gustavosobral.com.br
Oswaldo Lamartine de Faria, a biografia de uma obra (livro)Este ensaio é uma biografia da obra do sertanólogo Oswaldo Lamartine de Faria. O maior do Brasil, segundo Rachel de Queiroz, que o consultou para escrever o Memorial de Maria Moura.Escrito a escrito, livro a livro, Sobral procurou traçar o desenvolvimento intelectual e o trabalho do pesquisador Lamartine em seus estudos acerca dos sertões do Seridó, açudes, pontas de faca, vocabulário do criatório, entre outros.A obra de Lamartine é um vasto mundo que aqui se apresenta.Imagem da capa: @angelaalmeidaa “[...] tenho aqui ao lado a pasta em guardo essas preciosidades – desenhos muito bem feitos de punhal (especificando o que seria de marfim ou prata no cabo, o corte e as dimensões das lâminas de aço). Outro desenho, um bacamarte de fabricação inglesa (E.D.N. and North) chamada pelos cabras de “cotó”. E mais outras preciosidades desenhos de roupas, cachimbos e armas”Rachel de Queiroz, sobre Oswaldo Lamartine. Acesse www.gustavosobral.com.br e faça o download gratuito do livro Oswaldo Lamartine, a biografia de uma obra2018, Livro, Oswaldo Lamartine de Faria: a biografia de uma obra. 1ed. Natal: Caravela Cultural, 2018. 200pDisponível para download gratuito em www.gustavosobral.com.br. #caravelacultural #sertões #seridó #oswaldolamartine #literaturapotiguar- ____
Bilhetes de Oswaldo para Rachel
27/09/2016
Rio de Janeiro, a casa do Instituto Moreira Sales fica na Gávea.
É dezembro (2015).
O caminho de subidas enladeirados, a paisagem arborizada, um cenário que muda a cada metro quadrado percorrido. Lá entocada, a casa.
Jardim de Burle Marx, projeto modernista, foi casa da família.
Hoje é instituto com salas de exposição e estação de trabalho.
Para pesquisa, em razão do espaço limitado, é preciso prévio agendamento. Jane Leite recebe com simpatia e traz o que já havia de vasculhado no acervo de Rachel de Queiroz de/sobre Oswaldo Lamartine.
É certo que o acervo ainda está em fase de catalogação. Outros documentos podem surgir, como desenhos de Oswaldo, cartas, anotações, registros de uma amizade entre os dois, que nasceu para a composição do clássico romance da escritora “Memorial de Maria Moura”.
Não é permitido fotografar, nem portar equipamentos eletrônicos.
Luvas são necessárias para manusear os documentos.
O único instrumento permitido além das mãos e dos olhos é lápis grafite e um pedaço de papel para anotação. O mais é fique à vontade.
O resultado desta pesquisa, que andou por outros acervos, outras leituras e fontes: é a biografia da obra de Oswaldo, livro a ser publicado em breve.
De Oswaldo para Rachel (bilhete)
Rachel
Um Natal feliz como em céus voador por essa pena de asa branca e um ano de inverno alegre como em banho de goteira.
Oswaldo 2001-2
PS: O resultado da pesquisa saiu em livro disponível para download gratuito aqui.
Páginas
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário