07/06/2014

O MENINO DO BARRO VERMELHO



SAUDAÇÃO AO ACADÊMICO

EDILSON NOBRE

Jurandyr Navarro
Do Conselho Estadual de Cultura

Exmo. Sr. Acadêmico Adalberto Targino, MD Presidente desta Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte, em nome de quem saúdo os demais componentes da Mesa,

Senhoras e Senhores Acadêmicos,

Senhoras, meus Senhores:

Por generosa incumbência da Presidência desta Casa, farei a saudação de praxe, ao novel Acadêmico Edilson Pereira Nobre Júnior, que fará, dentro de instantes, a sua oração, Elogio ao Patrono, por imperativo regimental.

O Acadêmico em questão é possuidor de currículum dos mais ricos na esfera jurídica. Detentor de diplomas por mais importantes, resultado do seu estudo e trabalho operoso, dedicação profissional e responsabilidade.

São títulos obtidos, repito, a custo de ingente e perseverante labor continuado de anos.

Tal acervo cultural o credenciou, ao lado do seu talento, associado e atilada Inteligência colimar a consecução de uma cadeira nesta Instituição e que hoje, concretiza para alegria dos seus integrantes, a complementação da sua posse, festivamente comemorada, recentemente.

A minha saudação reveste-se, outrossim, do merecido elogio à sua pessoa de magistrado íntegro, honrado e diligente, cultor da vasta literatura do Direito.

Parabenizo-o pela sua entrada nesta Academia, enriquecida que ficou, por tê-lo como um dos seus associados.

Graças ao bom Deus, a nossa Arcádia jurídica é, toda ela, constituída de valores, os mais proeminentes da nossa sociedade, laureados que foram pela glória acadêmica. São imortais que honram a veste talar, que lhes orna os ombros, a personalidade, civilidade e saber cultural.

O cumprimento estatutário tem sido obedecido pelos associados, sob a criteriosa orientação do acadêmico Adalberto Targino, cujo desempenho presidencial é por todos elogiado e exaltado.

O ilustre Acadêmico Edilson Nobre, fará, dentro de instantes, o seu discurso laudatário à figura do Patrono da Cadeira nº 16, Miguel Seabra Fagundes, conhecido e proclamado luminar da ciência do Direito.

Edilson Nobre, julgador dos mais nobres, da magistratura brasileira, trilhou, em curto espaço de tempo, uma trajetória das mais brilhantes da sua carreira profissional.

Na Universidade Federal de Pernambuco cursou ele o Mestrado e o Doutoramento. Neste último, obteve o título através a apresentação de tese aprovada pela banca examinadora, por distinção, em Direito Administrativo e, naquele, em elaborada Dissertação, intitulada “Medidas Provisórias: Controle Legislativo e Juridicional”.

Na metrópole lusitana, pátria originária das Arcádias literárias e berço da legendária Coimbra, secular santuário do Direito, Edilson Nobre teve o grato ensejo de fazer Curso de Aperfeiçoamento em Direito Constitucional.

Nessa pós-graduação tão rica e diversificada, realizou, também, curso de Especialização em Direito Administrativo.

O novo Acadêmico é docente universitário e Desembargador Federal. Exerceu,  também, o elevado cargo de Procurador da República, tendo, anteriormente, funcionado no Ministério Público Estadual.

A sua produção bibliográfica é por demais densa, em revistas, periódicos e livros especializados.

Diante dessas considerações, expressadas a vôo de pássaro, é com admiração que saúdo, em nome dos presentes,  nesta manhã cultural, o ilustre e ilustrado Acadêmico Edilson Pereira Nobre Júnior.

Natal, 11 de outubro de 2013






Nenhum comentário:

Postar um comentário