13/10/2020

 


A democracia, as eleições e a cidade

Tomislav R. Femenick – Jornalista

 

Dentre os inúmeros presentes que recebemos dos gregos (falo dos presentes genuínos, e não do cavalo de Troia), a democracia talvez tenha sido o mais precioso. Todavia, como muitas outras coisas – tais quais o ar e a água – é frequente não nos darmos conta de sua importância. A democracia é como a liberdade, a sua irmã siamesa; falamos muito sobre elas, porém só “sentimos” a sua importância quando as perdemos.

Como já deu para notar, o assunto de hoje é a democracia, explicitada nas eleições que se aproximam. Mas, afinal de contas, quem é essa senhora? Teórica e filosoficamente, a democracia (do grego: δῆμος”, povo; “κράτο”, poder) é o regime político em que todo o poder se origina do povo. Em nossa Constituição está dito: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”. É lindo, não é?

Ela, a democracia, parece estar presente em todo o processo eleitoral, mas somente parece. Acontece que, no Brasil, os partidos políticos têm donos que se assenhoram da máquina e impõem sua vontade, prostituindo o conceito de democracia. Esses senhores fazem o que querem, escolhem os candidatos e a distribuição dos recursos do fundo partidário. E o povo? Ora, o povo! O povo é apenas massa de manobra desses senhores que transformam os partidos políticos em verdadeiros feudos, nos quais eles mandam e, mais que isso, desmandam.

As eleições que se aproximam são um exemplo clássico desse proceder. Para angariar votos, vale tudo, inclusive candidatos inexpressivos, sem plataforma nenhuma, mas que são simpáticos e possíveis puxadores de votos para reforçarem a votação das legendas. As redes sociais das quais participo dão um exemplo típico. Tenho recebido mensagens pedindo meu voto, oriundas de pessoas que conheço e, também, de outras que não conheço e de quem nunca ouvi falar. Tem de tudo. De pagodeiro a doutores, de intelectuais a gente do povo, de políticos profissionais a estreantes, dos que apresentam enredos de planos de ação aos que apelam para a excitação de sentimentos. No entanto, a grande maioria se apega a nomes como Bolsonaro ou Lula.

O que esses senhores e senhoras se esquecem é de que as próximas eleições têm caráter municipal, têm a ver com o cotidiano da cidade em que moramos; aqui, no nosso caso, a cidade de Natal, uma urbe cheia de problemas que nunca são resolvidos, dos mais simples aos mais sérios. Por exemplo: quase ninguém fala do nosso eterno problema de saneamento básico, do desmantelo que é o transporte público, da desatualização do Plano Diretor que engessou o desenvolvimento urbano. Há, dirão, mas esses são problemas que exigem grandes recursos ou grandes trabalhos. Sim, no entanto é para resolver grandes problemas que existem prefeitos e vereadores. Os pequenos, os funcionários burocráticos resolvem sozinhos.

O que falta é vontade política para resolvê-los, inclusive os pequenos assuntos controversos. Quer exemplos? Temos aos montões. Entram e saem governantes e ninguém resolve a questão da numeração das edificações de nossas ruas, avenidas e praças. Localizar um número é enfrentar uma loucura organizada. Em alguns logradores, não há um segmento lógico, há repetição de números, um número alto é seguido de um número baixo e assim por diante. Para completar a loucura, a maioria das ruas não têm placas nos cruzamentos.

Outra loucura é a altura das calçadas. Saindo dos bairros centrais, encontramos calçadas de todas alturas, umas baixas e outras altas, umas seguidas das outras. Completam o quadro da desordem os rebaixamentos ou as elevações para as entradas dos carros. As pessoas, principalmente as com deficiência de locomoção, que se lixem.                 

Não vi nem ouvi nenhum candidato falar nesses problemas; são pequenos demais para eles se envolverem. O foco deles é se apresentarem como simpáticos ou seguidores dessa ou daquela corrente, de direita ou de esquerda. A maioria pensa apenas em se dar bem.

 

Tribuna do Norte. Natal, 10 out. 2020.

 

 



 

LUCIA HELENA

(Depoimento do ex-presidente da UBE-RN, Eduardo Gosson, acerca da escritora LUCIA HELENA)

 

Tem pessoas que passam em nossas vidas e não acrescentam  nada; outras deixam marcas profundas. LUCIA HELENA PEREIRA pertencia a esse segundo grupo. Nascida em Ceará-Mirim pertencia à aristocracia do  açúcar.

Neta da escritora MADALENA ANTUNES (primeira mulher a escrever um romance no RN e JUVENAL ANTUNES, poeta, morou um tempo no Acre, onde foi Promotor de Justiça. Ficou famoso com o seu poema Elogio à preguiça.

Neta de MADALENA ANTUNES  e sobrinha de JUVENAL ANTUNES, logo estaria familiarizada\com o fazer literário.

Presidiu por 10 anos a ASSOCIAÇÃO DE MULHERES JORNALISTAS E ESCRITORAS – AJEB-RN.

Passei a conhecê-la  durante um sarau que realizei na  livraria  AS BOOK. O saudoso ENÉLIO PETROVICH foi quem fez a ponte entre nós.

Reconstruída a UBE-RN logo veio a ocupar a Diretoria de Divulgação onde realizou um profícuo trabalho. Foi uma assessora eficiente. Pronta para combater o bom combate a qualquer hora. Certa vez liguei para ela  às 2 horas da madrugada para contar-lhe um fato extraordinário.

Tinha uma qualidade nobre: dizia o que pensava. Não se importava se voava pedaço para todo lado. Corajosa, certa vez fui deixa-la em  sua residência, em Lagoa Nova. Durante o trajeto um carro, ocupado por dois homens,  quase batia  em nós. Um deles gritou: -sai do meio se não passo por cima de vocês! Provocaram e foram adiante. Ela olhou para mim e disse: - Dudu, acelere o carro atrás daqueles bandidos. Tentei com muito jeito demovê-la desta atitude.

Pessoas assim o mundo está carente: coragem e caráter íntegro.

LUCIA, como você está fazendo falta a todos os que ficamos neste Vale de  Lágrimas. Fundaremos uma  UBE pertinho de JESUS.

Abraço do seu amigo

Eduardo Gosson  

09/10/2020



 

Os cafés e a festa
Posso dizer que dois livros me fizeram passar temporadas fora do Brasil. Um deles foi “Amor a Roma” (1982), do nosso Afonso Arinos de Melo Franco (1905-1990), sobre o qual até já escrevi. O outro foi “Paris é uma festa” (“A Moveable Feast”, 1964), de Ernest Hemingway (1899-1961). Os respectivos títulos já informam sobre quais cidades estamos falando.
Ernest Hemingway, americano, prêmio nobel de literatura em 1954, é autor de textos clássicos. Contos e romances eram sua especialidade. Esportista, namorador, expatriado, membro da chamada “geração perdida”, infelizmente acabou tirando a própria vida em 1961. “Paris é uma festa” é um livro de memórias. Foi escrito no fim dos anos 1950 para o começo dos 1960, em estadas do autor em Cuba, na Espanha e em Idaho/EUA. Mas são memórias sobre uma Paris dos anos 1920, quando muitos escritores norte-americanos, com o dólar favorável, conseguiram ali viver “confortavelmente”. Hemingway, Gertrude Stein (1874-1946), Erza Pound (1885-1972), F. Scott Fitzgerald (1896-1940) e outros menos votados. Juntos e misturados.
Em 2006, com “Paris é uma festa” na cabeça, eu parti para a França. Na terrinha, havia deixado coisas inacabadas, que perturbavam a minha paz. A ideia era passar uns três ou quatro meses longe delas. Logo tomei quarto num pequeno hotel na Rue Madame, em Saint-Germain-des-Prés. No meu tempo, o estabelecimento era muito simples, quase uma pensão. Voltei lá para dar uma espiada faz uns dois anos. Está remodelado e chique. Chama-se agora La Villa Madame e não é mais coisa para estudante. Matriculei-me também na Alliance Française Paris Ile-de-France, que fica no número 101 do Boulevard Raspail, nas abas do bairro de Montparnasse, muitíssimo perto de onde eu estava morando. Foi uma das mais acertadas decisões que tomei. Essa Aliança de Paris, mais do que uma escola, é um espaço cultural fantástico. E, deixando todas as minhas preocupações no Brasil, aqueles meses sabáticos foram uma verdadeira catarse.
Estou quase certo de que a minha paixão – ou vício, já que devo coisas a Deus e ao diabo – por café e cafés começou naquela época. Paixão à la Hemingway, que também virou um habitué dos cafés de Paris. Como anota Jessica Powell, em “Literary Paris: a Guide” (The Little Bookroom, 2006), sobre o autor de “Paris é uma festa”: “La Closerie des Lilas e Le Dôme estavam entre os seus favoritos, mas havia também o Dingo Bar (então no número 10 da rua Delambre), onde ele pela primeira vez encontrou-se com F. Scott Fitzgerald, e Le Falstaff (42, rua do Montparnasse), que ainda serve comida inglesa e bebidas. A Brasserie Lipp (151, boulevard do Saint-Germain) era boa para cerveja e comida alsaciana, e Les Deux-Magots para um café crème com James Joyce. (…). Mesas de cafés frequentemente serviam como sua escrivaninha, e ocasionalmente são retratadas nos seus trabalhos. O Café de la Paix (ainda no número 5, praça de l'Opéra) foi o pano de fundo para o seu conto My Old Man, enquanto o Dingo Bar serviu de cenário para A Sea Change. E, em The Sun Also Rise, a personagem Jack alega: ‘partindo da margem direita do rio, não importa para qual café em Montparnasse você peça ao taxista para lhe deixar, ele sempre vai levar você para o Rotonde’”.
Assim como Hemingway, eu frequentei os cafés do Boulevard Montparnasse e, sobretudo, os do Boulevard Saint-Germain, sempre vendo a rua passar. Escrevi quase nada. Mas bebi muito. Café, vinho e outras coisas mais, embora não quisesse fazer parte de geração perdida alguma. Coisas inusitadas aconteceram, claro. A bela e elegante dama de Bilbao, casada, que sempre insistia em me pagar um vinho no Les Deux-Magots. Ainda hoje me pergunto o que ela queria a mais com aquilo. E havia, também, as garotas de Chicago, fãs de jazz e leitoras de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Tirando a chatice do filósofo, elas eram divertidíssimas, podem ter certeza. Mas isso são outras histórias, que nem sei se devo contar aqui.
De toda sorte, há uma frase mais que famosa de Hemingway: “Se, na juventude, você teve a sorte de viver na cidade de Paris, ela o acompanhará sempre até ao fim da sua vida, vá você para onde for, porque Paris é uma festa móvel”.
Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Taciana Jales e outras 4 pessoas
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08/10/2020

 H O J E




 

Que tal provar um Saint Peter ou uma TILÁPIA...

Patrimônio

Graco Aurélio Câmara de Melo Viana

Professor Associado da UFRN

Sócio Efetivo do IHGRN

 

 

Há tempos que um amigo me disse para escrever sobre a Tilápia, na tentativa de desmistificar sua má fama e apresentar sua importância histórica na alimentação do “homem nordestino”. Agora, vamos tentar conseguir este intento.

 

 

 

Nossa intenção não é publicar um artigo acadêmico, uma vez que existem especialistas mais qualificados para tal tarefa, quando o assunto é o peixe Tilápia, da espécie Sarotherodon niloticus, com suas novas e geneticamente melhoradas “variedades”, comercializadas com muito sucesso no mercado mundial. A personagem deste texto é originária das águas do Rio Nilo, também encontrada nos rios e lagos da África. Na atualidade é “espécie do mundo” estendendo-se da Ásia às Américas por suas qualidades biológicas e organolépticas.

 

Ao voltarmos para a história da Tilápia no Brasil, inicialmente, temos de reverenciar a criação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o quase centenário DNOCS. À esse órgão devemos a “invenção” deste peixe nos açudes nordestinos, construídos para combater totalmente ou, pelo menos, minimizar os efeitos dos anos de secas prolongadas no sertão. Sobre os açudes, nosso “sertanejo maior”, o Doutor Honoris Causa da UFRN Oswaldo Lamartine, os descreve de forma exemplar em um de seus livros sobre o tema.

 

Historicamente, temos que nos referir ao pioneirismo do naturalista alemão Dr. Rodolpho Von Ihering que se instalou nas terras do Ceará, lá pelos idos de 1940-, e deu início aos estudos dessa espécie.  Também não podemos esquecer do Dr. José William Bezerra,  que entre outros pesquisadores da Estação de Piscicultura de Pentecostes, deu novo impulso à piscicultura continental com a produção dos alevinos na Estação de Piscicultura, hoje nominada de Centro de Pesquisas em Aquicultura “Rodolpho Von Ihering.

  

No Rio Grande do Norte a Tilápia também  teve seu destaque institucional, através da Estação de Piscicultura “Estevão de Oliveira”- DNOCS - localizada em Caicó; e, por meio da Estação de Piscicultura “Sebastião Monte”, da UFRN, em Macaíba. Ambas contribuíram para difusão da tilapicultura e foram responsáveis pelos alevinos utilizados nos peixamentos de açudes e das primeiras pesquisas, que ajudaram a consolidar uma base de dados dessa espécie, proporcionando o  aprendizado de gerações de estudantes e piscicultores.

 

A criação da Tilápia do Nilo esteve limitada à produção de alevinos e ao povoamento dos açudes recém construídos pelo sertão nordestino, entre as décadas de 70 e 80. Os peixamentos foram muitos, alguns até festivos e representavam a “ocupação” das águas pela Tilápia, que tornou-se popularmente conhecida por “pilatos”. Ela, a Tilápia, compartilharia assim, o mesmo corpo d’água com os nativos carás, piaus  e piabas. Tal ocupação teria originado muitas “estórias” e algumas pelejas ambientais, ocasionadas pela espécie “exótica” trazida da África, que se tornou mais nativa do que qualquer outra espécie introduzida pela Aquicultura.

 

É importante destacar que no inicio da produção da Tilápia nos pequenos açudes, os resultados não foram nada estimulantes na colheita com a captura de milhares de peixes pequenos e de pouco valor comercial. Essa situação estaria relacionado com a limitada  tecnologia na produção dos alevinos, especificamente na sexagem dos machos e das fêmeas, que ocasionavam reprodução excessiva e competição alimentar, e associado à falta de insumos apropriados para a sua alimentação, restringia o crescimento do peixe. Na verdade, tecnicamente, o sistema adotado era da piscicultura extensiva.

 

Por um bom tempo, apelidado de “pilatos” e com gosto de “barro” só poderia ter ficado com má fama mesmo. De feira em feira, tratado como o “peixinho feio”, certamente morrendo de inveja do belo e saboroso Tucunaré, e para quem alimentou até os apóstolos de Cristo a Tilápia encontraria quem a defendesse.  Portanto, registre-se que foi a Tilápia que garantiu ao sertanejo uma das únicas fontes de proteínas nos anos de secas brabas, quando os pequenos açudes ou barreiros secavam até  restar uma ínfima lâmina d’água, e nesta saltitavam esses peixinhos para alegria de quem os pescava.

 

É, o mundo dá muitas voltas...

 

Com a evolução tecnológica da Aquicultura, no caso, da piscicultura continental, a Tilápia passou a ser o peixe mais criado, valorizado e disputado no expressivo mercado mundial de alimentos saudáveis proveniente da atividade aquícola. Hoje, tem disponibilizada a mais alta tecnologia do setor produzida em modernos viveiros, tanques-rede, raceways,  intensivamente e superintensivamente.

 

Já tem lugar garantido nas maiores redes de supermercado, peixarias, fast foods e restaurantes  do mundo globalizado. Afirmo, e tenho “velhas” provas fotográficas, que já as visualizei no meio de salmões, hadocks, linguados, bacalhaus, toda faceira e destacada entre os nobres pescados.

 

Por vezes, fico pensando em São Pedro, padroeiro dos pescadores, quando da multiplicação das Tilápias no rio Nilo, que jamais  imaginaria o sucesso que aquele peixinho faz em famosos restaurantes e além mar e até da nossa Natal, levando seu nome. Muitos já devem ter lido no cardápio,  “Filé de Saint Peter com molho de alcaparras”. Trata-se de uma estratégia de marketing ou “marquetingue”, montada por uma empresa de piscicultura no Peru, que lançou a marca “Saint Peter Fish” para suas tilápias, na época, de coloração vermelhas como as nossas Ciobas.

 

Concluindo, esta estória virou um conto de fadas, pois de “Pilatos” à “Saint Peter”, a milenar Tilápia do Nilo conquistou as passarelas da gastronomia, ganhou campeonatos de “sabor e valor” e hoje faz parte da nossa cultura alimentar. Mesmo que a peçamos pelo seu nome de fantasia: “Garçom, por favor um filé de Saint Peter” , e após saboreá-la, exclamaremos: “ Ô tilápia boa da bixiga!

 

Bom Apetite!!!

Para ler este e outros inscritos, acesse: gustavosobral.com.br

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Colaboração de Gustavo Sobral.

 O abandono da Ética 

Padre João Medeiros Filho 


Além das adversidades da pandemia da Covid-19 e suas consequências, somos ainda surpreendidos por notícias deploráveis. São várias as narrativas sobre comportamentos inescrupulosos no que tange a desvios de recursos destinados a minorar o sofrimento da população. E como se não bastasse, advêm agora vultosos gastos com a campanha eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores, custeada com recursos oriundos do suor de nossa gente, sedimentando conchavos e negociatas. Isso leva a algumas perguntas: será que não se aprendeu ainda com a História? Vão continuar sendo repetidos os mesmos erros? O dramaturgo Plauto, popularizado por Thomas Hobbes, afirmava “Homo homini lupus est” (“o homem é o lobo do próprio homem”). Contudo, nota-se a convicção de que há vários vínculos a nos aproximar. Estamos no mesmo barco. Os problemas de cada pessoa devem ser também nossos. O apóstolo Paulo já chamava a atenção, na “Carta aos Romanos”, para o sentimento de solidariedade: “Alegrai-vos com os que se alegram. Chorai com os que choram. Mantende um bom entendimento uns com os outros” (Rm 12, 15). Uma exigência imprescindível na vida social é o compromisso de dizer e praticar sempre a verdade. A ele deve-se acrescentar o postulado da honestidade intelectual, escassa no mundo de hoje. Notícias falsas, sofismas, meias verdades, fatos distorcidos ou fora do contexto são apenas exemplos, dentre tantos. É necessário buscar incessantemente a verdade sem usá-la para fins ideológicos. Justo e verdadeiro não são a conveniência para um grupo ou partido. É preciso incluir a abertura ao Transcendente. Santo Agostinho lembra-nos que Deus criou o ser humano e “inquieto está o seu coração enquanto Nele não repousar”. Uma autêntica postura ética implica igualmente em respeito a tudo aquilo que é público. Pensa-se que ser inteligente é tirar proveito dele em benefício próprio. Parece que essa ainda é uma opinião partilhada por muitos, nesta Terra de Santa Cruz. Outros princípios fundamentais não podem ser esquecidos. Primeiramente, é preciso ter consciência de que a política é a arte de se procurar o bem da sociedade, não de si mesmo, de grupos ou agremiações partidárias, por mais relevantes que possam parecer. A transparência e a honestidade nos negócios opõem-se à mentalidade de que “é preciso levar vantagem em tudo”. A economia necessita também estar subordinada à Ética. Portanto, o que é lucrativo, nem sempre é o melhor. Vale aquilo que favorece o bem-comum. “Não cuide somente do que é seu, mas também do que é dos outros” (Fl 2, 4). Assim, tudo deve guiar-se por normas éticas, cujo objetivo primordial é a busca do bem-estar de todos. Tal princípio deve nortear a vida social, inclusive os meios de comunicação. A mídia, muitas vezes, oferece guarida àquilo que reverte em patrocínio ou audiência, mas destrói valores consagrados, tais como: família, solidariedade etc. Será uma utopia? Se não sonharmos alto, não progrediremos! “Buscai, portanto, as coisas do alto” (Col 3, 1), aconselha o Apóstolo dos Gentios. O homem tornar-se-á “lobo do próprio homem”, se não aceitar guiar-se pela Ética. Sua conduta lupina é o ódio, a agressividade, a violência e a destruição do outro. Esta se agrava, cada vez mais, nas manifestações das redes sociais. Quando ela prevalece, surgem guerras, crescem os desentendimentos e multiplicam-se as grades de proteção internas e externas. Se cada um faz somente o que lhe apraz, esquecendo ou desrespeitando o próximo, não é de admirar a falta de paz e a multiplicação de injustiças e desigualdades. Não será a hora de se valorizar o milenar decálogo judaico-cristão? Ele é sempre atual, apesar de ser considerado superado por alguns e relegado a um segundo plano. Os Dez Mandamentos não são uma simples lista de proibições e faltas religiosas. Trata-se de sinalizações, indicando os caminhos mais adequados para a boa convivência com os seus semelhantes e um aproximar-se de nosso Deus. Jesus Cristo resumiu numa frase a Ética humana e cristã, válida em todos os tempos: “Tudo, pois, quanto quereis que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles” (Mt 7, 12).