28/11/2013


 
HOMENAGEM PÓSTUMA

A HÉLIO VASCONCELOS

OAB/RN

O Presidente Sérgio Freire ao designar-me para falar em nome da entidade nesta solenidade póstuma (7º Dia do encantamento de Hélio Vasconcelos) fez acelerar as cordas do meu coração. É que ao longo da vida tivemos em Hélio Vasconcelos o amigo, o incentivador, o exemplo a ser seguido na arte de ajudar o próximo.

Nasceu o homenageado em Macaíba, sendo filho de Salomão Lima de Vasconcelos e Maria de Vasconcelos, no dia 26 de novembro de 1932. Cursou Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte na turma de 1961. Dr. Hélio foi aluno da primeira turma de direito da UFRN e foi escolhido como o orador oficial para discursar na cerimônia que federalizou a Universidade. Cascudo era até professor na época. Nunca se candidatou à política, mas foi um homem político durante toda a sua vida.

Começou a se destacar como líder estudantil, motivo que justificou sua prisão em 1964, assim que eclodiu o golpe militar no país. Quando foi liberado, a alternativa que Hélio Vasconcelos encontrou foi a de se exilar no Rio de Janeiro, onde se tornou consultor jurídico da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem). Ele só retornaria a Natal na década de 80 a convite do advogado e ex-reitor Diógenes da Cunha Lima, de quem acatou a sugestão de se tornar professor do curso de direito na UFRN. "A condição dele para aceitar o pedido era criar a cadeira de Direito do Menor e do Adolescente", lembra a esposa, dona Hilda. A disciplina foi criada e ele lecionou no curso até o surgimento da doença, no dia 6 de janeiro de 2003.

Foi presidente da OAB/RN no período 1993/1995. Teve uma trajetória brilhante na Instituição, com registro de vários importantes feitos. Durante sua gestão recebeu a medalha "Djalma Marinho" e fez questão de dividi-la com a própria OAB.

Na gestão do advogado José de Ribamar de Aguiar foi designado para compor comissão para processar estudos preliminares no sentido da criação da Escola Superior de Advocacia (ESA), tendo como companheiros integrantes os colegas Francisco de Assis Câmara, Hérbat Spencer, Giuseppi da Costa e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.

Dr. Hélio foi conselheiro federal da OAB durante 20 anos, passou pela Secretaria de Educação, durante o primeiro governo de José Agripino Maia (década de 80) e foi presidente da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem) no Rio Grande do Norte.

Figura respeitada dentro da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Hélio construiu também uma bela família. São três filhas muito bem encaminhadas e todas unidas por causa do amor dele. Quando começou a sofrer os efeitos da doença de Lewy, ele fez questão de finalizar um livro de memórias. "Caminhada se faz ao Caminhar com Liberdade", traz boa parte de sua história autobiografada.

Em nome do Presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, e de todos os advogados norte-riograndenses comungamos espiritualmente com a partida de Hélio, justamente agora quando ele deixa a terra e se entrega aos braços de Deus.

Natal, outubro de 2013

Odúlio Botelho Medeiros

Membro Honorário Vitalício da OAB/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário