06/09/2013

Morre de câncer, em Natal, o multifacetado e imortal Pedro Vicente Sobrinho
Pedro Vicente publicou livros, lecionou em universidades, era especialista em gastronomia e Amazônia e colecionou amigos
Por Sergio Vilar
O sociólogo, escritor, professor da UFRN, Pedro Vicente Sobrinho, morreu hoje, em Natal, com um câncer no pâncreas.
Pedro Vicente ministrou aulas na Universidade Federal do Acre e dirigiu o Sesc e Senac da capital acreana, Rio Branco.


Presidiu a Associação dos Sociólogos do Rio Grande do Norte e a Federação Norte-Nordeste de Cine-clubes.
Era conselheiro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e da União Brasileira de Escritores.
Era um estudioso de gastronomia. Pós-Graduado em Economia Rural. Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Ciências da Comunicação pela USP.
O sociólogo publicou alguns livros. Merece destaque um deles, sobre Comunicação na Amazônia Ocidental. Ainda no ramo literário, dirigiu a Editora da UFRN.
Fora do ramo sócio-literário, fundou, no início dos anos 80, um dos bares de maior tradição enquanto esteve em funcionamento: o Kasarão, cuja última sede funcionou na Rua Mossoró, em Petrópolis.
Atualmente Pedro Vicente ministrava aula, como professor visitante, na UFRN. Sempre circulou com simpatia nos meios intelectuais da cidade, onde conquistou inúmeros amigos.


UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES DO RIO GRANDE DO NORTE

NOTA DE FALECIMENTO DA UBE/RN
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento hoje nesta cidade do Sócio Hononário PEDRO VICENTE DA COSTA SOBRINHO.
Professor universitário, graduado em Ciências Sociais (Sociologia e Ciência Política), portador dos títulos de Especialização, Mestrado Doutorado,  autor de diversos livros nas áreas de sociologia e política: Capital e Trabalho  na Amazônia Ocidental; Exercícios circunstanciais; A desintegração do comunismo soviético; Outras circunstâncias; Vozes do Nordeste; Comunicação Alternativa e movimentos sociais na Amazônia Ocidental. Foi Membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras – ANL; Sócio-Correspondente da Academia  Acreana de Letras; do Conselho Estadual de Cultura do RN; Sócio Efetivo da UBE/PE e Sócio Honorário da UBE/RN; Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN e diversas outras entidades. Militou na vida sindical e política pertencendo ao MDB, PCB e PPS.
Quando da reorganização da UBE/RN em 2006 participou ativamente, contribuindo com sua inteligência para a solidificação da entidade.Apaixonado pela Política e pelo Movimento Sindical, passou uma longa temporada na Russia, aperfeiçoando seus conhecimentos. Quando do esfacelamento da União Soviética, produziu um livro –A Desintregação do Império Soviético- que é um estudo profundo da questão.
Viveu entre o Acre e o Rio Grande do Norte lecionando. Foi assessor do SESC.Foi diretor da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte tendo feito um excelente trabalho na editoração de livros.
Figura humana  afável, com certeza deixará uma enorme saudade em nossos corações.
O velório será  no Cemitério Morada da Paz neste dia 06 de setembro haverá uma cerimônia em sua homenagem. Seu corpo será cremado e as  cinzas jogadas no Acre, conforme pediu.
Natal/RN, 05 de setembro de 2013
DIRETORIA 

Presidente: Eduardo Antonio Gosson
1º Vice-Presidente: Jurandyr Navarro da Costa
2ª Vice-Presidente: Anna Maria Cascudo Barreto 
Secretário-Geral: Manoel Marques da Silva Filho,  
1º Secretário: Paulo Jorge Dumaresq Madureira
2º Secretário: Francisco Alves da Costa Sobrinho
1º Tesoureiro: Jania Maria Souza da Silva
2º Tesoureiro: Aluizio Matias dos Santos 
Diretor de Divulgação: Lucia Helena Pereira  
Diretor de Representações Regionais: 
Joaquim Crispiniano Neto 
Diretor Jurídico:
Carlos Roberto de Miranda Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário