06/10/2017


Entrevista: Professora Iris Alvares do Labim/UFRN, responsável pela digitalização de documentos do IHGRN

Natal/RN. Setembro, 2017. A diretoria de Biblioteca, Arquivo e Museu conversou com a professora Iris Alvares, do Labim, responsável pela digitalização de diversos documentos históricos do Rio Grande do Norte disponíveis no repositório institucional do laboratório para consulta e pesquisa. A entrevista foi realizada por email, o entrevistador é o diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu, o jornalista Gustavo Sobral.

IHGRN: Professora, nos conte um pouco da sua trajetória e formação profissional?
Iris Alvares: Sou formada em História Licenciatura e Bacharel em Direito. Trabalhei no ensino médio, na disciplina de História. Trabalhei no Labre, Laboratório de Restauração, no qual auxiliei em muitos trabalhos com restauração de jornais, inclusive do Instituto Histórico e Geográfico como a “Gazeta do Commercio” de 1902, 1903 e 1904. Dentre outros jornais e documentos.

IHGRN: Quando surgiu o seu interesse pela digitalização de documentos históricos?
Iris Alvares: Em fins de 2011, o Labim foi criado e fui convidada pela chefia do Departamento de História para coordena-lo. Daí fiz cursos sobre digitalização de documentos nos primeiros anos do seu funcionamento.

IHGRN: Quando foi criado e qual o papel do Laboratório de Imagens?
Iris Alvares: A ideia partiu dos próprios professores do curso de História. Eu aceitei pela minha experiência com documentos históricos e também como professora de História, pela preocupação e interesse nos documentos e na sua divulgação.

IHGRN: Como o trabalho é realizado no laboratório, quais os equipamentos utilizados e qual a equipe disponível?
Iris Alvares: Bem, nossos maiores “clientes” são o Instituto e o Arquivo Público Estadual. Trabalhamos em parceira com o Departamento de Políticas Públicas. Já tivemos parceira com o Professor Herculano do Departamento de Psicologia, quando iniciamos a digitalização de documentos do SOS Criança; com a Semurb/Seharp; com a empresa jornalística Tribuna do Norte.

IHGRN: Quando surgiu a ideia e na necessidade de um repositório, qual seu objetivo e como se estrutura?
Iris Alvares: Quando iniciamos os trabalhos de digitalização, nem computadores para pesquisa nós tínhamos. Com o passar do tempo conseguimos uma sala contígua para pesquisa. Pouco tempo depois percebi a necessidade de ampliarmos o acesso através de um repositório virtual. Daí, através de um projeto de Extensão, conseguimos financiamento para iniciarmos a criação do Repositório Labim.

IHGRN: Em que formato os documentos são disponibilizados e por que?
Iris Alvares: Digitalizamos no formato Tiff, com 300 dpi (pontos por polegada), como sugere o Conarq. As imagens são convertidas em pdf (formato portátil de documento), um formato mais acessível ao uso na internet.

IHGRN: O que é preciso para acessa-lo?
Iris Alvares: O acervo digital pode ser acessado por um computador em rede como também a consulta pode ser feita nas dependências do Labim. Temos coleções de documentos que não estão em domínio público, mas que também podem ser consultados no laboratório.

IHGRN: Quais os documentos do IHGRN hoje disponíveis?
Iris Alvares: As Revistas do Instituto de 1903 a 1950; os
Termos de Vereações (1672-1823); Livros de Registro do Senado da Câmara 1659-1754; são os maiores acervos. Correspondências imperiais, provinciais do senado da câmara.

IHGRN: Por que a escolha deste material do IHGRN?
Iris Alvares: Os termos e os livros de registro foram projetos coordenados pela professora Fátima Martins, do qual eu colaborei digitalizando. As revistas foram digitalizadas (demos continuidade recentemente) através de projetos de extensão, coordenados por mim. Considerava e considero as revistas um acervo fantástico. A história do RN através dos artigos publicados nestas revistas...

IHGRN: Há perspectiva de continuidade do trabalho?
Iris Alvares: Sim. Nós paramos devido a suspensão das atividades do próprio instituto em razão da reforma. Estamos reiniciando a digitalização das revistas.
(Na verdade, não podemos omitir que os últimos governos federais deram muito incentivo à cultura, nunca deixamos de ter projetos de extensão aprovados, pelo contrário. Hoje já temos notícias que os servidores terão acesso restrito a publicação dos editais da ProEx, como medida de contenção de gastos. Nossa parceria, com o IHGRN, é precária no sentido em que dependemos da UFRN para que ela se realize. Não basta boa vontade).

IHGRN: Qual a sua opinião sobre a importância do IHGRN e do seu acervo para a pesquisa no Rio Grande do Norte hoje?
Iris Alvares: Poxa, falar do Instituto é falar da essência dos pesquisadores, sobretudo de História. É a alma da nossa cidade. Nossa parceria trás orgulho para os alunos e servidores do Labim. Esperamos poder fazer mais trabalhos com Instituto. É uma simbiose, pois traz benefícios para as duas entidades e ao público interessado como um todo. Divulgar a ciência, o conhecimento, nos estimula a seguir adiante. É o nosso orgulho.

Serviço
Repositório do Laboratório de Imagens -Digitalização de Documentos Históricos (LABIM/UFRN), endereçohttp://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/jspui

Material disponível
CORRESPONDÊNCIAS DO GOVERNO MUNICIPAL E AS CÂMARAS MUNICIPAIS -
LIVRO DE REGISTRO DO SENADO DA CÂMARA
Livro de registro de cartas e provisões do Senado da Câmara de Natal 1659-1754
REVISTAS DO IHGRN 1903-1951
TERMOS DE VEREAÇÕES 1672-1823

* Advertência

Solicitamos aos leitores e pesquisadores e historiadores que, caso venham a se utilizar deste acervo, resguardem o direito das fontes e respeito à lei dos direitos autorais. Contribua para disseminação e uso responsável desta documentação, prezando pela citação das fontes de pesquisa e referência as instituições mantenedora e proprietária do acervo e ao laboratório responsável pela digitalização e acesso franco e público ao material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário