21/01/2015

 

Missa de Sétimo Dia de Anna Maria Cascudo será quarta-feira (21/01), 16h, no Instituto Câmara Cascudo

A Missa de Sétimo Dia da associada e fundadora da AMPERN, Anna Maria Cascudo Barreto, será celebrada na próxima quarta-feira, 21 de janeiro, às 16h, no Instituto Câmara Cascudo, localizado na Av. Câmara Cascudo, 377 – Centro (antiga av. Junqueira Aires).
Anna Maria Cascudo faleceu na ultima quinta-feira (16), vítima de complicações respiratórias provocadas por um câncer no esôfago.
A AMPERN agradece aos que comparecerem à celebração.
Confira abaixo um pouco da vida e da carreira profissional de Anna Maria Cascudo Barreto:
Procuradora de Justiça aposentada, Anna Maria Cascudo Barreto foi uma das fundadoras da Associação do Ministério Público do RN (AMPERN), no dia 10 de abril de 1969. Ao longo da carreira ministerial, passou pelas comarcas de Natal (1956), São Gonçalo do Amarante (1961), Curadoria de Acidentes de Trabalho da Comarca de Natal (1968), foi a 3ª Curadora da Comarca de Natal (1970) e assumiu o cargo de 6ª Procuradora de Justiça (1984), tendo se aposentado em seguida, no mesmo ano.
Era filha do folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo e de Dahlia Freire Cascudo. Nasceu no casarão da avenida Junqueira Aires, hoje Avenida Câmara Cascudo, onde o pai construiu grande parte de sua obra. Fundadora da Academia Feminina de Letras, onde ocupava a cadeira 13, e dona de cadeira na Academia Norte-Riograndense de Letras, Anna Maria Cascudo escrevia desde os 13 anos para uma coluna no extinto jornal “A República”. Nasceu em 13 de outubro de 1936.  Era viúva, deixou três filhos e três netos.
Publicou “Mulheres Especiais” (Global, SP) “O Colecionador de Crepúsculos” (Gráfica do Senado Federal, DF) “Neblina na Vidraça” (Global, SP), além de Ensaios de Abertura e prefácios em 16 livros de autores nacionais; participou de oito Antologias, sendo a mais recente “Nós Mulheres 4”, da Academia Brasileira de Arte, História e Cultura, SP e “Sinfonia de Cristal” lançado no Cobana (Clube dos Oficiais da Marinha), por ocasião da entrega das Medalhas de “Amigos da Marinha”.
Em 15 de março de 2009, foi escolhida como uma das “Cinquenta Mulheres Notáveis do Brasil’, pela Associação de Imprensa de Minas Gerais, e recebeu, em Itabira (MG), o Troféu “Cecília Meirelles”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário