22/10/2013


Logo


OAB DO RIO GRANDE DO NORTE COMPLETA 81 ANOS

Com particular orgulho registramos na data de hoje, a passagem do 81º aniversário da Ordem dos advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio Grande do Norte.
A data histórica foi registrada no matutino Tribuna do Norte, através de artigo do Membro Honorário Vitalício Adilson Gurgel de Castro.
Nossa história começa no dia 05 de março de 1932, logo após uma reunião do Instituto dos Advogados deste Estado, que funcionava no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, sob a presidência do eminente jurista Hemetério Fernandes Raposo de Melo e contado com a presença dos advogados Francisco Ivo Cavalcanti, Paulo Pinheiro de Viveiros, Manoel Varela de Albuquerque, Francisco Bruno Pereira e Manoel Xavier da Cunha Montenegro, que compuseram a primeira diretoria provisória da nova Entidade, com a missão de convocar todos os advogados do Estado para a oficialização da Corporação dos Advogados.
Arregimentados os causídicos, realiza-se o primeiro pleito para a escolha dos seus conseolheiros, sendo o mais votado o Doutor Hemetério que, certamente, seria o seu primeiro Presidente.
Reconhecida pelo Conselho Federal, a OAB/RN teve aprazada a sua oficialização para o dia 22 de outubro de 1932 quando seriam empossados os seus conselheiros e escolhida a Primeira Diretoria. O destino, contudo, foi implacável para com o Doutor Hemetério, falecido no dia 30 de agosto, por conseguinte, antes de ser empossado, razão pela qual o Primeiro Presidente eleito foi o Doutor Francisco Ivo Cavalcanti.
Daí em diante trilhamos uma estrada de grandes feitos e conquistas democráticas, firmando-se em definitivo como uma Instituição indispensável à consecução da Justiça e defensora intransigente da Democracia.
Tive a oportunidade de escrever em 2008 um livro "Traços e Perfis da OAB/RN" onde relato toda a trajetória de lutas, vitórias e percalços da nossa Casa dos Direitos Humanos.
Coincidentemente, nesse mesmo ano, nasceu na cidade de Macaíba Hélio Xavier de Vasconcelos, que foi chamado pelo criador para sua morada final e que hoje, precisamente, é reverenciado com a Missa de 7º Dia a ser celebrada na sede da Entidade da qual foi Presidente e grande baluarte.
PARABÉNS AOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO NORTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário