13/06/2021

Napoleão Bonaparte e o Brasil (2) Daladier Pessoa Cunha Lima Reitor do UNI-RN Napoleão Bonaparte levou os valores da Revolução Francesa ao longo do extenso caminho de muitas conquistas. Assim, contribuiu para a expansão do sentido moderno da política, próprio do século das Luzes. Por outro lado, em algumas áreas, foi retrógrado, haja vista seu apoio à escravidão. Em 1798, Ludwig van Beethoven, adepto das ideias da Revolução Francesa, dedicou ao general francês a sua terceira sinfonia. Em 1804, ao saber da cena da autocoroação, Beethoven rasgou a dedicatória, e a sua criação musical passou a se chamar sinfonia Heroica. Fobias e filias continuam nas produções que detratam ou endeusam o mito Napoleão Bonaparte. Na crônica passada, com igual título, concluí que a vinda da família real para o Brasil foi um fator importante para se preservar a unidade territorial do país, bem assim para o progresso das ideias e das ações civilizatórias da nação. O historiador Manuel de Oliveira Lima, que veio a Natal, em 1919, a fim de paraninfar a primeira turma concluinte da Escola Doméstica, é citado no livro 1808, do escritor Laurentino Gomes: “O Brasil nada mais era do que uma unidade geográfica formada por províncias no fundo estranhas umas às outras”. A população, no início do século XIX, girava em torno de três milhões de pessoas, das quais um milhão eram escravos vindos da África. Tudo leva a crer que havia uma decisão do governo português de manter o Brasil atrasado, a fim de conservá-lo apenas como uma joia extrativista. Mesmo assim, até 1.800, um total de 527 brasileiros se formou em Coimbra, a maioria em Direito. Entre esses bacharéis estava José Bonifácio de Andrade e Silva, o futuro Patriarca da Independência. Com a vinda da família real, o Brasil passou da condição de colônia para ser a sede de um reinado. A unidade territorial e política do país foi mantida, pois o Brasil poderia ter se fragmentado em três ou mais países distintos. Basta recordar que somente na região Nordeste, em menos de trinta anos, três insurreições ocorreram: a Revolta dos Alfaiates, de 1798, a Revolução Pernambucana, de 1817, e a Confederação do Equador, de 1824. Para o historiador Oliveira Lima, o monarca D. João VI foi o verdadeiro fundador da nacionalidade brasileira. As portas fechadas da colônia, durante trezentos anos, de repente se abriram para o mundo. Surgiram escolas, faculdades, criou-se uma moeda, bibliotecas, as artes acharam um lugar seguro, jornal, editora, enfim, floresceu a base para o processo civilizatório da nação. Um fato histórico vincula diretamente a vida de Napoleão Bonaparte ao Brasil. No bojo da Revolução de 1817, houve um plano de resgatar Bonaparte da ilha de Santa Helena, onde estava preso, e trazê-lo para o Nordeste do Brasil, com apoio norte-americano, no intuito de transformá-lo em líder da sedição. Esse plano ficou só no plano. Mas há um vínculo concreto: Maria Luísa, segunda esposa de Napoleão, era irmã da imperatriz Leopoldina, casada com D. Pedro I. Texto publicado na Tribuna do Norte em 10/06/2021

08/06/2021

Marcelo Alves Sempre mascarado O poetinha Vinícius de Moraes (1913-1980) certa vez disse: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Acho que nunca houve tanto desencontro na vida como tem havido durante esta pandemia. Desencontro com a verdade em forma de fake news. Desencontro negacionista com a ciência. Desencontro com as vacinas. Desencontro/discórdia entre as pessoas. Desencontro/distância entre amigos e familiares, sobretudo os mais idosos. Desencontro com a vida, com tantas pessoas queridas nos deixando. Tristes tempos. De toda sorte, aqui e acolá, surgem uns causos curiosos, quiçá engraçados. Aconteceu com um amigo nosso. Não vou contar o nome do santo, porque é pessoa conhecida na paróquia, e a revelação dos envolvidos (há uma envolvida, já ia me esquecendo) pode me causar mais problemas do que simpatia. Boca não diz nomes ou apelidos. O fato – e tenho por verdadeiro, já que atestado parte de ciência própria e o restante por ouvir dizer – é que este amigo passou por várias fases na pandemia. Começou assustado, fazendo serões de home office, saindo pouquíssimo de casa e tomando banhos de álcool gel. Mas a sua obsessão mesmo era/é a máscara: usava até para dormir, acompanhado ou sozinho, acreditem. E ele aguentou tudo isso bravamente uns bons meses. Quem não aguentou foi a sua ex-companheira, que foi viver com um primo querido (como é bom a gente ver as famílias “unidas” novamente). Até essa circunstância nosso amigo aguentou resilientemente. Segundo ele, estar sozinho diminuiria o risco de exposição ao vírus (o que tem lógica, ao menos na terra redonda). Foi um Cândido, a orgulhar o professor Pangloss e confirmar Voltaire (1694-1778). Com o abandono (que ele via positivamente, pelo lado sanitário, frise-se), naturalmente começou a paquerar pela Internet. Visitava tudo o que é rede social. E nem para isso tirava a máscara (e aqui eu não entendo a razão, uma vez que ele estava sozinho no seu apartamento que beirava a esterilização). A princípio, disse que cumpria protocolos, sozinho ou não. Não era hipócrita (Oi?). Mas, depois, me confessou a verdadeira razão: “desabonitado”, segundo suas próprias palavras, ele viu que tinha mais sucesso nas paqueras virtuais quando se apresentava com a sua N95. Virava “japonês”, concorria em igualdade de condições. Ainda admiro essa tendência dele de ver o lado bom de tudo. E, reconheçamos, aqui ele tem certa razão. Na noite, ao vivo ou no Facebook, a gente concorre com as armas que tem. Conheceu algumas moças (e outras não tão moças assim), mascaradas ou não. Meninas do Brasil e até de além-mar. Mas uma mascarada da terrinha (é sempre melhor casar com a filha do vizinho) tocou o seu coração em especial. Gente conhecida também, que ainda me escuso a revelar o nome. E essa paixão, que antigamente se dizia “platônica”, mas hoje é melhor dizer “virtual”, durou semanas. Embora não se vendo pessoalmente (segurança sanitária acima de tudo), diziam ter compromisso. Coisa “firme”. Seja lá o que esse termo hoje signifique. Mas, dia desses, vacinado com a primeira dose da Pfizer (e essa marca ele resolveu usar como arma de conquista), atendeu à ideia de um amigo de caírem na noite. Uma festinha, meio clandestina, mas que cumpriria protocolos (eu não sei como isso é possível). De amigos, quer bons, quer maus, é necessário se defender, já alertava Rudyard Kipling (1865-1936). E a vida prega peças. Sua “namorada firme” tinha tido a mesma ideia. Mesma “festa estranha, com gente esquisita”. E mesma N95, com a qual tentavam impressionar. Eles bateram os santos, ou as máscaras. Quem da Legião “um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração?”. E, como à noite todos os gatos são pardos, imaginem se mascarados, só se identificaram um ao outro quando, aconchegados, o sinal já avançado, trocaram WhatsApp e Facebook. Aí foi um furdunço, dizem, entre tapas e sem beijos. Até hoje não sei se eles tiveram um encontro ou um desencontro. Se um traiu o outro ou se se traíram mutuamente. Os mais chegados tentaram fazer piadas. Mas o nosso amigo não deixou cair a fantasia. Disse: “Estávamos de máscaras. Podia ser pior”. Voltaire é tudo. E segurança sanitária ainda mais. Marcelo Alves Dias de Souza Procurador Regional da República Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL

03/06/2021

A solenidade de “Corpus Christi” Padre João Medeiros Filho A festividade de “Corpus Christi” (Corpo de Cristo) é celebrada sessenta dias após o domingo da Páscoa. Foi instituída pelo Papa Urbano IV, por meio da Bula “Transiturus”, em 8 de setembro de 1264. Na época, o Sumo Pontífice tomou conhecimento de que a freira belga Juliana Mont de Cornillon, da diocese de Liège, tinha visões de Jesus pedindo-lhe uma festa litúrgica anual em honra do Santíssimo Sacramento. Outro motivo influenciou a decisão de Sua Santidade. De acordo com relatos eclesiásticos, Padre Pedro (da diocese de Praga) tinha, em alguns momentos, dúvidas sobre a presença de Cristo na Hóstia Consagrada. Voltando de Roma para a Tchecoslováquia, o aludido sacerdote foi celebrar na cripta de Santa Cristina, em Bolsena (Itália). Ali, aconteceu algo miraculoso. Durante a elevação, começaram a cair gotas de sangue sobre o altar e o corporal. Este foi levado para a Catedral de Orvieto, onde é conservado até hoje. A Eucaristia é a prova permanente da doação plena de Deus, ternura do Pai, abraço divino que nos é reservado, beijo do Eterno, que no silêncio do Pão da Vida mostra-nos seu amor e perdão. Eis o “Tão Sublime Sacramento”, segundo o poema de Santo Tomás de Aquino, continuidade da presença celestial temporalizada na Encarnação. Cristo quis se unir à humanidade. E esta, a partir de então, passa a ter um valor transcendente. O ser humano torna-se sacrário de Cristo! A fragilidade assumida pelo Verbo Encarnado é elevada no Sacramento Eucarístico. Os contemporâneos de Jesus, ao ouvirem do Mestre que haveriam de comer a sua carne e beber o seu sangue, consideraram duras demais as suas palavras (cf. Jo 6, 53-60). E, não querendo aceitá-las, foram se retirando. Cristo questiona, então, os apóstolos: “Não quereis também vós partir?” Pedro respondeu-lhe: “A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna.” (Jo 6, 68-69). A Encarnação é, sem dúvida, um gesto inefável do amor de Cristo. Mas, Ele quis ir além, culminando com a Eucaristia. Graças à fé, podemos sentir essa teofania de Jesus, concedida por Deus a seus filhos diletos. O Pão Eucarístico perpetua também os ensinamentos do Divino Mestre. Primeiramente, dá-nos a lição de humildade e serviço. “Com efeito, o que entre vós for o menor, esse é o maior.” (Lc 9, 48). Na Hóstia, o Filho de Deus faz-se pequeno para caber em nosso coração. Nesse mistério sacramental, o Senhor deixa-nos o legado da verdadeira fraternidade. Torna-se alimento igual para todos: pobres e ricos, santos e pecadores. Ele ajuda-nos a compreender o perdão. É difícil perdoar, pois ultrapassa o entendimento e a lógica humana. No Pão Sagrado, o Redentor nos ensina a ser simples, desarmados e de braços estendidos. Deu-nos o exemplo, quando pendeu da Cruz, precedido pelo ato de sua generosidade na Última Ceia. No Altar, Jesus continua seus milagres de misericórdia e compaixão. Durante sua existência terrena, curou doentes e ressuscitou mortos. Hoje, pela Comunhão revitaliza os irmãos amortecidos pela dor, angústia, ausência de Deus e tibieza na fé. Quem sente falta do Divino, vai buscá-Lo na grandeza dessa presença silenciosa. Ele deixa que sua Palavra repercuta no íntimo de quem se achega para mitigar todo tipo de fome e sede. “Não vos deixarei órfãos” (Jo 14, 18), largados à própria sorte, prometeu o Senhor. Na Eucaristia contamos com a companhia divina, antecipação da eternidade, onde gozaremos o definitivo de nossa história. A Eucaristia é Deus em Cristo, amainando em nós as saudades do Infinito. Cristo é nossa fortaleza e nos ajuda a caminhar. Quanto mais O temos presente, mais O buscamos, pois Ele é Mistério, ou seja, o Inesgotável. Vivemos a preparação e o aprendizado do nosso encontro definitivo com Ele. Ao participarmos da Santa Comunhão, já não ficaremos sozinhos, Jesus estará conosco. “Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim.” (Gl 2, 20). Cônego Luiz Gonzaga Monte, um sábio e santo que morou entre nós, expressou seu sentimento místico e teológico: “Sem a Eucaristia somos pequenos demais para o Céu, com ela grandes para a terra.”

18/05/2021

O império negro de Kush Tomislav R. Femeni ck - HistoriadorA historiografia tem dado muito pouca atenção a alguns povos. Este é o caso doskuchitas (cuxitas) uma das mais antigas e estruturadas culturas da África Negra. Eleshabitavam a antiga Núbia, região que atualmente é o sul do Egito e o norte do Sudão,situada ao longo do rio Nilo. Suas terras incluíam, ainda, áreas desérticas a leste e a oestedo vale do Nilo, até as cercanias do mar Vermelho e do deserto da Líbia. Embora algunspesquisadores tentem atribuir ascendências mediterrânica, amarela ou mista aos kuchitas, aNúbia era, e é, uma terra povoada por negros. Suas relações com o Antigo Egito retroagem a épocas situadas entre 5000 e 3000a.C., de tal forma intensas e permanentes durante toda a sua existência, que “a história daNúbia é quase inseparável da do Egito” (SHERIF). Durante a primeira dinastia, osegípcios se impuseram no norte da Núbia, com o intuito de controlar o tráfico de algumasmercadorias. O resultado natural foi que os kuchitas absorveram muitos dos costumesegípcios, inclusive a religião e a construção de pirâmides, embora não tão grandiosas. O primeiro reino Kuch teve por sede a cidade de Kerma (Querma), que já existia porvolta de 2400 a.C. Ali eram vendidas as mercadorias do norte e do sul do rio Nilo:produtos manufaturados no Egito, bem como mercadorias naturais da Núbia.Durante o Segundo Período Intermediário, o período de decadência do poder dosFaraós, houve o ressurgimento do reino Kuch. Tão logo o Egito se recuperoupoliticamente, voltou-se contra os kuchitas, impondo-lhes uma derrota militar, obrigandoos vencidos a pagar tributos. Em apenas três anos a Núbia enviou ao Egito cerca de 750quilos de ouro. “Por outro lado, certos elementos culturais núbios seguiram também arota das caravanas, e numerosos deuses e deusas do sul passaram a integrar o panteonegípcio, como o deus carneiro Jnun”(KI-ZERBO). O processo de fortalecimento do reino de Napata tinha como base uma organizaçãoadministrativa que sofria grande influência egípcia, mas tinha as suas tipicidades. Porexemplo, o rei era um autocrata absoluto e, ao contrário dos Faraós, não dividia oudelegava poderes para nenhum membro do estamento governamental ou religioso. Osvizires e sacerdotes eram meros subalternos do rei. Outra base do crescimento foi aeconomia, centrada na exploração agrícola, pecuária e na mineração, para o que contavamas técnicas de trabalhos metalúrgicos e de comercialização de produtos, com um fortecontingente de artesãos e uma população relativamente urbanizada. Em 767 a.C., um dosseus reis derrotou os egípcios, assumiu o governo do país, instituiu a XXV dinastia egípcia,fato que fez com que cinco núbios ocupassem o posto de Faraó do Egito. Note-se que,embora tenha havido uma grande troca de culturas e costumes, nunca houve uma uniãototal desses dois povos nem dos dois governos. Mesmo durante o período de domínionúbio no Egito, continuaram com identidades paralelas, apesar das tentativas de uniãopolítica. A dominação núbia sobre o Egito perdurou até cerca de 655 a.C., quando os assírios ocuparam o baixo Egito, subiram o rio Nilo, chegando até Tebas, onde realizaramum grande saque. As lutas dos assírios contra a XXV dinastia foram intensas e cruéis. OFaraó Núbio “retirou-se para Kuch, onde sobrevivia o reino egiptizado” (OLIVER eFAGE). No final do século IV a.C., a capital do reino de Napata foi transferida paraMéroe, onde permaneceu até o seu declínio, ocorrido no século I d.C. Os reinos kuchitas, em todas as suas fases, foram exportadores de escravos para oEgito, para a Mesopotâmia e para a Ásia, via mar Vermelho. Para a queda dos kuchitascontribuíram as derrotas que lhes foram impostas pelos Faraós da dinastia ptolomaica,pelos romanos e finalmente, em 320 d.C., pelo reino Aksum (ou Axum), formado poremigrantes árabes. Uma das últimas referências históricas sobre o governo de Méroe datade 652, quando foi assinado em acordo comercial entre o governo islâmico do Egito e osnúbios remanescentes do antigo reino Napata, pelo qual estes forneceriam 360 escravospor ano.PS – Maiores informações sobre o reino Kush estão em meu livro “Os Escravos, daEscravidão Antiga à Escravidão Moderna”.Tribuna do Norte. Natal, 15 maio 2021
Os bordados e as rendas do Seridó potiguar Padre João Medeiros Filho Trata-se de uma tradição cultural, socioeconômica e artesanal da região seridoense, cuja origem provavelmente data do final do século XVI. Urge, por conseguinte, uma maior proteção desse patrimônio secular. Em que pesem outras informações, estamos diante de um legado, oriundo do Condado de Flandres. Este durou nove séculos (866-1795), tendo sido integrado aos Países Baixos (Nederland) em 1512. Reunia importantes municípios, compreendendo parte das atuais províncias de Altos da França, Flandres Ocidental e Hainaut. Floresceu com o setor têxtil (incluindo costura, bordados e rendas), dominando o comércio internacional do ramo. Sua capital administrativa era Lille (norte da França), porém Bruges (noroeste da Bélgica) tinha grande expressão artística e mercantil. Desse encontro de culturas resultaram vários étimos, ainda hoje empregados nos produtos aqui manufaturados. É comum entre nós o emprego de palavras francesas (ou aportuguesadas), provenientes daquele condado, tais como: renaissance, richelieu, crochet, macramê, tricot, guipure, luneville, point perlé etc. Alguns tecidos guardam a nomenclatura primitiva: tricoline, laise, crepe, cambraia (da cidade de Cambrai). Plissé e godet são termos que continuam em uso na costura. Bélgica e Itália disputam o berço da renda de bilros, difundida em Portugal e suas colônias. Produzida em menor escala no Seridó, encontra-se mais na região litorânea do Nordeste. É bom lembrar o que consta na Sagrada Escritura: “O Senhor dotou-os [as] de habilidades para executar qualquer tipo de pintura, escultura e bordados.” (Ex 35, 35). É inegável o valor artístico das rendas e bordados portugueses, especialmente os oriundos da Ilha da Madeira. Poderiam ter influenciado as artesãs norte-rio-grandenses. Entretanto, os do Seridó aproximam-se mais das renomadas “dentelles de Bruges”. Por isso, estudiosos e especialistas no assunto têm demonstrado que nossa arte é de origem flamenga. É reconhecida a presença neerlandesa, durante sessenta anos no Nordeste brasileiro, inclusive no Seridó. Os Países Baixos, indexando o Condado de Flandres, mesclaram sua cultura e civilização. E os holandeses, aqui chegando, deixaram sua marca artística. Um passo importante foi dado, em junho de 2018, com o selo de indicação geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a onze municípios do Seridó potiguar. O SEBRAE vem orientando as artesãs e suas cooperativas no atendimento às normas do INPI. Entretanto, há necessidade de pesquisas e conclusões teórico-técnicas para não se perder a originalidade e qualidade dos produtos. Na década de 1980, o Padre Pedro Neefs, pároco de Campo Grande, organizou um grupo de bordadeiras na Serra de João do Vale, vinculado à Associação comunitária dos trabalhadores avulsos e artesãos de Augusto Severo (ACTAS). Seu objetivo precípuo era manter a tradição cultural e garantir a sua originalidade, e não simplesmente colocar a produção no mercado. As instituições de ensino superior do Seridó (públicas e particulares) necessitam dar a devida importância ao assunto. Ali, há vários tipos de graduação, mas inexistem cursos voltados para as especificidades culturais e artísticas da região. Os governos e as igrejas poderiam promover estudos para assegurar a fidelidade à tradição dos bordados e rendas. Cabe destacar o valioso contributo do primeiro bispo de Caicó, Dom José de Medeiros Delgado, fundando na sede diocesana a Escola Pré-vocacional – precursora do ensino profissionalizante – que se propunha a ensinar essa arte às jovens. Deve-se igualmente ao aludido prelado a criação, em 1943, da Escola Doméstica Popular Darcy Vargas (extinta em 1972), dedicada também à temática. Outros estados brasileiros defendem criteriosamente suas tradições e história. Os gaúchos incentivam o conhecimento técnico-científico e acadêmico do vinho, churrasco e chimarrão. Os mineiros protegem seus queijos e cachaças com pesquisas e abordagens científicas. Deve-se evitar a apropriação indevida de nosso patrimônio. Seria uma ameaça à nossa identidade histórico-cultural. Há premência de um referencial teórico da herança flamenga legada à nossa gente. É preciso garantir que os produtos estejam de acordo com a sua proveniência. Ressente-se, ainda hoje, da falta de estudos mais completos como suporte de fidelidade e qualidade de nossa produção. O apóstolo Paulo já dizia: “Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e conservai cuidadosamente as tradições que vos foram ensinadas.” (2 Ts 2, 15).

09/05/2021

O desfazimento do Brasil Tomislav R. Femenick – Mestre em economia, com extensão em sociologia e história Quando eu me entendi como gente, vivia num país bem diferente do que é o Brasil de hoje. Era um país ainda meio bucólico, onde se amava a natureza e se exaltavam as palmeiras e o canto do sabiá. Tínhamos saído da cruel ditadura de Vargas e respirávamos os ares da democracia. Tínhamos um presidente militar, porém respeitador do “livrinho”, a Constituição. Nas artes tinha baluartes como Portinari, Panceti, Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Pixinguinha, Carmem Miranda e muitos, muitos outros. Problemas? Existiam, mas... onde não os há? O fato era que nos orgulhávamos de nossa pátria, a nossa “pátria amada Brasil”. Nas escolas, formávamos filas na frente das salas de aula e cantávamos trechos do Hino Nacional e, como era o meu caso, do hino do Colégio, quando havia. Aí descobri que o Brasil era o país do futuro, como previsto por Stefan Zweig, um judeu nascido na Áustria. Como era bom ser brasileiro e dispor de um futuro promissor. Mas... esse futuro foi solapado por um bando de brasileiros inescrupulosos. Jânio Quatros renunciou à presidência da República em pleno delírio etílico. Jango Goulart assumiu a presidência e começou a flertar com ideias esquerdistas e foi defenestrado do trono. Os militares tomaram o poder para ajeitar tudo em pouco tempo, ficaram mais de vinte anos comandando a tropa. Depois vieram Sarney, o senhor inflação; Collor, cassado por improbidade; Fernando Henrique, o criador da reeleição; Lula, o operário que fez amizade com os grandes empreiteiros e se locupletou; Dilma, a gerentona que não soube gerir e deu algumas pedaladas, e chegamos a Bolsonaro (Itamar e Temer foram só acidentes de percurso). Apesar de alguns tropeços aqui e ali, as instituições que edificam o estado democrático de direito ficaram intactas (exceção houve no governo militar), com alguns arranhões, uns superficiais e outros mais profundos, mas que não comprometiam seus fundamentos: respeito às normas legais, aos direitos fundamentais, e proteção da dignidade da pessoa humana. Eis que de repente, sem aviso prévio, as câmaras de TV chegaram ao STF, e os ministros passaram a atuar como astros e estrelas de uma novela maluca, onde impera o nonsense. Ministros discutem entre si, usando linguajar compatível com uma pelada de várzea; emitem opinião antes do tempo, sobre inquérito em andamento; mudam votos já emitidos, no mesmo processo; alteram entendimentos já estabelecidos, sobre o texto constitucional. Parece que vivem em outro mundo que não o nosso. Exemplo disso são seus companheiros do STJ, que preveem gastar a bagatela de R$ 42.750,00, para compra de togas, becas, capas e outras vestimentas. Isso tudo quando, no trimestre de dezembro a fevereiro último, a taxa de desemprego atingiu 14,4 milhões de pessoas e outros seis milhões, em desalento, nem mais procuram emprego. No Congresso nacional, cobertos pelo manto da vaidade, deputados e senadores lutam por visibilidade na CPI da pandemia, digladiam-se para ocupar cargos em que depois possam negociar com o Executivo. Não bastasse isso, aprovaram um Orçamento para 2021 que é uma peça de ficção, jogaram para baixo do tapete um montão de despesas correntes obrigatórias, somente para alargar as chamadas “verbas parlamentares”. Em um ano que já registra mais de 400 mil mortes pelo coronavírus, cortaram até verbas para o SUS, a porta de socorro dos mais pobres. Por sua vez, o Executivo faz jogo de cena. Ora desconhece a pandemia (que já provocou mais de 400 mil mortes), atacando o distanciamento social, o uso das máscaras e os governos estaduais e municipais, a compra de vacinas e os países que nos podem fornecê-las, ora diz que ela – a pandemia – existe, mas é algo passageiro. Não bastasse isso tudo, o governo Bolsonaro rifou os seus melhores quadros. Quantos ministros já foram mandados embora ou pediram demissão? Basta citar Mandetta, Santos Cruz e Moro. Só falta o Posto Ipiranga que, no entanto, é submetido a uma dieta de sapos empanados, dia sim e outro também. Tribuna do Norte. Natal, 05 maio 2021.

01/05/2021

Minhas Cartas de Cotovelo – verão de 2021-25 Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes Continuo firme, morando em Cotovelo, onde tenho a segurança contra doenças, recebo a vitamina D em estado natural, respiro o ar puro do mar, caminho dentro das possibilidades das minhas pernas combalidas e tenho a facilidade de todos os meios de comunicação ao meu dispor, inclusive ouvindo palestras, participando de lives, assistindo missas, ouvindo considerações de bons intérpretes da religião e tenho contado permanente com a minha família e amigos. A internet permite que eu administre meus pagamentos e minhas transferências de maneira simples, deixando-me tempo para continuar a escreve meus livros e artigos, preenchendo a minha vida, que ficou muito vazia com a partida da minha sempre lembrada THEREZINHA. Hoje, venho lembrar duas grandes datas, aqui desenvolvidas separadamente: 1º de Maio – Dia do Trabalho Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho ou do trabalhador? Aproveito texto publicado pela Calendarr disponibilizado na internet: _____________________________________________ Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo. O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações. Esta data representa o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho. Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados. Origem do Dia do Trabalho Até meados do século XIX, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos trabalhistas para seus patrões, apenas trabalhavam. Mas, a partir de 1886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho (de 13 horas para 8 horas diárias), e em 1º de maio desse ano milhares de pessoas foram às ruas iniciando uma greve geral nos Estados Unidos. Os conflitos estadunidenses ficaram conhecidos como Revolta de Haymarket. Três anos após as manifestações nos Estados Unidos (20 de junho de 1889, precisamente), foi convocada em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de Maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago. No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado. Após alguns anos, outros países também seguiram o exemplo da França e decretaram o dia 1º de maio como feriado nacional dedicado aos trabalhadores. Dia do Trabalho no Brasil No Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido em 26 de setembro de 1924 através do decreto nº 4.859 assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes. A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas. Durante o governo Vargas realizavam-se grandes manifestações que incluíam música, desfiles e normalmente o anúncio de alguma nova lei trabalhista. Até hoje, alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário mínimo nesta data. O dia do trabalho é comemorado com manifestações convocadas pelas principais centrais sindicais do Brasil para revindicar melhores condições de trabalho. Dia do Trabalho nos Estados Unidos Nos Estados Unidos e Canadá, o Dia do Trabalho é conhecido como Labour Day e é celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro. URSS e Países Socialistas Na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e em países de orientação socialista, o 1º de Maio era a festa mais celebrada do calendário civil. Realizavam-se desfiles e feiras industriais onde o trabalhador era o protagonista. Mensagem para o Dia do Trabalhador Abençoadas são as mãos dos trabalhadores, responsáveis por fazer o motor da nossa nação em constante funcionamento! Feliz Dia do Trabalho! Como já diz o conhecido ditado: "o trabalho dignifica o homem!" Feliz Dia do Trabalhador! Não importa se é médico, advogado, empresário, faxineira ou porteiro... Todos os trabalhos são dignos e os trabalhadores devem ser respeitados e reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade! Feliz Dia do Trabalho! 1º de Maio - Dia da Literatura Em 1º de maio, comemora-se o Dia da Literatura Brasileira, data em que nasceu o escritor José de Alencar, considerado um dos mais importantes autores brasileiros. Um dia específico para homenagear a diversidade de autores e obras produzidas no país é um reconhecimento a um elemento cultural fundamental para a construção identitária de uma nação. O que se comemora no Dia da Literatura Brasileira? Comemora-se o Dia da Literatura Brasileira em 1º de maio, pois nessa data, em 1829, nasceu o escritor José de Alencar, autor de inúmeras obras que se tornaram clássicas da literatura nacional, como O guarani (1857), Lucíola (1862) e Senhora (1875). A escolha do dia de nascimento desse escritor para comemorar a importância de toda literatura brasileira deu-se em razão, sobretudo, do empenho de José de Alencar em prol da construção de um conjunto de obras genuinamente brasileiras, com enredos centrados em temáticas nacionais e formuladas em uma linguagem mais próxima possível do português falado no Brasil. Esse projeto nacionalista, que era a bandeira principal do romantismo, teve, portanto, José de Alencar como seu principal representante. José de Alencar, com sua obra constituída sobre temáticas brasileiras, como a representação de enredos passados no meio rural, no meio urbano, em contexto cultural indígena, abriu espaço para que se consolidasse no Brasil uma produção literária cada vez mais distanciada da portuguesa. Para conhecer mais acerca da vida e obra do autor homenageado no Dia da Literatura Brasileira, leia: José de Alencar. Movimentos literários do Brasil A história da literatura divide-se em fases temporais, cada uma com características estéticas, formais e ideológicas específicas, representando, no plano literário e artístico, o pensamento vigente da época de sua ocorrência. No Brasil, essas fases, ou movimentos literários, dividem-se em: · Quinhentismo: vigente no século XVI, correspondeu à fase inicial da literatura brasileira, caracterizada pela ocorrência de relatos de informação e textos de catequese. O padre José de Anchieta foi o principal autor desse período. · Barroco: vigente no século XVII, esse movimento refletiu os conflitos espirituais do homem, por isso o uso recorrente de antítese nas obras desse período. Destacaram-se os autores Padre Antonio Vieira e Gregório de Matos. · Arcadismo: vigente no século XVIII, esse movimento teve como marcada a busca pela racionalidade e pelo equilíbrio do classicismo. Destacaram-se os autores Tomas Antonio Gonzaga, Basílio da Gama e Cláudio Manoel da Costa. · Romantismo: vigente no século XIX, que destacava o romance. Os autores mais relevantes do período foram Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo. · Realismo: vigente no fim do século XIX, esse movimento buscava reproduzir os conflitos humanos e sociais da forma mais real possível. Destaque para Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia. · Naturalismo: concomitante à ocorrência do realismo, também primava pela objetividade, mas associada a um tom cientificista e ao determinismo social. Destacaram-se Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia. · Simbolismo: vigente no fim do século XIX, esse movimento opôs-se ao realismo/naturalismo, privilegiando, portanto, um tom místico. Seu principal representante foi o poeta Cruz e Souza. · Parnasianismo: vigente no início do século XX, esse movimento caracterizou-se pela valorização de formas rígidas no poema e utilização de temáticas clássicas. Os principais autores foram Olavo Bilac e Raimundo Correa. · Pré-modernismo e modernismo: movimentos que aconteceram de 1902 a 1930. Os autores mais influentes foram Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato (pré-modernismo); Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo e Mario de Andrade (modernismo). Dia da Literatura Brasileira | 1 de maio - Calendarr
Cinco grandes autores da literatura brasileira 1. Machado de Assis Nascido em 21 de junho de 1834, na cidade do Rio de Janeiro, e falecido em 1908, na mesma cidade, foi o principal autor do movimento realista brasileiro. Suas principais obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899). 2. Graciliano Ramos Nascido no interior de Alagoas, em 27 de outubro de 1892, e falecido em 1953, no Rio de Janeiro, foi um dos principais autores do chamado romance regionalista. Suas principais obras são São Bernardo (1934) e Vidas Secas (1938). 3. Guimarães Rosa Nascido em Cordisburgo, interior de Minas Gerais, em 27 de junho de 1908, e falecido em 19 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro, foi um dos mais importantes contistas e romancistas modernista. Sua principal obra é Grande sertão: veredas (1956). 4. Carlos Drummond de Andrade Nascido em 31 de outubro de 1902, na cidade de Itabira, Minas Gerais, e falecido em 1987, no Rio de Janeiro, é considerado o maior poeta brasileiro. Entre inúmeros livros de poesia e crônica, destacam-se as obras poéticas Sentimento do mundo (1940), A rosa do povo (1945), e Amar se aprende amando (1985). 5. Clarice Lispector Nascida na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, e falecida em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, é considerada a mais importante voz feminina na literatura brasileira. Destacam-se, no conjunto de sua produção literária, os seguintes livros: A paixão segundo GH (1964), Felicidade Clandestina (1971), A hora da estrela (1977). Veja também: 23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral Cinco obras que você precisa conhecer da literatura brasileira 1. Noite na taverna Publicada em 1855, essa narrativa de Álvares de Azevedo (1831-1852), principal escritor da segunda geração do romantismo brasileiro, estrutura-se de modo a assemelhar-se a um livro de contos ou a uma novela, podendo ter suas partes lidas separadamente, apesar de ter um fio narrativo que as liga. O enredo gira em torno dos jovens boêmios Solfieri, Johann, Gennaro, Bertran, Hermann e Arnold, os quais, em uma taverna, contam histórias macabras que viveram um para o outro. 2. Dom Casmurro Publicado em 1899, esse romance, de Machado de Assis (1834-1908), é considerado um dos mais enigmáticos da história da literatura brasileira. Acometido por dúvidas e incertezas quanto à fidelidade de sua finada esposa (Capitu), o narrador-personagem Bento Santiago (Bentinho) conduz o leitor a seu passado, o qual tenta, por meio da narrativa, reconstituir a fim de “atar as duas pontas da vida”. Capitu traiu ou não Bentinho? Isso fica em aberto na obra, porém é justamente a construção narrativa ambígua, que se abre ora a uma ora a outra possibilidade, que faz desse clássico da literatura uma verdadeira obra-prima. 3. São Bernardo Publicado em 1934, esse romance, de Graciliano Ramos (1892-1953), é narrado por Paulo Honório, órfão pobre de pai e mãe que consegue, por meio de negociações vantajosas e questionáveis, adquirir a fazenda São Bernardo no interior alagoano. Após reestruturar a propriedade e tornar-se um fazendeiro influente, casa-se com a jovem professora Madalena, com quem tem embates e brigas por pensarem diferente: enquanto Paulo Honório mostra-se como um típico capitalista interessado unicamente em prosperar economicamente, sua esposa mostra-se solidária em relação aos explorados trabalhadores da fazenda. Após Madalena sucumbir a esse embate, Paulo Honório, já velho, procura reconstituir, com remorso e arrependimento, sua história, na tentativa de passá-la a limpo. 4. As horas nuas Publicado em 1989, esse romance, da escritora Lygia Fagundes Telles (1923), inova em muitos aspectos, principalmente em relação ao foco narrativo. Rosa Ambrósio, atriz decadente, expressa um monólogo interior em que expõe suas angústias psicológicas ao retomar seu passado e analisar seu presente. Coexistindo com essa narradora inicial, chama a atenção a presença de um pitoresco narrador, o gato de Rosa, chamado Rahul, o qual, com muita ironia, tece comentários acerca do que vê ou já viu no núcleo familiar da trama. Há ainda um terceiro narrador, dessa vez onisciente, que se centra na personagem Ananta, analista de Rosa Ambrósio. Além da multiplicidade do foco narrativo, merecem destaque o modo fragmentado com que o tempo e o espaço são apresentados. 5. Lavoura arcaica Publicado em 1975, esse romance, de Raduan Nassar (1935), adaptado às telas de cinema em 2001 pelo diretor Luiz Fernando de Carvalho, é narrado em primeira pessoa por André, um jovem da zona rural que deixa sua família, centrada na figura autoritária de seu pai, de descendência árabe, para morar só em uma cidade do interior. Mais do que o enredo, centrado nas inquietações subjetivas de um jovem oprimido pela figura paterna, destaca-se nessa obra o trabalho com a linguagem, que é elevada a um nível poético, já que o autor prioriza uma construção sintática muito concisa e rica em significado. Além disso, a intertextualidade com o texto bíblico e com elementos da tradição árabe é fator que enriquece essa obra de Raduan Nassar. Crédito da imagem [1] Nido Huebl / Shutterstock Publicado por: Leandro Guimarães