13/02/2016

PROMOVEC - 29 ANOS - UM EXEMPLO


EDITORIAL
    
Cotovelo é uma bela enseada limitada por agressivas falésias e que se estende por 4 km de praia, da BARREIRA DO INFERNO à Praia de PIRANGI. Situada no litoral sul de Natal, após a PRAIA DE PONTA NEGRA, é servida por moderna rodovia a 28 km da capital.
As comunidades de PIUM e COTOVELO são vizinhas e aquela tem serviços de uso público, tais como padaria, feira de frutas, açougue, posto de gasolina, gás de cozinha, agente dos correios, casas de materiais de construção, restaurantes e lanchonetes.
Ali residem mais de 3.500 pessoas. Em Cotovelo residem mais de 800 pessoas e nos meses de veraneio a praia fica com mais de 1.800 veranistas. Temos três edifícios com um total de 240 apartamentos
 e um condomínio, o IN MARE BALI, com ainda poucos moradores nos seus 290 apartamentos.
No período de veraneio Cotovelo recebe turistas, proprietários, inquilinos, algumas centenas de veranistas que vêm usufruir da bela visão do mar, seus coqueiros, suas águas mornas e calmas e, à noite, a imagem grandiosa da lua com sua luz refletida no mar fazendo uma estrada luminosa no escuro que a todos encanta.
Há 28 anos a praia foi descoberta para o veraneio e os frequentadores fundaram uma associação, a PROMOVEC, estimulados pelo Senhor José Augusto Bezerra de Medeiros Sobrinho, para defender o meio ambiente, preservar a praia das mazelas que costumam acontecer nas praias próximas às capitais e cidades desenvolvidas do nosso país. Ao mesmo tempo, seria uma maneira de criar um vínculo importante entre população e o poder público para requerer os serviços essenciais e boa qualidade de vida àqueles que gostam de tirar suas férias no final do ano numa tranquila e aprazível praia.
No caso de Cotovelo, a luta foi desgastante e demorada.  As ruas calçadas e pavimentadas pelos moradores foram destruídas pelas enxurradas e sofreram erosões e crateras profundas que exigiram o apelo ao DNER para salvar a praia. As escadas de acesso à praia foram destruídas. Em 1986 os veranistas se reuniram e adquiriram dois lotes onde foi iniciada a construção da sede da Promovec, inaugurada em 1995. Em 11/02/1987 a PROMOVEC foi fundada com personalidade jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ com o número 11982683/0001-46. A Associação foi considerada de interesse público desde 23/7/87, conforme a Lei nº 5.597 – Estado do Rio Grande do Norte (Gestão do Governador Geraldo Melo).
Foi criado um Estatuto Social que dá as diretrizes da gestão administrativa e defende os interesses dos moradores e veranistas. A Diretoria é eleita por 12 meses e o seu presidente escolhe os auxiliares para a composição dos demais cargos.
Ao longo de quase 30 anos os habitantes de Cotovelo e Pium obtiveram grandes vitórias por atendimento aos seus pleitos pelos órgãos públicos como Prefeitura de Parnamirim, DNER, CAERN e COSERN.
O saneamento foi instalado há seis anos, porém até hoje não foi oferecido à população que vem pagando seus impostos regularmente.
As comunidades de Pium e Cotovelo conseguiram uma melhor qualidade de vida, porém, faltam serviços essenciais como o saneamento que é muito importante para a saúde da população.
O Poder Público falha ou está ausente na segurança, na educação e na saúde oferecidos à população. Precisamos exigir com mais insistência os direitos que o cidadão tem nestes serviços essenciais.
Há 5 anos alguns proprietários de casas resolveram organizar uma vigilância motorizada que se aperfeiçoou neste ano com atuação nas 24 horas e cobertura das duas regiões de Cotovelo.
Temos, hoje, três motos circulando dia e noite até o final do veraneio, protegendo todos que se encontram na orla marítima. Podemos afirmar que não registramos qualquer incidente na praia de Cotovelo neste verão. Lamentamos a ausência de apoio da maioria dos proprietários que não participaram do rateio e, apenas 40 pessoas ajudaram a garantir a segurança dos demais.
Esperamos que essas pessoas mostrem espírito de coletividade e participem, pois onde todos pagam, todos se beneficiam e pagam menos.
Em 26/11/2015 a PROMOVEC convocou AGE dos seus associados e sob a presidência do Dr. Carlos Gomes em 12/12/2015, houve a reunião com presença de 52 membros para a regularização da estrutura social, jurídica e fiscal e eleger Diretoria Executiva Provisória para executar a referida regularização.
Houve recadastramento dos antigos e admissão de novos sócios.
Na nova gestão foram iniciados os serviços na sede antiga com colocação de piso cerâmico, novas instalações hidro-sanitárias, muro de proteção e pintura.
Foram realizados três mutirões de limpeza da praia com apoio ativo da organização Projeto ATTITUDE e da Prefeitura de Parnamirim que doou 14 tambores para a coleta do lixo residencial.
No dia 30/01/2016 foi realizado um churrasco através da doação de 29 associados da churrasqueira e material para o evento. Na ocasião foram doados mais de 100 livros para a biblioteca do Projeto ATTITUDE.
Agradecemos apoio do Projeto ATTITUDE, Senhora Roberta e Professor Alex, à Diretoria da PROMOVEC com os seus coordenadores e membros e a todos que estão contribuindo para o soerguimento da associação.
Ao Dr. Carlos Gomes que editou 5 Informativos que vão registrar para a posteridade a importância da PROMOVEC para a comunidade.
A PROMOVEC TRABALHA PELO DESENVOLVIMENTO DE COTOVELO E PIUM E BEM ESTAR DE SUA POPULAÇÃO.
PRESERVE O MEIO AMBIENTE. NÃO SUJE SUA PRAIA.

CARLOS DUTRA, Presidente da PROMOVEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário