14/06/2015

Banda de Música da Polícia Militar completa 129 anos de existência


 

 
banda de música da polícia militar do estado do rio grande do norte

A Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte está completando 129 anos de existência no dia 16 de junho de 2015.

Através da Lei n° 982, de 16 de junho de 1886, cinquenta anos após a criação da Policia Militar do Rio Grande do Norte, foi criada a Banda de Música, subunidade mais antiga da Instituição. Formada inicialmente com dez instrumentistas, teve seu apogeu no ano de 1922, ano do centenário da independência do Brasil, tendo como regente titular o italiano Luigi Maria Smido, assessorado pelo Tenente José Gomes.

Pelo seu garbo, atuou nas festas do calendário histórico e também atuou em outros Estados, como no ano de 1954, quando enviou um contingente da Polícia Militar do nosso Estado para desfilar na cidade de Recife, comemorando a Restauração Pernambucana, tendo à frente da Banda de Música o Tenente Lourival Vieira da Silva.

A história registra a passagem de alguns Mestres e Contra-Mestres que dedicaram grande parte de suas vidas em prol do bom andamento do serviço e engrandecimento da Banda, podendo ser nominados o Major PM Lourival Cavalcanti Duarte, Tenente Juvenal Lira, Tenente Djalma Ribeiro da Silva, Tenente Luís Alcântara Lucas.

Merece destaque especial alguns nomes que fizeram parte do quadro da consagrada Banda de Música, em particular o músico Antonio Pedro Dantas, o Tonheca Dantas, que se tornou imortalizado através de suas obras: Royal Cinema, Desfolhar Saudades, Delírio, Melodia do Bosque; Composições que tiveram destaque mundial através das rádios BBC de Londres e Mundial de Moscou. Foi homenageado com o seu nome no auditório da Banda de Música da PM/RN. Outros destaques: o Coronel PM José Vitoriano de Medeiros, ex-Comandante da Instituição, que demonstrou amor e dedicação à música através da Canção da Polícia Militar do Rio Grande do Norte; o Tenente José Meneses de Freitas, o Zé de Freitas, autor da Canção do Aluno CFAP e da Canção do Bombeiro, sem esquecer-se da prestimosa colaboração do Cap PMRR/SP José Leitão Sobrinho, autor de várias canções militares e arranjos de músicas populares, ajudando, assim, a compor o rico acervo da Banda e a manter altaneira o desempenho da mesma, motivo de orgulho da Corporação. Comanda hoje a Banda da Polícia Militar do RN o Sub Ten PM Charles Newton Kelly, e tem como regente o Sub Ten PM Flankelland Mota de Azevedo.

A Banda de Música vem se apresentando em todos os eventos cívicos e solenidades históricas e nas festividades sociais, inclusive concorrendo para difusão da música nas comunidades carentes e entre os jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário