13/11/2017

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES - RN - HOJE

adiada
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CARTA AOS CONFRADES E CONFREIRAS DA UBE-RN

Prezado (a)
Estamos próximos de mais um  processo  eleitoral na União Brasileira de  Escritores – UBE  que escolherá  os novos dirigentes para o biênio 2018-2020. A eleição será no  dia  13 de novembro de 2017 das 14h às  16 na sede do IHGRN.

C H A P A

  DIRETORIA EXECUTIVA - BIÊNIO 2018-2020

Presidente: Rinaldo Claudino de Barros
1º Vice-Presidente: Eduardo Antonio Gosson
2º Vice-Presidente: Maria Rizolete Fernandes
Secretário Geral: Diulinda Garcia de Medeiros Silva
1º Secretário: Paulo Caldas de Macedo Neto
Secretário: Claudionor Barroso Barbalho
Tesoureiro:  Lucimar Luciano de Oliveira
2º Tesoureiro:  José Ivam Pinheiro


Diretor de Divulgação: Cid Augusto da Escóssia Rosado
Diretor Representações Regionais: Maria Conceição Maciel Filgueira
Diretor Jurídico: Carlos Roberto de Miranda Gomes

CONSELHO FISCAL BIÊNIO 2018-2020

Antonio Clauder Alves Arcanjo                                                                               
Carlos Morais dos Santos
José de Castro
Odúlio Botelho de Medeiros
Valério Alfredo Mesquita

CONSELHO CONSULTIVO BIÊNIO 2018-2020

Aluizio Matias dos Santos
 Gilvania Rodrigues Machado
 Geralda Efigênia Macedo da Silva
 Jania Maria Souza da Silva
 Tarcísio Gurgel dos Santos
 Lívio Alves Araújo de Oliveira
 Ormuz Barbalho Simonetti
 Pedro Lins Neto
 Roberto Lima de Souza
                                                                                                              
Natal/RN, 16 de Outubro de 2017


Eduardo Antonio Gosson - Presidente

10/11/2017

CADEIRA 7 DA ANRL (H O J E)

ELEIÇÃO
Dia 10 de novembro (sexta-feira)
Candidatos:
Luiz Alberto de Faria e

Naide Gouveia

POSSE DE DALADIER NA ANRL






Acadêmicos: Jarbas Martins, Sônia Faustino, Diva Cunha, Diogenes da Cunha Lima, Daladier Pessoa Cunha Lima, Leide Câmara, João Batista Pinheiro Cabral, Lívio Oliveira, Ivan Maciel, Itamar de Souza, Paulo de Tarso Correia, Elder Heronildes, Iaperi Araújo, Carlos de Miranda Gomes, Humberto Hermenegildo, Eulália Duarte, Cassiano Arruda, Valério Mesquita, Padre João Medeiros Filho, Nelson Patriota, Armando Negreiros, Roberto Lima e Jurandyr Navarro.




Presença Acadêmica:
ORDEM DOS NOMES POR CADEIRA


Cadeira  2: Humberto Hermenegildo
Cadeira  4: Cassiano Arruda
Cadeira 6 João Batista Pinheiro Cabral
Cadeira 8 Nelson Patriota
Cadeira 9 Roberto Lima
Cadeira: 10  Paulo Macedo
Cadeira 11 Paulo de Tarso
Cadeira 13 Eulália Duarte
Cadeira 14:  Armando Negreiros
Cadeira 15 Lívio Oliveira
Cadeira 17 Ivan Maciel
Cadeira 18 Padre João Medeiros Filho
 Cadeira 20 Jarbas Martins
Cadeira 21 Valério Mesquita
Cadeira 23: Iaperi Araújo
Cadeira 24 Sônia Faustino
Cadeira 26: Diogenes da Cunha Lima
Cadeira 28: Jurandyr Navarro
Cadeira 29 Itamar de Souza
Cadeira 30: Diva Cunha
Cadeira 31: Leide Câmara
Cadeira 33: Carlos Gomes
Cadeira 37 Elder Heronildes

Fotos: Evaldo Gomes





Acadêmica  Leide Câmara
Secretária Geral
e-mail: academianrl@gmail.com
e-mail: leide.camara@live.com
Fone  9.9982-2438


08/11/2017



Dia 7 - Posse muito prestigiada do estimado DALADIER PESSOA CUNHA LIMA, na cadeira 3, da Academia Norte-rio-grandense de Letras, conforme registros fotográficos enviados por Lívio Oliveira e Tereza Neuma:

                                               

 

06/11/2017

LUTAS DE VALÉRIO


LUTAS E ADVERSIDADES

Valério Mesquita*

Outubro se despediu em meio à efemérides, tormentos e mistérios. Nele foi celebrada a canonização dos mártires de Cunhaú e Uruaçu. Provou-se que a alma é divina e a obra humana imperfeita. As formas imprecisas e os rostos invisíveis dos martirizados não foram abstratos. Mas reconhecidos na história e nos altares. Lembro o infante arcebispo Nivaldo Monte pugnando e estabelecendo o rumo e o prumo da longa jornada. Nada pode ficar encoberto. Tudo teve que ser revelado. Monsenhor Francisco de Assis e o padre Pio empreenderam viagem de circunavegação flamenga que antes Mauricio de Nassau fizera em 1630 de lá para cá. Em Haia, o silêncio, a névoa do tempo e o assombro da hecatombe dos cristãos não esmoreceram o ânimo dos dois pesquisadores.
Nesse anfiteatro de ressurreição de ambientes, lembro ter feito o meu dever de casa ao tempo em que presidi a Fundação José Augusto. Dom Nivaldo foi o entusiasta maior no sonho de desvendar as ruínas de Cunhaú. Tudo era escombro. Apenas tijolos, monturos e entulhos. O projeto de restauração elaborado pelos arquitetos Paulo Heide Feijó e Orígenes Monte sofreu ingentes resistências no IPHAN em Recife, exigindo viagens em meio às turbulências e dúvidas. A última nau saída do cais da Tavares de Lyra em Natal conseguiu convencer os técnicos pernambucanos que a densidade histórica do solo e do genocídio de Cunhaú não poderiam ficar à margem. Afinal, foi restituída a capela de Cunhaú, com recursos do Programa Pró-Memória do governo federal e da Fundação Roberto Marinho sob as lágrimas de dom Nivaldo, quando revivia em palavras o sofrimento do martírio.
A restauração de ruínas históricas são possibilidades técnicas cosagradas e aceitas no sentido de resguardar e/ou recompor as origens, a memória, as raízes, em qualquer sentido, apurados os fundamentos, o legado e a importância no contexto cultural de qualquer local, cidade ou povo. Assim ocorreu também com as ruínas do Solar do Ferreiro Torto em Macaíba. Em 1974, como prefeito, desapropriei o velho casarão e toda a área adjacente que pertencia aos herdeiros de dona Amélia Machado. Houve contenda cartorial (que era de se esperar), mas, por sentença judicial, meses depois, o município tomou posse do imóvel em ruínas. Ano seguinte, convidado pelo então governador Tarcísio Maia, assumi a presidência da Empresa de Turismo do Rio Grande do Norte, renunciando um ano do mandato de prefeito. Com recursos obtidos junto ao governo federal para a restauração de monumentos históricos para fins turísticos, foi celebrado convênio com a Fundação José Augusto e repassados os recursos recebidos, visto que, ela é a instituição responsável pelo patrimônio memorialístico do Rio Grande do Norte. Essa decisão, corroborada pelos colegas da diretoria Valmir Targino e Francisco Revoredo, custou a minha saída do cargo de presidente da EMPROTURN. O governador desejava que o recurso federal fosse aplicado na recuperação da cadeia pública de Mossoró. Mas, o Solar do Ferreiro Torto felizmente foi restaurado com luta e adversidade. Paguei caro por uma obstinação que muitos esqueceram.
Sobre esse episódio cabe uma reflexão: por que o atual governo recusou a dotação federal de quase hum milhão de reais para restaurar o empório dos Guarapes? Ademais, a área desapropriada é propriedade do Rio Grande do Norte, tombado pelo patrimônio histórico, já com o projeto técnico pronto e o dinheiro na Caixa Econômica Federal “ouvindo” a omissão, conforme atestou a Procuradoria da Defesa do Patrimônio e do Meio Ambiente. Chegaram até a informar que a verba havia retornado a Brasília. Depreende-se que o governo do Estado procura convencer permanentemente as pessoas com aquilo que elas não precisam.
Com a palavra os responsáveis.

(*) Escritor.

02/11/2017

FINADOS


Dia de Finados: O que diz a Bíblia?

por Pr. Natanael Rinaldi

No dia 2 de novembro se celebra o culto aos mortos ou o dia de Finados. Qual a origem do culto aos mortos ou do dia de Finados?

O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

Como chegou aqui no Brasil essa celebração de 2 de novembro ser celebrado o dia de Finados?

O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

Tem apoio bíblico essa tradição de se rezar pelos mortos no dia 2 de novembro? Como um cristão bíblico deve posicionar-se no dia de Finados?

Nada de errado existe quando, movidos pelas saudades dos parentes ou pessoas conhecidas falecidas, se faz nesse dia visita os cemitérios e até mesmo se enfeitam os túmulos de pessoas saudosas e caras para nós. Entretanto, proceder como o faz a maioria, rezando pelos mortos e acendendo velas em favor das almas dos que partiram tal prática não encontra apoio bíblico.

A maioria das pessoas que visitam os cemitérios no dia de Finados está ligada à religião católica. Por que os católicos fazem essa celebração aos mortos com rezas e acendendo velas junto aos túmulos?

Porque segundo a doutrina católica, os mortos, na sua maioria estão no purgatório e para sair mais depressa desse lugar, pensam que estão agindo corretamente mandando fazer missas, rezas e acender velas. Crêem os católicos que quando a pessoa morre, sua alma comparece diante do arcanjo São Miguel, que pesa em sua balança as virtudes e os pecados feitos em vida pela pessoa. Quando a pessoa não praticou más ações, seu espírito vai imediatamente para o céu, onde não há dor, apenas paz e amor. Quando as más ações que a pessoa cometeu são erros pequenos, a alma vai se purificar no purgatório.

Existe base bíblica para se crer no purgatório, lugar intermediário entre o céu e o inferno?

Não existe. A Bíblia fala apenas de dois lugares: céu e inferno. Jesus ensinou a existência de apenas dois lugares. Falou do céu em Jo 14.2-3 e falou do inferno em Mt 25.41.

Segundo a Bíblia o que acontece com os seres humanos na hora da morte?

No livro de Hebreus 9.27 se lê que após a morte segue-se o juízo. E Jesus contou sobre a situação dos mortos Lc 16.19-31. Nessa parte bíblica destacamos quatro ensinos de Jesus: a) que há consciência após a morte; b) existe sofrimento e existe bem estar; c) não existe comunicação de mortos com os vivos; d) a situação dos mortos não permite mudança. Cada qual ficará no lugar da sua escolha em vida. Os que morrem no Senhor gozarão de felicidade eterna (Ap 14.13) e os que escolheram viver fora do propósito de Deus, que escolheram o caminho largo (Mt 7.13-14) irão para o lugar de tormento consciente de onde jamais poderão sair.

Fora a crença sobre o estado dos mortos de católicos e evangélicos, existem outras formas de crer sobre a situação dos mortos. Pode indicar algumas formas de crer?

Sim.

A) os espíritas crêem na reencarnação. Reencarnam repetidamente até se tornarem espíritos puros. Não crêem na ressurreição dos mortos.
B) os hinduístas crêem na transmigração das almas, que é a mesma doutrina da reencarnação. Só que os ensinam que o ser humano pode regredir noutra existência e assim voltar a este mundo como um animal ou até mesmo como um inseto: carrapato, piolho, barata, como um tigre, como uma cobra, etc.
C) os budistas crêem no Nirvana, que é um tipo de aniquilamento.
D) As testemunhas de Jeová crêem no aniquilamento. Morreu a pessoa está aniquilada. Simplesmente deixou de existir. Existem 3 classes de pessoas: os ímpios, os injustos e os justos. No caso dos ímpios não ressuscitam mais. Os injustos são todos os que morreram desde Adão. Irão ressuscitar 20 bilhões de mortos para terem uma nova chance de salvação durante o milênio. Se passarem pela última prova, poderão viver para sempre na terra. Dentre os justos, duas classes: os ungidos que irão para o céu, 144 mil. Os demais viverão para sempre na terra se passarem pela última prova depois de mil anos. Caso não passem serão aniquilados.

E) os adventistas crêem no sono da alma. Morreu o homem, a alma ou o espírito, que para eles é apenas o ar que a pessoa respira, esse ar retorna à atmosfera. A pessoa dorme na sepultura inconsciente.

Como se dará a ressurreição de todos os mortos?

Jesus ensinou em Jo 5.28,29 que todos os mortos ressuscitarão. Só que haverá dois tipos de ressurreição; para a vida, que ocorrerá mil anos antes da ressurreição do Juízo Final. A primeira ressurreição se dará por ocasião da segunda vinda de Cristo, no arrebatamento. (1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.51-53). E a ressurreição do Juízo Final como se lê em Apocalipse 20.11-15.


01/11/2017

O IHGRN ESTÁ VIVO E ATUANTE


 COMENDA "VALORES FAMILIARES E COMUNITÁRIO"


O Presidente ORMUZ foi palestrante e recebeu a Comenda pelo IHGRN e, coincidentemente a Sra. Priscilla Simonetti, sua filha, pela INTERTV.

 Momento da palestra

 Entrega do Diploma

 Exposição dos troféus

OUTRO INSTANTE FOI PROPORCIONADO NA OPORTUNIDADE DA ABERTURA DAS JANELAS DA BIBLIOTECA, APÓS A REFORMA, OUTRORA SEM ACESSO, E POR MUITOS ANOS, ESCONDENDO A VISÃO QUE AGORA ESTÁ SENDO VISLUMBRADA DIARIAMENTE COMO SE PODE VER DAS FOTOGRAFIAS DE GUSTAVO SOBRAL
 VISTA PARA OS FUNDOS DO PALÁCIO POTENGY (HOJE DA CULTURA)
 VISTA PARA A PRAÇA ANDRÉ DE ALBUQUERQUE, VENDO-SE O OBELISCO ERGUIDO PELO IHGRN HÁ 100 ANOS, EM HOMENAGEM AOS MÁRTIRES POTIGUARES DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1917, CUJAS PLACAS FORAM DESTRUÍDAS E SERÃO RECOLOCADAS COM A PARTICIPAÇÃO DA MAÇONARIA
 VISTA PARA A CALÇADA DA VELHA CATEDRAL 
NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO
 AINDA A PRAÇA ANDRÉ DE ALBUQUERQUE
 OUTRA VISTA PARCIAL DA PRAÇA E CALCAÇADA 
DA VELHA CATEDRAL
 PARTE LATERAL DA VELHA CATEDRAL, 
VENDO-SE O PORTÃO DE ACESSO DE VEÍCULOS
 VISTA DO LARGO VICENTE DE LEMOS E SEU BELO JARDIM
PARTE LATERAL DA VELHA CATEDRAL 
 COLOCAÇÃO DE PORTA DE ACESSO LATERAL DO 
ANEXO DO IHGRN, SEGUINDO AS PRESCRIÇÕES E 
FISCALIZAÇÃO DO IPHAN
 VISTA LATERAL PARA A PRAÇA PADRE JOÃO MARIA
VISÃO DOS SERVIÇOS NA PARTE INTERNA
PORTA PARCIALMENTE COLOCADA
PORTA DEFINITIVAMENTE COLOCADA, AINDA SEM NOVA PINTURA 

O RENASCIMENTO DE CUNHAÚ

Valério Mesquita*

Câmara Cascudo, em sua Acta Diurna publicada em "A REPÚBLICA", em 13 de outubro de 1945, dizia:
"Não há trecho de terra mais sagrado para nós. Foi o primeiro núcleo industrial da Capitania e a região mais revirada pela guerra e molhada de sangue. Ali viveram os filhos e descendentes do fundador da Cidade do Natal. Ali lutaram Felipe Camarão e Henrique Dias. Ali viveu na tranqüilidade André de Albuquerque.
Lutas, festas, crimes, atrocidades, riquezas, alegrias, orgulhos, poderio, tudo passou como poeira ao vento solto.
Restam as ruínas negras, guardando a lembrança sem pausa do martírio. Sem túmulo, rondam, no silêncio da noite tropical, as almas dos sacrificados.
A Capela era o cemitério aristocrático dos Albuquerque Maranhão. E um altar inteiro, devocionário de religião instintiva, como os heróis que se dedicam ao Deus do Céu e ao Rei da Terra."
Em 1985, a Capela de Cunhaú foi restaurada pela Fundação José Augusto com o apoio das Fundações Pró-Memória e Roberto Marinho. A tarde festiva do seu ressurgimento, foi a maior emoção que vivi ao longo dos cinco anos que passei na F.J.A.
Ali há o convívio equilibrado entre o místico e o humano. Território livre da fantasia, Cunhaú é o grande palco onde melhor se revela a alma de uma época e os seus valores essenciais. Numa singular procissão de lembranças, hoje, os gestos, os passos, as silhuetas dos que povoaram o templo e as cercanias se eternizam. Cunhaú exerce sobre nós um poderoso fascínio, uma paixão obscura e recôndita, nunca aplacada nem satisfeita, a conduzir a imaginação em viagens lendárias e míticas, ao universo feudal dos Albuquerque Maranhão, dos fidalgos, dos colonos, dos escravos, dos religiosos, dos índios e dos invasores, como se tudo ainda estivesse suspenso no ar, como nos versos de Manoel Bandeira. A reflexão dessas paredes da Capela de Nossa Senhora das Candeias nos conduz a essa pátria dos sonhos, terra das ilusões, de almas taladas à ferro e a fogo, como se fôra um desejado e atingível Paraíso Perdido.
Enfim, evoco a Capela de Cunhaú, neste canto de página emergido do escuro nebuloso e mágico, engrandecida na reconstituição de arquitetos, engenheiros, pedreiros e serventes, todos historiadores manuais de sua magnitude esplendorosa.
Hélio Galvão, à maneira proustiana, diz que o tempo perdido pode ser procurado. Talvez até recuperado. O poder da evocação pode fazer o milagre de repassar aos nossos olhos a paisagem que desapareceu, as pessoas que já não vivem ou refluir aos ouvidos a voz emudecida e trazer de novo à memória, aos pedaços, episódios, fatos, gestos, modos que não vimos nem participamos.
A necessidade da restauração da Capela era um desejo acalentado há muito tempo. A decisão política culminou com a determinação do então Presidente da SPHAN-Pró-Memória, Dr. Marcos Vinícius Villaça, através da visita à mesma conosco acompanhado, em princípio de 1985. Adotamos como critério a reincorporação dos elementos antigos constituintes da mesma, como a lápide, a pia de água benta, local do sino e finalmente a imagem de Nossa Senhora das Candeias, sua padroeira, com a finalidade de mantermos acesa, para gerações futuras, a chama que testemunha nosso passado histórico.
Ver a Capela hoje é ouvir, é sentir. Por isso, ouçamos Cascudo, novamente, que dizia em 1949, pedindo a sua restauração:
"O Forte dos Reis Magos e Capela de Cunhaú tem sido constantes tão vivas e permanentes na minha atividade provinciana como os dois movimentos fisiológicos da respiração.
A Capela de Cunhaú é o santuário do Rio Grande do Norte.
Lugar de morte pelo ódio e em louvor da fidelidade à tríade antiga consagradora, a Deus, ao Rei e à Família.“
Era a antevisão de Cascudo há 45 anos atrás. O apelo emocional depois atendido.
A Fundação José Augusto, ao restaurar em 1985 aquele relicário, ressuscitou um desfile sonoro, a paisagem das almas, o firmamento de sonhos, o chão dos túmulos que guardam os espíritos. Enfim, resgatou a memória histórica do Rio Grande do Norte.


(*) Escritor.