25/09/2014

IHGRN e IPHAN CONVIDAM PARA HOJE

Conferência resgata memória holandesa em época de expedição no RN

Benjamim Teensma ministrará palestra sobre busca de minas de prata no rio Potengi


Benjamin-Teensma---Professor-da-universidade-da-Holanda---WR--(1)
Alvo de muitos massacres durante o século XVII, o Rio Grande do Norte esteve por muitos anos na rota dos holandeses, que buscavam explorar as riquezas existentes no Nordeste brasileiro. Geograficamente estratégico, o estado sofreu a invasão entre os anos 1630 e 1654, devido sua localização, servindo assim de ponto respeitável para o fortalecimento do domínio holandês no Brasil. Mas a importância do estado não era só essa.
A potencialidade do RN no tocante ao fornecimento de provimentos, sobretudo carne bovina e produção açucareira, também interessava aos holandeses. Naquele tempo, ainda havia rumores de que a existência de uma mina de prata em solo potiguar poderia garantir riquezas aos então invasores – situação que teria levado uma comissão composta por militares holandeses, guias tupis e escravos a realizar uma expedição ao longo do curso do rio Potengi.
Essa expedição será tema da Conferência “Os mocós da Itabiraba do Córrego Retorto”, a ser ministrada em Natal na próxima quinta-feira (25) pelo Dr. Benjamin Teensma, professor Emérito da Universidade de Leiden nos Países Baixos. De acordo com o historiador, que veio à capital potiguar a convite do Instituto Histórico e Geográfico do RN e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a recente descoberta de um relatório feito à época da expedição pode mostrar uma nova abordagem sobre a presença holandesa no RN. A conferência será realizada no Instituto Histórico e Geográfico, a partir das 19h30.
“Existem dois relatórios feitos por oficiais militares na época da expedição que mostram como teria sido realizada a rota pelo grupo explorador. Esses relatórios, hoje preservados em acervo holandês, tratavam das condições do espaço, trajeto e situações enfrentadas pelo grupo”, conta Benjamin.
“Ambos os documentos são bastante fiéis às informações descritas. Entretanto, recentemente, em 1995, foi tornado público um outro relatório feito por um soldado que teria participado da expedição. Fragmentos desse terceiro documento, publicado por um jornal alemão, acrescenta mais informações que torna aquele evento mais interessante para entendermos um pouco da história dos próprios holandeses, como também dos potiguares”, relatou.
O historiador comenta que, em parceria com o potiguar Levy Pereira, especialista em cartografia histórica, fez a transcrição do mais recente relatório para a língua portuguesa, dando condições do cartógrafo realizar um geoprocessamento da rota realizada pela expedição.
“As informações que confrontamos entre os três relatórios nos deu uma nova abordagem de uma época da história vivida. Dessas novas informações do relatório divulgado em 1995 nos mostra, por exemplo, como era o perfil dos holandeses, suas hostilidades, as dificuldades enfrentadas em solo potiguar, doenças acometidas e até modelos de corrupção”, explicou Benjamin Teensma. “Mina de prata eles nunca encontraram. É o que temos garantia de dizer. Mas podemos observar novas ‘heranças’ que eles deixaram”, disse o historiador holandês.
Com pouco tempo de permanência no Rio Grande do Norte, o historiador acredita que a cultura holandesa da época importada para o então ‘Rio Grande’, como era denominado o estado, jamais culminaria entre os povos existentes na região.
“Estamos falando de cultura e sociologia muito diferente entre diversos povos. Os holandeses tinham uma religião hostil e uma língua impenetrável, por exemplo. Muito difícil que eles conseguissem deixar marcas no povo”, disse.
_________
Postado dia 23/09/2014 às 15h24

Nenhum comentário:

Postar um comentário