13/10/2020


 

LUCIA HELENA

(Depoimento do ex-presidente da UBE-RN, Eduardo Gosson, acerca da escritora LUCIA HELENA)

 

Tem pessoas que passam em nossas vidas e não acrescentam  nada; outras deixam marcas profundas. LUCIA HELENA PEREIRA pertencia a esse segundo grupo. Nascida em Ceará-Mirim pertencia à aristocracia do  açúcar.

Neta da escritora MADALENA ANTUNES (primeira mulher a escrever um romance no RN e JUVENAL ANTUNES, poeta, morou um tempo no Acre, onde foi Promotor de Justiça. Ficou famoso com o seu poema Elogio à preguiça.

Neta de MADALENA ANTUNES  e sobrinha de JUVENAL ANTUNES, logo estaria familiarizada\com o fazer literário.

Presidiu por 10 anos a ASSOCIAÇÃO DE MULHERES JORNALISTAS E ESCRITORAS – AJEB-RN.

Passei a conhecê-la  durante um sarau que realizei na  livraria  AS BOOK. O saudoso ENÉLIO PETROVICH foi quem fez a ponte entre nós.

Reconstruída a UBE-RN logo veio a ocupar a Diretoria de Divulgação onde realizou um profícuo trabalho. Foi uma assessora eficiente. Pronta para combater o bom combate a qualquer hora. Certa vez liguei para ela  às 2 horas da madrugada para contar-lhe um fato extraordinário.

Tinha uma qualidade nobre: dizia o que pensava. Não se importava se voava pedaço para todo lado. Corajosa, certa vez fui deixa-la em  sua residência, em Lagoa Nova. Durante o trajeto um carro, ocupado por dois homens,  quase batia  em nós. Um deles gritou: -sai do meio se não passo por cima de vocês! Provocaram e foram adiante. Ela olhou para mim e disse: - Dudu, acelere o carro atrás daqueles bandidos. Tentei com muito jeito demovê-la desta atitude.

Pessoas assim o mundo está carente: coragem e caráter íntegro.

LUCIA, como você está fazendo falta a todos os que ficamos neste Vale de  Lágrimas. Fundaremos uma  UBE pertinho de JESUS.

Abraço do seu amigo

Eduardo Gosson  

Nenhum comentário:

Postar um comentário