08/10/2020

 H O J E




 

Que tal provar um Saint Peter ou uma TILÁPIA...

Patrimônio

Graco Aurélio Câmara de Melo Viana

Professor Associado da UFRN

Sócio Efetivo do IHGRN

 

 

Há tempos que um amigo me disse para escrever sobre a Tilápia, na tentativa de desmistificar sua má fama e apresentar sua importância histórica na alimentação do “homem nordestino”. Agora, vamos tentar conseguir este intento.

 

 

 

Nossa intenção não é publicar um artigo acadêmico, uma vez que existem especialistas mais qualificados para tal tarefa, quando o assunto é o peixe Tilápia, da espécie Sarotherodon niloticus, com suas novas e geneticamente melhoradas “variedades”, comercializadas com muito sucesso no mercado mundial. A personagem deste texto é originária das águas do Rio Nilo, também encontrada nos rios e lagos da África. Na atualidade é “espécie do mundo” estendendo-se da Ásia às Américas por suas qualidades biológicas e organolépticas.

 

Ao voltarmos para a história da Tilápia no Brasil, inicialmente, temos de reverenciar a criação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o quase centenário DNOCS. À esse órgão devemos a “invenção” deste peixe nos açudes nordestinos, construídos para combater totalmente ou, pelo menos, minimizar os efeitos dos anos de secas prolongadas no sertão. Sobre os açudes, nosso “sertanejo maior”, o Doutor Honoris Causa da UFRN Oswaldo Lamartine, os descreve de forma exemplar em um de seus livros sobre o tema.

 

Historicamente, temos que nos referir ao pioneirismo do naturalista alemão Dr. Rodolpho Von Ihering que se instalou nas terras do Ceará, lá pelos idos de 1940-, e deu início aos estudos dessa espécie.  Também não podemos esquecer do Dr. José William Bezerra,  que entre outros pesquisadores da Estação de Piscicultura de Pentecostes, deu novo impulso à piscicultura continental com a produção dos alevinos na Estação de Piscicultura, hoje nominada de Centro de Pesquisas em Aquicultura “Rodolpho Von Ihering.

  

No Rio Grande do Norte a Tilápia também  teve seu destaque institucional, através da Estação de Piscicultura “Estevão de Oliveira”- DNOCS - localizada em Caicó; e, por meio da Estação de Piscicultura “Sebastião Monte”, da UFRN, em Macaíba. Ambas contribuíram para difusão da tilapicultura e foram responsáveis pelos alevinos utilizados nos peixamentos de açudes e das primeiras pesquisas, que ajudaram a consolidar uma base de dados dessa espécie, proporcionando o  aprendizado de gerações de estudantes e piscicultores.

 

A criação da Tilápia do Nilo esteve limitada à produção de alevinos e ao povoamento dos açudes recém construídos pelo sertão nordestino, entre as décadas de 70 e 80. Os peixamentos foram muitos, alguns até festivos e representavam a “ocupação” das águas pela Tilápia, que tornou-se popularmente conhecida por “pilatos”. Ela, a Tilápia, compartilharia assim, o mesmo corpo d’água com os nativos carás, piaus  e piabas. Tal ocupação teria originado muitas “estórias” e algumas pelejas ambientais, ocasionadas pela espécie “exótica” trazida da África, que se tornou mais nativa do que qualquer outra espécie introduzida pela Aquicultura.

 

É importante destacar que no inicio da produção da Tilápia nos pequenos açudes, os resultados não foram nada estimulantes na colheita com a captura de milhares de peixes pequenos e de pouco valor comercial. Essa situação estaria relacionado com a limitada  tecnologia na produção dos alevinos, especificamente na sexagem dos machos e das fêmeas, que ocasionavam reprodução excessiva e competição alimentar, e associado à falta de insumos apropriados para a sua alimentação, restringia o crescimento do peixe. Na verdade, tecnicamente, o sistema adotado era da piscicultura extensiva.

 

Por um bom tempo, apelidado de “pilatos” e com gosto de “barro” só poderia ter ficado com má fama mesmo. De feira em feira, tratado como o “peixinho feio”, certamente morrendo de inveja do belo e saboroso Tucunaré, e para quem alimentou até os apóstolos de Cristo a Tilápia encontraria quem a defendesse.  Portanto, registre-se que foi a Tilápia que garantiu ao sertanejo uma das únicas fontes de proteínas nos anos de secas brabas, quando os pequenos açudes ou barreiros secavam até  restar uma ínfima lâmina d’água, e nesta saltitavam esses peixinhos para alegria de quem os pescava.

 

É, o mundo dá muitas voltas...

 

Com a evolução tecnológica da Aquicultura, no caso, da piscicultura continental, a Tilápia passou a ser o peixe mais criado, valorizado e disputado no expressivo mercado mundial de alimentos saudáveis proveniente da atividade aquícola. Hoje, tem disponibilizada a mais alta tecnologia do setor produzida em modernos viveiros, tanques-rede, raceways,  intensivamente e superintensivamente.

 

Já tem lugar garantido nas maiores redes de supermercado, peixarias, fast foods e restaurantes  do mundo globalizado. Afirmo, e tenho “velhas” provas fotográficas, que já as visualizei no meio de salmões, hadocks, linguados, bacalhaus, toda faceira e destacada entre os nobres pescados.

 

Por vezes, fico pensando em São Pedro, padroeiro dos pescadores, quando da multiplicação das Tilápias no rio Nilo, que jamais  imaginaria o sucesso que aquele peixinho faz em famosos restaurantes e além mar e até da nossa Natal, levando seu nome. Muitos já devem ter lido no cardápio,  “Filé de Saint Peter com molho de alcaparras”. Trata-se de uma estratégia de marketing ou “marquetingue”, montada por uma empresa de piscicultura no Peru, que lançou a marca “Saint Peter Fish” para suas tilápias, na época, de coloração vermelhas como as nossas Ciobas.

 

Concluindo, esta estória virou um conto de fadas, pois de “Pilatos” à “Saint Peter”, a milenar Tilápia do Nilo conquistou as passarelas da gastronomia, ganhou campeonatos de “sabor e valor” e hoje faz parte da nossa cultura alimentar. Mesmo que a peçamos pelo seu nome de fantasia: “Garçom, por favor um filé de Saint Peter” , e após saboreá-la, exclamaremos: “ Ô tilápia boa da bixiga!

 

Bom Apetite!!!

Para ler este e outros inscritos, acesse: gustavosobral.com.br

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Colaboração de Gustavo Sobral.

 O abandono da Ética 

Padre João Medeiros Filho 


Além das adversidades da pandemia da Covid-19 e suas consequências, somos ainda surpreendidos por notícias deploráveis. São várias as narrativas sobre comportamentos inescrupulosos no que tange a desvios de recursos destinados a minorar o sofrimento da população. E como se não bastasse, advêm agora vultosos gastos com a campanha eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores, custeada com recursos oriundos do suor de nossa gente, sedimentando conchavos e negociatas. Isso leva a algumas perguntas: será que não se aprendeu ainda com a História? Vão continuar sendo repetidos os mesmos erros? O dramaturgo Plauto, popularizado por Thomas Hobbes, afirmava “Homo homini lupus est” (“o homem é o lobo do próprio homem”). Contudo, nota-se a convicção de que há vários vínculos a nos aproximar. Estamos no mesmo barco. Os problemas de cada pessoa devem ser também nossos. O apóstolo Paulo já chamava a atenção, na “Carta aos Romanos”, para o sentimento de solidariedade: “Alegrai-vos com os que se alegram. Chorai com os que choram. Mantende um bom entendimento uns com os outros” (Rm 12, 15). Uma exigência imprescindível na vida social é o compromisso de dizer e praticar sempre a verdade. A ele deve-se acrescentar o postulado da honestidade intelectual, escassa no mundo de hoje. Notícias falsas, sofismas, meias verdades, fatos distorcidos ou fora do contexto são apenas exemplos, dentre tantos. É necessário buscar incessantemente a verdade sem usá-la para fins ideológicos. Justo e verdadeiro não são a conveniência para um grupo ou partido. É preciso incluir a abertura ao Transcendente. Santo Agostinho lembra-nos que Deus criou o ser humano e “inquieto está o seu coração enquanto Nele não repousar”. Uma autêntica postura ética implica igualmente em respeito a tudo aquilo que é público. Pensa-se que ser inteligente é tirar proveito dele em benefício próprio. Parece que essa ainda é uma opinião partilhada por muitos, nesta Terra de Santa Cruz. Outros princípios fundamentais não podem ser esquecidos. Primeiramente, é preciso ter consciência de que a política é a arte de se procurar o bem da sociedade, não de si mesmo, de grupos ou agremiações partidárias, por mais relevantes que possam parecer. A transparência e a honestidade nos negócios opõem-se à mentalidade de que “é preciso levar vantagem em tudo”. A economia necessita também estar subordinada à Ética. Portanto, o que é lucrativo, nem sempre é o melhor. Vale aquilo que favorece o bem-comum. “Não cuide somente do que é seu, mas também do que é dos outros” (Fl 2, 4). Assim, tudo deve guiar-se por normas éticas, cujo objetivo primordial é a busca do bem-estar de todos. Tal princípio deve nortear a vida social, inclusive os meios de comunicação. A mídia, muitas vezes, oferece guarida àquilo que reverte em patrocínio ou audiência, mas destrói valores consagrados, tais como: família, solidariedade etc. Será uma utopia? Se não sonharmos alto, não progrediremos! “Buscai, portanto, as coisas do alto” (Col 3, 1), aconselha o Apóstolo dos Gentios. O homem tornar-se-á “lobo do próprio homem”, se não aceitar guiar-se pela Ética. Sua conduta lupina é o ódio, a agressividade, a violência e a destruição do outro. Esta se agrava, cada vez mais, nas manifestações das redes sociais. Quando ela prevalece, surgem guerras, crescem os desentendimentos e multiplicam-se as grades de proteção internas e externas. Se cada um faz somente o que lhe apraz, esquecendo ou desrespeitando o próximo, não é de admirar a falta de paz e a multiplicação de injustiças e desigualdades. Não será a hora de se valorizar o milenar decálogo judaico-cristão? Ele é sempre atual, apesar de ser considerado superado por alguns e relegado a um segundo plano. Os Dez Mandamentos não são uma simples lista de proibições e faltas religiosas. Trata-se de sinalizações, indicando os caminhos mais adequados para a boa convivência com os seus semelhantes e um aproximar-se de nosso Deus. Jesus Cristo resumiu numa frase a Ética humana e cristã, válida em todos os tempos: “Tudo, pois, quanto quereis que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles” (Mt 7, 12).

 

LEIAM A BÍBLIA

 

Valério Mesquita*

Mesquita.valerio@gmail.com

 

“Pois não me envergonho do evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.” Romanos 1.16.

 

Não li, em minha vida, tanto quanto gostaria de ter lido sobre autores das literaturas brasileira, francesa, portuguesa e inglesa – as minhas prediletas. Enveredei cedo pela política gastando o meu tempo e o latim. Mas selecionei e degustei obras preferidas. O tempo passou. Sem vocação para a advocacia não me interessei pelos filósofos e juristas. Admirava-os sem conhecê-los bem. As biografias dos grandes estadistas, os episódios marcantes da história da humanidade me alimentaram por algumas estações. Enfim, tenho do mundo uma visão humanista, política, administrativa e social. A chamada cultura bacharelesca sintonizada com o homem e o ambiente em que vive. Sou um provinciano saudosista ou memorialista, como queiram.

A leitura da Bíblia, desde a fase adolescente, pouco me seduzia, mesmo tendo estudado oito anos no Colégio Marista, ao qual muito devo a minha formação educacional e espiritual. Estudava-se a história sagrada de forma pedagógica dos livros da FDT. Quase não se compulsava a Bíblia. Percebo, hoje, o quanto isso me fez falta. Agora, na maturidade, senti uma imensa sede da palavra dos evangelhos, dos profetas, dos salmistas e das epístolas do maior de todos os apóstolos: Paulo de Tarso, o que fora perseguidor dos cristãos, que contribuiu para o martírio de Estêvão e que estava ao lado da guarda pretoriana quando Jesus foi crucificado. Aquele mesmo chamado depois por Cristo para receber o Espírito Santo de Deus e se tornar o mais importante pregador do cristianismo em diferentes partes do mundo até os nossos dias.

Ah! Como seria bom se ele pudesse pregar ao vivo, em Aparecida, São Paulo, perante os maiores dignitários deste mundo, realçando sempre acima dele, mais a Santíssima Trindade do que o homem mortal, como atualmente assim, não agem certos pregadores sem humildade através do aparato humano, do show gospel, da cantoria vulgar, da banalização do nome de Jesus Cristo e de falsos milagres por intermédio da televisão comercial. Se lhe fosse dada a chance de exortar que: “Só há um Senhor, uma só fé e um só batismo”. E que há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. “Sede uns para com os outros benignos, perdoando-vos uns aos outros como Deus vos perdoou em Cristo. Sede imitadores de Cristo e que ninguém vos engane com palavras vãs”. (Efésios).

Falta em muitos doutores das igrejas da modernidade o sentimento da humildade que o apóstolo Paulo detinha. Disse ele em Coríntios: “Sou o menor dos apóstolos e não sou digno de ser chamado apóstolo pois persegui a igreja de Deus”, apesar de Cristo viver nele. E se lhe dessem a oportunidade de falar na Rede Globo para todo o Brasil e principalmente para o Rio de Janeiro: “Se esperamos um Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. Pois, Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios, e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir os fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele”. Por isso, hoje proclamo: leiam a Bíblia. Além de instruir, ela santifica.

 

(*) Escritor.

 

 

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Bons profetas?
Jules Verne (1828-1905) – que é um dos pais do “roman d’antecipation”, um tipo de ficção científica que evoca as supostas realizações do amanhã – imaginou a sua Paris do futuro. Isso foi no já bem distante ano de 1863. Deu ao livro/romance o título de “Paris no século XX” (“Paris au XXe siècle”, no original).
A Paris de 1863, ao tempo de vida de Verne, era muito diferente da cidade que conhecemos hoje, muito embora estivessem começando as reformas urbanas empreendidas por Napoleão III (1808-1873) e pelo Barão Haussmann (1809-1891). Entretanto, como explica Jessica Powell, em “Literary Paris: a Guide” (The Little Bookroom, 2006), na Paris do visionário Verne, na sua “Paris do futuro”, existem “elevadores, música eletrônica, carros, computadores e trilhos suspensos, nos quais correm trens movidos a ar comprimido e forças eletromagnéticas. E embora ainda fossem as lâmpadas a gás que dominavam as ruas parisienses em 1860, Verne previu que elas seriam um dia substituídas pelo barulho da eletricidade – e mesmo em Notre Dame, onde ‘o altar brilhava com a luz elétrica, e feixes de mesma fonte escapavam do ostensório levantado pelas mãos do padre’”. Uma agradável modernidade, pode-se dizer, que vimos acontecer plenamente. Mas tudo tem seu preço, inclusive nos romances de Verne: nessa Paris no século XX, “o latim e o grego são ‘línguas não apenas mortas, mas também enterradas’, e a Academia Francesa – o clímax da cultura e literatura da França – não mais tem qualquer literato entre seus membros. Bancos substituíram os antigos monumentos culturais, e os grandes homens da cidade não são mais os poetas e os filósofos, mas, sim, aqueles que falam ‘em gramas e centímetros’”. Aqui já é um triste cenário.
Curiosamente, embora fosse talvez o primeiro grande passo na formulação do que chamamos de “roman d’antecipation”, “Paris no século XX”, à época (1863), teve sua publicação rejeitada. Aliás, o manuscrito só foi redescoberto no final do século XX, constando dele uma deveras desestimulante crítica do editor: “Se você fosse um profeta, ninguém hoje acreditaria nas suas profecias”. E o romance acabou sendo publicado tardiamente, só em 1989.
Esse editor, pelo que sei, foi Pierre-Jules Hetzel (1814-1886), que fez fama no ramo da literatura para a infância e a juventude. Certamente Hetzel não acreditava nas suas próprias palavras. E dizem que ele apenas rejeitou “Paris no século XX” por considerá-lo um romance depressivo, que não cairia bem no gosto do público pelas “viagens extraordinárias”. Até porque a parceria Verne-Hetzel – e a amizade, pode-se dizer – talvez seja sem igual na história da literatura. Como explica Bruno Blasselle, em “Histoire du livre: le triomphe de l’édition” (Gallimard, 2006, vol. 2), “se existe um autor no qual o progresso científico há inflamado a imaginação das pessoas, este é Jules Verne. A aventura começa em 1862, quando Hetzel recebe o manuscrito intitulado Voyage en l’air, inspirado nas experiências com balões de Nadar. O editor fareja o sucesso, demanda ao autor várias correções, rapidamente executadas, e o faz assinar ao fim do ano um primeiro contrato, por aquilo que viria a ser Cinq Semaines en Ballon. Um autor, o mais lido do século XIX, nasce. A colaboração e mesmo a amizade entre Hetzel e Jules Verne não se acabará jamais”.
Bom, Verne passa a entregar a Hetzel dois ou três títulos por ano. Uma produção espetacular. A lista é enorme. Os meus preferidos são “Viagem ao centro da terra” (“Voyage au centre de la terre”, 1864), “Vinte Mil Léguas Submarinas” (“Vingt mille lieues sous les mers”, 1870) e “A volta ao mundo em 80 dias” (“Le tour du monde en quatre-vingts jours”, 1873). E temos, ao final, as famosas “Viagens Extraordinárias” (“Voyages Extraordinaries”) do autor alegadamente mais traduzido da história.
Loas para Hetzel, ele também um visionário, que apostou nas profecias de Jules Verne. O resto é história. De e da ficção científica.
Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
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01/10/2020

 

 

OS OITOCENTOS ANOS DE ASSIS

Valério Mesquita

Mesquita.valerio@gmail.com

 

Foi o momento mais terno e denso do senado da república. Nunca, lá, havia presenciado cenário semelhante. O senador Pedro Simon, tal qual um anjo da noite, discorreu da tribuna sobre a vida e o exemplo do santo e cidadão Francisco de Assis, que celebrava oitocentos anos de existência. O notável parlamentar gaúcho, elaborou um texto que emocionou a todos. O fundador da Ordem Franciscana, segundo ele, reeditou no tempo, através da caridade e do sofrimento, a vida do próprio Jesus Cristo, somente tendo lhe faltado as chagas da crucificação e a eugenia do Criador que somente o Filho Unigênito recebeu.

Num plenário calcinado por gestos menores, por retaliações pessoais, viu-se uma luz, um momento santificado, como se Deus ali tivesse permitido uma trégua. Como o Congresso Nacional se ergueria se recitasse e fizesse da oração de São Francisco o instrumento de sua paz e o encontro com a verdadeira missão de legislar em favor dos mais pobres? Na primeira década de 1.200, Francisco de Assis elaborou a sua carta a todas as nações da época, suplicando ajuda para estancar a fome e curar as doenças. Hoje, como ontem, Pedro Simon relembra o fato no sentido desse documento ser revivido entre as autoridades do país, em favor dos pobres, enfermos e oprimidos.

O santo italiano era de origem burguesa. Seu pai, rico comerciante, não entendeu quando o filho abandonou toda a riqueza para criar no mundo a mais completa situação de

 

humildade e caridade cristã: a “pobreza franciscana”. Ao final, num verdadeiro toque mágico e sobrenatural, a palavra de Simon se alçou ao patamar superior do seu grande mérito. Enquanto no mundo hodierno, os mais poderosos países do mundo sacam verdadeiras e colossais fortunas de bilhões de dólares para socorrer os papeis podres do mercado financeiro e bancos gananciosos – a humanidade pasma e estarrece ao concluir quanta fortuna as nações ricas armazenam em detrimento de milhões de seres humanos que passam privações e morrem de fome.

Esta é a grande reflexão a ser feita nesses oitocentos anos da vida de Francisco de Assis. A sovinez, a avareza, a indiferença dos governantes de hoje pelo sofrimento humano são de causar revolta, asco, choro e genuflexão contrita de perdão ao Pai Eterno pelo equívoco da raça humana. O senado brasileiro, naquela tarde/noite, pela voz gaúcha de pregador do senador Pedro Simon lembrando versículos, capítulos, salmos e epístolas, como se fosse de um novíssimo testamento, tornou-se, por instante, num templo de santidade e de denuncia contra o mundo moderno de perversidade e contradições. Vi a minha paz cósmica satisfeita.

(*) Escritor