03/02/2019

O GARÇOM VIVAZ
BERILO DE CASTRO


Um dos meus poucos lugares escolhidos e esporadicamente usados para um bom papo, regado a uma cervejinha bem gelada ou um bom uísque, é a Peixada do Chorão. Situada no início da praia de Areia Preta, hoje nominada de Peixada do Velho Chora.
Lugar de um bom atendimento, com um apetitoso cardápio, tendo como carro-chefe o  fresquinho e irresistível peixe cozido, o Galo do Alto com pirão de arrebentar o juízo e o botão da camisa do freguês.
Vou encontrar também bons e admiráveis amigos para desopilar do dia a dia  movimentado e fatigante.
Sentado na sua mesa preferida, vou me juntar ao  estimado colega Armando Negreiros, anestesista, escritor e imortal. Um bom contador de causos; apreciador-mor do irresistível caldo de ostra com três ovos de codorna. Diz ele que fortifica até a medula do corpo cavernoso.
Os temas das resenhas são os mais variados: futebol, música, política, literatura: comentários sobre as boas crônicas de J. R.Guzzo, na última página da revista Veja.
Somos bem e alegremente servidos por um descontraído e vivaz garçom, o Tio César, assim chamado pelos seus sobrinhos administradores da Peixada. Que bom, tudo em família.
Tio César  é protagonista de histórias super-hilariantes, algumas já contadas por Armando.
Vejamos:
Certa vez foi abordado por um cliente que perguntou:
— Garçom, tem vinho seco?
— Tem,  sim, senhor!
— Me traga um!
Volta César com uma garrafa seca de vinho e diz:
— Pronto,  senhor,  tá aqui o vinho seco!
Uma outra vez, entra um cliente e pergunta:
— Garçom, aqui tem Wi-Fi?
— Não, doutor, só tem Black & White, Chivas e Old Parr!
Perguntado se a Stela (cerveja) já tinha chegado, responde:
— Quem chegou e está na cozinha é Margarida!
Quando seca um litro de uísque Old Parr, pede ao sobrinho Chorãozinho para ficar com o garrafa e levar para suas esbórnias, quando enche de uísque reeira para beber com as namoradas na praia da Redinha, momento em  que é tratado como “meu amorzinho rico, Cezinha.”. E pegue o falso Old Parr com ginga frita até o nascer do sol, arrodeado de gatinhas.

Berilo de Castro – Médico e Escritor –  berilodecastro@hotmail.com.br
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário