06/11/2013

Clarissa Torres
Clarissa Torres 6 de novembro de 2013 15:09
Mais sobre nós:

Aboio. 1) canto entoado sem palavras, entoado pelos vaqueiros enquanto conduzem o gado. Os vaqueiros aboiam quando querem orientar os companheiros dispersos durante as pegas de gado. 2) Canto em versos, modalidade de origem moura, berbere, da África Setentrional.
Definição retirada do Dicionário do Folclore Brasileiro, 2ª edição, de Luís Da Câmara Cascudo.
Para “aboiar”, o vaqueiro precisa estar acompanhado. Através dos sons -música- o grupo se movimenta em conjunto para trabalhar, unindo o gado. É exatamente sob essa ótica que o coletivo de artes visuais produz/se une, para criar em total sintonia grupal, um aboio, coisa de quem mal precisa extrair palavras inteiras para se fazer entender dentro do grupo, e assim gerar uma obra de arte em cada encontro.
O trio é composto pelos artistas visuais Clarissa Torres, Viviani Fujiwara e Rodrigo Fernandes. Cada qual com uma linguagem visual/estilo artístico marcante, desenvolvido dentro de muito estudo e seguindo referências que guiaram o trabalho individual. Juntos, os artistas deixam transparecer a marca registrada de cada um, seja em forma de personagens femininas, animais ou figuras geométricas. Todos têm seus trabalhos desenvolvidos dentro de uma linguagem visual elaborada.
A necessidade de se conectar a outros artistas, e consequentemente a outras técnicas e referências distintas das usadas, fez com que o trio decidisse se reunir para pintar em conjunto, explorando o universo da criação totalmente comunitária, testando outros suportes, outros locais de interferência artística. A ideia era mesmo sair do comodismo do estilo de cada um e criar uma nova assinatura a 6 mãos.
“Nosso grito é visual, nossa linguagem é urbana, nossa produção é coletiva!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário