fazendo. E surgem ideias. As conversas, o viver, são constitutivos da obra de um escritor. O livro [Petrópolis: Guia prático, histórico e saboroso do bairro] foi um sucesso. Rapidamente se esgotou. Na época em que produzi o livro sobre arquitetura, algumas pessoas pensavam que eu era arquiteto. Até convite para fazer reforma numa casa, recebi. Daí, desse meu interesse pela arquitetura, surgiu o interesse em escrever sobre casas, mas não sobre o aspecto físico apenas, mas sobre o aspecto sentimental, a história.
Fale um pouco dessa pesquisa.
GS: Fiz uma série curta e ofereci para a Tribuna do Norte. Mas não queria fazer o trabalho sozinho. Convidei Arthur Seabra, que é arquiteto e ilustrador, para fazer desenhos e dar outro olhar, outra interpretação, outra linguagem. Volto àquela história de que jornalismo não é só texto. Teve muita pesquisa também, porque o jornalista é um pouco antropólogo, etnólogo. A série fez sucesso e nós continuamos. No fim, fizemos 30 casas. A pesquisa vai virar um livro.
Nessas buscas, qual a maior descoberta que considera ter feito?
GS: Eu tinha muito interesse por Oswaldo Lamartine. Comecei a colecionar sua obra. Onde via um livro dele, comprava e lia. Mas comecei a perceber que existiam lacunas. Percebi que não havia livros sobre Oswaldo Lamartine, a quem Rachel de Queiroz agradece no romance Memorial de Maria Moura pela inestimável ajuda, um homem que teve correspondência com grandes escritores, um homem de grandes amizades, pesquisador responsável.
Comecei a conversar com amigos, fui a bibliotecas, achei uma coisa, achei outra. Fui lendo sobre a obra dele e descobri que as pessoas que faziam análise da obra só conseguiam chegar ao livro Sertões do Seridó. Mas e o resto? Em minhas pesquisas encontrei um elogio de Rachel de Queiroz que dizia assim: “Tenho aqui numa pastinha ao meu lado, desenhos, anotações de Oswaldo”.
Fui ao arquivo dela no Instituto Moreira Sales, no Rio de Janeiro, e comecei a encontrar coisas que não conhecíamos, que ninguém tinha visto. Ao mesmo tempo descobri cartas que Zila Mamede escreveu para Carlos Drummond, que nunca haviam sido consultadas. Faço esses dois trabalhos ao mesmo tempo. Levanto Oswaldo, as relações dele, e escrevo sobre Zila. O máximo de informações que colho, apresento aqui em Natal. São trabalhos que têm começo, mas demoram a ter fim.
O mercado da literatura potiguar é...
GS: Riquíssimo. Newton Navarro foi tão bom quanto Rubem Braga. Mas falta divulgação. As pessoas não conhecem. Não valorizamos o que temos. Porque, no momento que você sabe quem Navarro é, que ele tem uma crônica de qualidade e que está disponível, você terá interesse.
Como é a sua relação com outras plataformas, como os e-books?
GS: O livro sobre arquitetura tinha essa proposta. Mas fui convencido por Helton Rubiano, o editor, que era para leitor de impresso. Penso que cada plataforma veio para somar, e não dividir. É outra mídia, na qual tudo que é compartilhado vira algo perene. Criam-se conexões. As mídias convivem, mas cada plataforma tem linguagens que precisamos explorar. O público do aplicativo pode ser o mesmo do livro, mas vai receber o conteúdo de forma diferente.
As suas leituras são mais voltadas à pesquisa ou você reserva momentos à leitura por mero prazer?
GS: Sempre que leio, estou me divertindo, mas, ao mesmo tempo, analiso, investigo. Rachel de Queiroz dizia que não era escritora, era jornalista. Ela publicou muito mais crônicas do que romances, e ninguém olhou para isso. Então, por que não investigar a Rachel jornalista? Fiz esse trabalho também; li tudo de Rachel de Queiroz.
Na sua opinião, a literatura salva?
GS: Salva. Como dizia Ferreira Gullar, porque a vida não basta.
[1] Esta entrevista integra o e-book Jornalistas escritores do RN: entrevistas, organizado por Socorro Veloso e John Willian Lopes. Natal: Editora Tribo, 2017. p.83-93
14/05/2017
FELIZ DIA DAS MÃES
MÃE
Mãe
devo-te este poema
que sempre
seguirei querendo
escrever
esperei fazê-lo
em toda a minha vida
esperei o sol
e a lua
e ambos passaram
e voltaram
com palavras mudas
douradas e
pálidas
versos
trouxeram-me as estrelas
o mar
e os rios
versos que devolvi
aos livros
e ao tempo
que os prendia
mas o teu poema
estava sempre
aquém e além do tempo
e a voz para dizê-lo
não me pertencia
mas vi-o
em teu ventre
onde vi nascerem
as dimensões da vida
e as dimensões
de Deus
e se o amor triunfa
em caminhos infinitos
não pode haver começo
ou fim
para o teu poema
(Horácio Paiva)
13/05/2017
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - LEI ÁUREA
A História da Abolição da Escravatura, a Lei Áurea, Movimento Abolicionista, 13 de maio, libertação dos escravos, História do Brasil, abolição dos escravos, escravidão no Brasil, os abolicionistas, escravos no Brasil, Lei do Ventre Livre
Princesa Isabel: assinou a Lei Áurea em 13 de maio de 1888
Introdução
Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos católicos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil. De acordo com historiadores, entre 1530 e 1850, cerca de 3,5 milhões de negros africanos foram trazidos para o Brasil para trabalharem como escravos.
Processo de abolição da escravatura no Brasil
Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.
A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.
Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
A vida dos negros brasileiros após a abolição
Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariado. Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi a preferência pela mão-de-obra europeia, que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente).
Você sabia?
- 23 de agosto é o Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição.
- Antes de ser assinada pela Princesa Isabel, a Lei Áurea foi aprovada no Senado com apenas um voto contrário. Na Câmara dos Deputados a lei teve 83 votos favoráveis (de um total de 92).
- Nosso país foi o último a acabar com a escravidão.
HOMENAGEM AO PIONEIRO DA AVIAÇÃO
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão | |
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Nascimento | 11 de janeiro de 1864 Macaíba, Rio Grande do Norte |
Morte | 12 de maio de 1902 (38 anos) Paris, França |
Nacionalidade | brasileira |
Ocupação | Político Jornalista Inventor Aeronauta |
Índice
[esconder]Biografia
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi o oitavo dos quatorze filhos de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão (1827-1896) e Feliciana Maria da Silva de Albuquerque Maranhão (1832-1893). Realizou seus estudos primários em Macaíba, e os secundários no Colégio Abílio César Borges, em Salvador (BA). Em 1880, viajou para o Rio de Janeiro, então capital do Império, e iniciou seus estudos de engenharia na Escola Politécnica.
Os primeiros projetos aeronáuticos
Motivado pelos trabalhos em aerostação do inventor paraense Júlio César Ribeiro de Souza, que apresentou um projeto de dirigível ao Instituto Politécnico Brasileiro em 1881, Severo passou a se interessar pelo voo, realizando observação de aves planadoras e construindo pequenos modelos de pipas, uma das quais denominou Albatroz. Em 1882, passou a lecionar matemática no Ginásio Norte Riograndense, de propriedade de seu irmão Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, acumulando a função de vice-diretor.[1] No ano seguinte o ginásio fechou e Severo dedicou-se ao comércio, primeiro como guarda-livros da empresa Guararapes e mais tarde, seguindo os conselhos de seu irmão Adelino, associou-se à firma A. Maranhão & Cia. Importadora e Exportadora até 1892. Em 1888, casou-se com a pernambucana Maria Amélia Teixeira de Araújo (1861-1896), com quem teve cinco filhos. No ano seguinte passou a escrever artigos para o jornal A República, antimonárquico, do irmão Pedro Velho e projetou um dirigível que incorporava ideias revolucionárias, o Potyguarania, que, porém, nunca chegou a ser construído.
Política
Em 1892 Augusto Severo abandonou de vez a carreira comercial para dedicar-se à política, onde lhe estava reservado o mais honroso papel. Eleito deputado ao Congresso constituinte que organizou o Estado, teve, em 1893, de preencher a vaga aberta na Câmara dos Deputados Federais pela eleição do Dr. Pedro Velho para o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Norte. A passagem de Augusto Severo pelo parlamento brasileiro ficou assinalada por muitos projetos que viraram leis no país, por trabalhos importantíssimos nas comissões de orçamento, de tarifas, de marinha, sobretudo nesta, onde revelou conhecimentos náuticos que o fizeram autoridade na matéria, chegando muitas vezes a ser apontado para o cargo de ministro da marinha, com o aplauso da ilustre corporação da armada nacional. Defendeu projetos relativos ao saneamento público, assistência à infância, proteção aos operários dos arsenais.[2]
O dirigível Bartholomeu de Gusmão]
Em outubro de 1892, ouvida a opinião favorável de abalizados professores da Escola Politécnica, concedeu o Governo um auxílio pecuniário para que Augusto Severo de Albuquerque Maranhão pudesse mandar fazer na Europa um aeróstato dirigível de sua invenção que incorporava as ideias que havia desenvolvido anteriormente. A esse aeróstato deu o nome de Bartholomeu de Gusmão, em homenagem ao inventor brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão, que apresentou em 1709, diante da corte portuguesa, um pequeno balão de ar quente. O dirigível Bartolomeu de Gusmão introduzia um conceito novo. Era um aparelho semirrígido, em que o grupo propulsor estava integrado ao invólucro através de uma complexa estrutura trapeizodal em treliça. O invólucro foi encomendado à Casa Lachambre, a principal firma de Paris especializada na construção de balões. Numa carta escrita da França e datada de 5 de dezembro de 1892, Maranhão explicou os princípios da aeronave:
"Estabeleceu como princípio a ciência que a navegação aérea dependia da possibilidade de se obter a justaposição dos centros de tração e resistência. Com efeito, produz esta justaposição uma diminuição considerável de resistência e faz desaparecerem as rotações perturbadoras do movimento do aeróstato, rotações que se dão quando a força propulsiva não se acha colocada sobre a resultante das resistências desenvolvidas. Ora, foi essa justaposição que consegui obter no meu aeróstato. As características do meu invento, denominado 'Sistema Potiguarânia', são estas: 1a. Os meios empregados para fazer coincidir a força de propulsão com a resultante das resistências, pela combinação de um aeróstato, de forma ovoide, e de uma carcaça sólida, de metal ou de qualquer outra matéria, cuja haste superior se vá apoiar no fundo de um bolso, feito em todo o comprimento do aeróstato, e que sustenta, de um lado a hélice, e posto no prolongamento da referida haste, e do outro a barquinha e os demais órgãos. 2a. A disposição especial do leme, também sustentado pela carcaça sólida, e formado de duas asas que, na ocasião da subida do aeróstato, ficam verticalmente para não dificultarem a ascensão. Estou inteiramente convencido de que governarei o meu 'Bartholomeu Dias' [sic] com uma velocidade de 15 a 20m/s, podendo aumentá-la até 50m/s. O meu sistema já está privilegiado em França. Conto chegar ao Rio em fevereiro para fazer aí a primeira experiência pública do meu invento."[3]
O balão, de cerca de 2.000m3, medindo 60m de comprimento, chegou ao Brasil em março de 1893. A estrutura em treliça, inicialmente projetada para ser executada em alumínio, foi construída no campo de tiro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, assim como a montagem de uma usina para a produção de hidrogênio. A falta do material previsto para construção da estrutura fez com que Severo alterasse o projeto, construindo a parte rígida do aparelho em bambu. Tratava-se de uma estrutura complexa que deveria suportar o motor elétrico com as baterias e os tripulantes e, além disso, apresentar resistência suficiente para aguentar os esforços durante o voo.
Só em 1894 o Bartholomeu de Gusmão realizou as primeiras ascensões ainda como balão cativo e mostrou-se estável e equilibrado, demonstrando que a concepção proposta por Severo era adequada para o voo. A introdução de uma estrutura semirrígida integrada ao balão permitia que a hélice propulsora ficasse alinhada ao eixo longitudinal do invólucro, evitando assim que o aparelho apresentasse uma tendência de levantar a frente quando o motor fosse acionado. Este problema, conhecido como tangagem, comprometia o equilíbrio e reduzia substancialmente a velocidade. Mas no único voo do dirigível livre das amarras, a estrutura em bambu não aguentou os esforços e se partiu.
Novos inventos
Em 19 de abril de 1896, no Rio de Janeiro, pediu patente para um “turbo-motor com expansões múltiplas e continuadas”, concedida no dia seguinte, às 12h40min (n 2.940). Em 20 de outubro desse ano sua mulher faleceu, após o que Augusto Severo iniciou um relacionamento amoroso com Natália de Siqueira Cossini, de origem italiana, com a qual teria dois filhos. Em 27 de julho de 1899, no Rio de Janeiro, Severo patenteou um novo balão dirigível, o Paz (posteriormente o nome foi latinizado para "Pax"), e em 23 de julho de 1901, uma "máquina a vapor rotativa e reversível", com a qual os navios poderiam atingir velocidades maiores.
O dirigível Pax
Em fins de 1901, Severo licenciou-se da Câmara para se dedicar à construção do novo dirigível que inventou, o Pax. Este novo dirigível era um desenvolvimento do seu anterior, o Bartholomeu de Gusmão, e Severo introduziu uma grande quantidade de inovações: abandonou o leme de direção e introduziu ao todo sete hélices: uma na popa, outra na proa, outra na barquinha e quatro laterais. Manteve a sua ideia de se fazer uma aeronave integrando a quilha que levava os tripulantes e o grupo motor ao balão. Sem ter conseguido qualquer auxílio externo, Maranhão teve que assumir toda a despesa para a construção. Pretendia usar motores elétricos, mas a falta de recursos e de tempo fez com que ele optasse por dois motores a petróleo tipo Buchet, um com 24v e o outro com 16cv. O invólucro tinha a capacidade de 2.500m3 de hidrogênio, com 30m de comprimento e 12 no maior diâmetro. O aparelho pesava cerca de duas toneladas. Os ensaios foram realizados nos dias 4 e 7 de maio de 1902 com sucesso.
Morte
No dia 12 de maio de 1902, tendo como mecânico de bordo o francês Georges Saché, o Pax iniciou seu voo às 5h30min saindo da estação de Vaugirard, Paris. Elevou-se rapidamente atingindo cerca de 400 metros. Realizou diversas evoluções que mostraram aos inúmeros espectadores que as ideias de Severo estavam corretas. Cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax explodiu violentamente, projetando os dois tripulantes para o solo. Severo e Saché morreram na queda. Os restos do dirigível caíram na Avenida du Maine, Paris, diante de uma grande multidão que seguia com interesse a demonstração. A catástrofe do Pax teve um impacto enorme. Natália, que assistiu à queda, não se recuperou e, após retornar ao Brasil, suicidou-se com um tiro no coração em 23 de junho de 1908, aos 30 anos de idade.[4] A configuração proposta por Severo, de um dirigível semirrígido, foi revolucionária e influenciou o desenvolvimento dos dirigíveis nas décadas seguintes.
Homenagens
- Em 12 maio de 1902, duas ruas em Paris, próximas ao local do acidente, foram nomeadas Rue Severo e Rue Georges Saché, em homenagem aos aeronautas acidentados.
- Uma placa de mármore no número 81 da Avenue du Maine, em Paris, celebra hoje o local do acidente de Augusto Severo.[5]
Referências
- Ir para cima ↑ SEVERO NETO, Augusto. A outra face de Severo. Natal: Nossa Editora, s/d, p. 9.
- Ir para cima ↑ Augusto Severo, A República. Natal: ano XIV, n 100, quarta-feira, 14 mai. 1902, p. 1.
- Ir para cima ↑ Navegação aérea, Jornal do Commercio. Rio de Janeiro: Propriedade de Rodrigues & Comp., n 6, sexta-feira, 6 jan. 1893, p. 1.
- Ir para cima ↑ Suicídio, Jornal do Commercio. Rio de Janeiro: Propriedade de Rodrigues & Comp., n 175, quarta-feira, 24 jun. 1908, p. 3.
- Ir para cima ↑ ASSUMPÇÃO, Maurício Torres (2014). A História do Brasil nas Ruas de Paris. Rio de Janeiro: LeYa/Casa da Palavra. p. 252. ISBN 978-85-7734-485-7
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