10/04/2013

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFCO DO RIO GRANDE DO NORTE - IHGRN
M A N I F E S T O

PREZADOS SENHORES,
            Assumimos o desafio patriótico de salvar o patrimônio histórico da terra potiguar, numa Cruzada de abnegados colaboradores, quase todos na categoria de anciãos, tal qual ocorria no tempo do Império Romano com os velhos senadores.
            Desprovidos de qualquer retribuição financeira, nos dispomos a dar expediente diário na sede desgastada e sem conforto do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, na certeza de que encontraremos, nesse caminhar de três anos, os “cirineus” que aliviarão o peso da cruz na difícil jornada.
Os problemas são tantos e tão graves, que não permitem um escalonamento de prioridades, porquanto temos que atacar vários eixos concomitantemente, entre a recuperação física do prédio, busca de mais espaço, conservação do rico acervo, segurança do patrimônio, estruturação administrativa e contábil e regularização de funcionários para o que só contamos com boa vontade.
Com essas considerações vimos rogar a ajuda de todos, entidades, públicas ou privadas e pessoas físicas, o que poderá acontecer mediante a celebração de convênios de cooperação técnica/financeira com as primeiras e a simples ajuda financeira das segundas, em caráter de urgência, para que seja possível manter abertas as portas desta secular Casa da Memória.
Poderá ser argumentado o fato irrefutável, de que o Estado, como um todo, atravessa momentos difíceis. Contudo, contra-argumentamos com a circunstância, também incontestável de que, acaso não hajam imediatas providências, poderemos perder a memória de um patrimônio único e insubstituível, representativo de uma ferramenta indispensável para as gerações futuras.
Sim, o que estamos a fazer neste instante é um pedido de socorro, inevitável e que constitui o sacrifício de cada entidade ou cidadão coparticipe da obrigação de salvar a história.
Completamos neste último dia 29 de março, 111 anos de existência e esperamos comemorar esta data com ação e ela depende de cada um de nós.
Contamos com sua ajuda e para isso queremos agendar um encontro pessoal, que será oportunizado brevemente, no qual fixaremos a forma e o conteúdo da nossa parceria, ou uma simples visita ao nosso prédio, o que será prazeroso.
Que este nosso apelo seja levado ao consenso dos pares que compõem as entidades, para uma posterior execução de metas, sem embargo do compromisso pessoal de cada cidadão.
            Com essa esperança, servimo-nos do ensejo para apresentar as expressões do nosso especial apreço e consideração.
Natal, 01 de abril de 2013
___________________________
Valério Alfredo Mesquita
Presidente


Nenhum comentário:

Postar um comentário