25/03/2019



PEGA O NEGÃO! – Berilo de Castro

Nos meus longos anos de atividade esportiva, mais especificamente no futebol recreativo – a pelada –, convivi e presenciei  algumas histórias que vez por outra aflora à mente.
Na década de 1980, nosso grupo de peladeiros ocupou, por obra e graça dos nossos amigos e também atletas, o bom campo de futebol do ABC F.C., no bairro de Morro Branco.
Época em que alguns atletas que iam deixando o futebol profissional se uniam ao grupo, enriquecendo mais e mais o nível técnico da nossa confraria amadora. Lembro bem de Maranhão, excelente meio de campo, ex-vascaíno; capitão Edson, grande nome da zaga do time alvinegro; Soares, bom ponta esquerda, que deixou o zagueiro lateral Fidelis da equipe do Vasco da Gama com a bunda no chão no Estádio Machadão e muitos outros bons atletas. Recordo também da inclusão do treinador do time mais querido na época, o paulista Clovis Queiroz, que atuou como quarto-zagueiro no timão do Corinthians  Paulista.
Certo sábado, na resenha pós pelada (momento mais gostoso e convidativo), o papo recai  sobre o tempo em que Clóvis atuou no timão paulista; época dos grandes embates com a super equipe do Santos, com o rei Pelé, Coutinho (1943-2019), Pepe, Mengálvio e Cia.
Contava o quarto zagueiro do timão paulista que, quando os times se defrontavam, a preocupação maior era em cima da dupla de área do time Santista: Pelé e Coutinho.
Em um desses belos confrontos, jogo em andamento, a defesa do timão batendo cabeça, procurando a todo custo marcar os “negões” com suas rápidas e curtas tabelas na pequena área. Perdidos nas jogadas, o defensor Clóvis Queiroz do timão grita apavorado:
– Pega, pega, pega o negão!
Responde seu  parceiro de zaga:
– Qual deles? Qual deles? Vai, vai, pega tu!
Passado o vexame e depois de conseguirem se orientar, só viam os negões se abraçando e correndo com a bola debaixo do braço para o centro do gramado.
Que saudade!!!


Berilo de CastroMédico e Escritor –  berilodecastro@hotmail.com.br
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário