01/11/2014

GUTENBERG COSTA CONVIDA

Lançamento do ano:

Pesquisador e folclorista Gutenberg Costa, lança livro de crônicas, artigos e notas de viagens pelo RN e resto do país, em 06 de Novembro próximo.

Por Adriana Brasil- Assessoria e Divulgação Cultural.

   Diversas crônicas e artigos publicados em jornais do RN e outras tantas inéditas estão reunidas na obra: “Cultura Popular: Vivências e Anotações de um Pesquisador Folclorista”, do escritor natalense Gutenberg Costa. O coquetel de lançamento será dia 06 de novembro, às 18h, no Instituto Câmara Cascudo, casarão em que morou parte da vida o mestre folclorista Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), em Natal.
   O livro de 235 páginas, todo ilustrado com xilogravuras de renomados artistas do Nordeste, editado em coedição da editora 8/UBE, é fruto de um longo apanhado das vivências e viagens do pesquisador. Anotações de agenda e entrevistas com inúmeros folcloristas, poetas populares, artistas populares, grupos folclóricos e situações engraçadas vividas ao longo de 30 anos de atuação em pesquisas sobre a cultura popular no Nordeste e resto do Brasil. Aqui no RN, o autor não esqueceu de seus mestres, Gumercindo Saraiva, Veríssimo de Melo, Deífilo Gurgel, Padre Zé Luiz,  Celso da Silveira, entre outros. Também não deixou de fora de sua obra, os saudosos amigos envolvidos com a nossa cultura popular: Chico Traíra, Luiz Campos, Zé Saldanha, Severino Guedes, Cornélio Campina, Renato Caldas, entre outros. O mesmo destaca ainda os pregoeiros de rua, os apelidos e nomes estranhos de pessoas que encontrou em viagens pelo RN, como também frases em para choques de caminhões, avisos de fiados em botecos e perfis de dezenas de tipos populares encontrados nas diversas cidades do RN. 

AUTOR: Em seus trabalhos, Gutenberg Costa, sempre retrata o cordel, expressões vocabulares, a culinária, a medicina popular, a religiosidade, o cangaço, apelidos, e os tipos populares. “Nasci em 1959, pobre e teimoso. Me criei na feira do Alecrim e disso eu não poderia fugir. Minha obra vai ao encontro de tudo o que já vivi. Não deixa de ser um livro de quase memórias, como classificou esse gênero, o sábio escritor Carlos Heitor Cony”, revelou  Gutenberg Costa.
Gutenberg é pedagogo, bacharel em direito e pós- graduado em Educação Ambiental (UFRN), com vários cursos em folclore e história. Participou como conferencista em inúmeros congressos e seminários de cultura popular/folclore, representando o RN. O mesmo atualmente é membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN e preside a Comissão Norte Rio Grandense de Folclore. E como escritor já publicou mais de vinte livros. Alguns títulos: “Profetas do Nordeste” (1994), “A Presença de Câmara Cascudo na Literatura de Cordel” (1998), “Natal: Personagens Populares” (1999), “Dicionário Papa-jerimum de Apelidos” (2001) e “Dicionário de Cordelistas do RN” (2004).

OBRA: “Cultura Popular: vivências e anotações de um pesquisador folclorista”. Apresentação do folclorista potiguar Severino Vicente. Comentário de orelhas, do folclorista mineiro Ulisses Passareli. Contra capa comentário das educadoras e filhas do escritor, Elaynne e Sarah. 235 páginas. Editora 8. 

LANÇAMENTO: Local: Instituto Câmara Cascudo/Ludovicus - Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta. Hora: 18h do dia 06 de novembro de 2014, com um coquetel regional oferecido ao público presente. Haverá apresentações artistas de forrozeiro a mamulengueiro.
CONTATO COM O AUTOR: gutenbergcosta@bol.com.br - 84 – 94273363 / 98784493.

Nenhum comentário:

Postar um comentário