29/07/2014


1959 – Atividades culturais em Natal

Elísio Augusto de Medeiros e Silva


Empresário, escritor e membro da AEILIJ


No ano do cinquentenário do escritor Euclides da Cunha aconteceram em nossa capital uma série de comemorações euclidianas, que contaram com o apoio de diversos órgãos: Academia Norte-riograndense de Letras, Secretaria de Educação e Cultura, Instituto Histórico e Geográfico, Escola Doméstica de Natal, Prefeitura do Natal, Governo do Estado, Colégio 7 de Setembro, as revistas Cactus e Bando, entre outros.

A convite da poeta Zila Mamede, esteve em Natal o sociólogo Gilberto Freyre, que autografou vários exemplares do seu livro Ordem e Progresso, na Livraria Universitária.

O promotor da Festa das personalidades, jornalista Paulo Macedo, recebeu em nossa capital o maestro Waldemar de Almeida. Também por convite de Paulo esteve em nossa capital o escritor Nilo Pereira, membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Norte-riograndense de Letras.

Esteve em Natal o escritor Umberto Peregrino, diretor da Biblioteca do Exército, que aqui promoveu uma conferência na semana de encerramento das comemorações euclidianas na Escola Doméstica de Natal. Umberto foi homenageado com um almoço oferecido por Valdemar de Sá em sua residência.

Ainda nesse ano de 1959, a Faculdade de Direito da Universidade do Rio Grande do Norte concedeu o diploma de bacharéis à primeira turma, que teve como paraninfo o professor Edgar Barbosa, cujo discurso teve a melhor repercussão.

Também esteve em nossa Capital a escritora Carmen Annes Dias, autora de E o Nilo continua, que proferiu uma conferência sobre o Egito, nas dependências da Academia Norte-riograndense de Letras.

Nesse ano é lançado mais um livro de Câmara Cascudo – Canto de muro.

A persistência e dedicação de Aluizio Lemos, ainda mantinham em publicação a revista A Juriti, que na antiga edição publicou o livro de versos da poetisa Clarice Palma.

Hélio Galvão lança, na loja de livros de Luiz Gonzaga, o livro Mutirão do Nordeste.

O livro O ciclo do carro de bois no Brasil de Bernardino José de Souza recebeu do Instituto Nacional do Livro o prêmio de “Ensaio e erudição”.

Aguardava ser entregue a uma editora do sul do País o livro Trovadores Potiguares, do escritor Gumercindo Saraiva, que continha em suas páginas as mais belas modinhas do Rio Grande do Norte, escritas e musicadas por autores do Estado.

Nesse ano foi publicado no Rio de Janeiro um livro de Moreira Brandão, que dava uma grande e valiosa contribuição à história do Rio Grande do Norte.

A convite da Academia Norte-riograndense de Letras e do Governo do Estado recebemos a visita do escritor Milton Pedroza e sua comitiva, o crítico Waldemar Cavalcante, o editor Ênio Silveira, o escritor José Conde e o romancista Jorge Amado.

Após o desembarque no Aeroporto Augusto Severo, ficaram hospedados no Grande Hotel, no bairro da Ribeira. Foram recebidos pela Assembleia Legislativa, onde foram saudados pelo Deputado Luis Maranhão Filho.

Na Academia Norte-riograndense de Letras, Milton proferiu um belíssimo discurso, tendo antes sido saudado pelo acadêmico Raimundo Nonato da Silva.

Na sede do ABC Futebol Clube foram recepcionados com um almoço oferecido pelo Governador Dinarte Mariz, ao qual compareceram um grande número de escritores locais.

A comitiva permaneceu três dias em nossa Capital, de onde seguiu para Mossoró, onde foi recebida com grandes festas promovidas pela Prefeitura Municipal e o Instituto Cultural do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário