13/04/2015

UMA OPINIÃO

A luta pelo Aeroporto Augusto Severo
Armando Negreiros, médico (armandoanegreiros@hotmail.com)

            Não podemos esmorecer nessa luta para que o Aeroporto Augusto Severo volte a ser o nosso Aeroporto. Não se pode submeter toda uma população ao suplício nesse trajeto de ida e volta para São Gonçalo do Amarante. Além de um belo artigo de Dalton Melo de Andrade, publicado no Jornal de Hoje do sábado/domingo (11 e 12 de abril), recebi um convite de Aníbal Barbalho para fazer um palestra no Rotary sobre o assunto e inúmeras manifestações concordando com esse retorno. Vejamos algumas:
            Edna Trindade: Até hoje não vi uma pessoa dizendo-se melhor assistida com essa transgressão. Prefiro perdoar nosso dinheiro gasto naquela obra, desde que possamos desfrutar de tudo o que nos foi levado com a ausência do Augusto Severo. Todo ser vivo sabia que a maçã caia. Só Isaac Newton pensou a Lei da Gravidade. Alguém pensante teria que erguer essa bandeira do Aeroporto Augusto Severo. Ufa!
Soraya Tinôco: Acabo de ler sua coluna no JH e achei simplesmente maravilhosa. Tudo que o Sr. diz é a mais pura verdade, a população poderia se manifestar para ter o aeroporto Augusto Severo de volta, acho que temos que fazer algo, precisamos nos movimentar, talvez o Sr. com seus conhecimentos possa começar esse manifesto e estou totalmente de acordo.  
Lenilson Carvalho: Parabenizo o amigo pelo texto inteligente, oportuno e verdadeiro. Faço minha as suas palavras.
Mário Lúcio: Parabenizo-lhe pela iniciativa de conclamar a população de Natal para que nos insurjamos contra o gritante contrassenso, a ululante irracionalidade, sobretudo o frontal desrespeito ao nosso povo que representa a medida governamental empurrada de goela abaixo de deixar de usar o Aeroporto Augusto Severo  e adotar o de São Gonçalo como nosso terminal de passageiros. O novo aeroporto tem como cargo sua finalidade precípua, a qual faz todo o sentido, uma vez que os grandes mercados Europeu e EUA teriam Natal como Gateway para acessar o Brasil. A grande maioria dos produtos que importamos são de pequeno volume e vêm em geral via aérea. Os aviões cargo internacionais evitariam os já tumultuados aeroportos de São Paulo e Rio, voariam 4 horas menos e grandes empresas distribuidoras de importados se instalariam em Natal. Os produtos importados seriam mandados para o resto do país por terra, provendo assim, frete para lotar a enorme frota de caminhões que atualmente voltam vazios para o Sul do país, quando vêm trazer a grande quantidade de produtos oriundos do Sul e Sudeste que consumimos. Entretanto a medida claramente eleitoreira de forçar sua inauguração prematura e inconclusa, para impressionar os que viessem ver os jogos da Copa e para mostrar mais uma obra creditada ao governo candidato a reeleição, impôs aos potiguares, da maneira mais esdrúxula, o uso irracional do novo aeroporto.
Sugiro que confeccionemos decalques para fixar nos automóveis com os dizeres "VOLTA AO AEROPORTO AUGUSTO SEVERO JÁ !". Tenho certeza que a população em peso aderiria à campanha. Vamos fazer valer a nossa cidadania.
Gimenna Correia Nieves Machado: Bom dia Armando, recebi um e-mail encaminhado sobre esta campanha que você iniciou para a reabertura do Augusto Severo. Compartilho das suas opiniões, mas acredito que para a campanha ser mais efetiva e para a população enxergar os frutos dessa mobilização, seria necessário dar um direcionamento.
O que devemos fazer, a nível legal, para que o Augusto Severo volte a funcionar? Se se tratar de um abaixo assinado, seria interessante criar um site para votação e quando atingíssemos "x" assinaturas encaminharíamos (via Ministério Público) um pedido... Estou falando como leiga, mas acredito na ideia e grande parte da população do RN também, só que não sabe como fazer! Sou administradora e me coloco à disposição para levar adiante este projeto de retomada do Augusto Severo. Sei que somos todos muito ocupados no nosso dia a dia e encampar essa luta requer união. O mais importante é saber até que ponto a população está disposta, e neste caso o correto seria medir o desejo da população. Quero me dedicar nem que seja meia hora do meu dia a esta causa, conversei com colega de trabalho e grupo de amigos, chegamos a conclusão que talvez o primeiro passo seja fazer um abaixo assinado e dar entrada no ministério publico.
Para o abaixo assinado pensamos na metodologia da Hidrelétrica de Belo Monte, um site (colegas poderiam criar) para votação. O  trabalho seria divulgar o link do site e aguardar juntar o numero de assinaturas. Tem um grupo também interessado em montar uma campanha, com um grupo de atores, talvez pelo whatsapp... Porém, Armando, o ideal seria confirmar (talvez você pudesse obter esta informação com seu grupo de amigos) o que o Ministério Público exigiria para receber essa solicitação da população. Qual o numero de assinaturas necessárias. Gostaria que me desse um retorno dessa ideia e sobre a possibilidade de obter a informação acima.
Inclusive tempos atrás houve uma reportagem com um grupo de pessoas que fizeram uma manifestação em Parnamirim juntamente com o sindicato dos trabalhadores, reivindicando a reabertura do Augusto Severo.
Pedi para um colega entrar em contato com a TV Cabugi na tentativa de localizar o entrevistado responsável pela manifestação... talvez já exista um grupo mobilizado!!!
            Marizinha Simonetti: Através do nosso Nílton do Vale li sua bela convocação para salvar o Aeroporto Augusto Severo. Dói não vislumbrar a mais significativa imagem da cidade: o cometa e os Reis Magos. Morando ausente, ainda me permito falar de saudades da minha terra da infância e da juventude e agora, na decrepitude da vida, da saudade dos símbolos que estimulavam a emoção quando deixando o avião pegava a rota na qual o cometa me anunciava que estava em Natal.

            Lute, colega, e me faça novamente evocar as lembranças do meu passado, reascender o meu amor, mesmo distante, pela minha capital. Sua amiga e admiradora que saboreia suas histórias pitorescas. Boa ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário