21/06/2014

Conversas com Manoel Onofre Jr

“Manoel Onofre Júnior foi um dos primeiros autores potiguares que li. Conheci a literatura desse importante escritor potiguar através de…

“Manoel Onofre Júnior foi um dos primeiros autores potiguares que li. Conheci a literatura desse importante escritor potiguar através de um livro chamado O Caçador de Jandaíras. Gostei tanto, que comecei a procurar nos Sebos da cidade outros títulos mais antigos dele. Na medida que fui lendo, me apaixonei pela maneira que ele conta as estórias. Conhecendo mais da variada obra literária de Manoel Onofre Jr., percebi que ele era muito mais do que um ficcionista, ele é um grande amante e defensor da literatura potiguar”, declarou o pesquisador Thiago Gonzaga.
Foi isso que encantou e motivou Gonzaga a escrever o livro “Literatura Etc. Conversas com Manoel Onofre Jr”, que tem como enfoque aspectos da produção literária local e será lançado nesta quinta-feira, dia 31, às 18h, na livraria Nobel Salgado Filho, pelo selo/blog 101 Livros do RN.
“Este livro é uma homenagem ao escritor Manoel Onofre Jr. que completa esse ano 70 anos de vida, e 49 dedicados a literatura potiguar. A obra é uma reunião de entrevistas, que tem como foco principal, a literatura local, com os principais livros e autores do RN, na visão do Manoel Onofre que é um dos nossos maiores pesquisadores”, conta o autor.
Thiago Gonzaga concedeu entrevista para O JORNAL DE HOJE. Confira!

O JORNAL DE HOJE – Manoel Onofre Jr. tem 49 anos dedicados a literatura. Na sua opinião, qual é o momento que mais lhe agrada na vida literária deste escritor potiguar?
Thiago Gonzaga – O Manoel Onofre Júnior publicou em 1983 , Chão Dos Simples, sem duvidas o livro  mais importante  dele como ficcionista. Mas na minha modesta opinião,  nos últimos anos ele vem dando uma enorme contribuição a historia da literatura potiguar com livros como ; Salvados (ensaios sobre livros/autores locais), Ficcionistas Potiguares, Contistas Potiguares, e Alguma Prata da Casa, que são obras que reúnem muito do  que temos de melhor nas nossas letras.
O JORNAL DE HOJE – Fale de uma forma resumida, qual é a importância para a cultura potiguar do conjunto da obra dele?
Thiago Gonzaga – A obra de Manoel Onofre Júnior além de ter valor literário, tem um valor histórico. Pois, além de escritor, ele é  um pesquisador preocupado em deixar registrado para as gerações futuras o essencial para conhecimento da nossa historia literária. Ele é sem duvidas  um dos mais importantes escritores potiguares. Só lamento que  escritores do nível dele, permaneçam emparedados na província, muitas vezes porque nao trocaram a placidez da vida regional pelo tumulto das grandes metrópoles.
O JORNAL DE HOJE – O que lhe motivou a escrever este livro sobre a obra de Manoel Onofre Jr.?
Thiago Gonzaga – Manoel Onofre Júnior foi um dos primeiros autores potiguares que li. Conheci a literatura desse importante escritor potiguar através de um livro chamado O Caçador de Jandaíras. Gostei tanto,que comecei a procurar nos Sebos da cidade outros títulos mais antigos dele. Na medida que fui lendo, me apaixonei pela maneira que ele conta as estórias.
Conhecendo mais da variada obra literária de Manoel Onofre Jr., percebi que ele era  muito mais do que um ficcionista, ele é um grande amante e defensor da literatura potiguar.
Meu trabalho como pesquisador da literatura local  também é inspirado no dele. Esse livro é uma homenagem, por ele esta completando 70 anos de vida, e 49 dedicados a literatura potiguar. Representa  também um encontro de gerações, que tem em comum o amor pela literatura local.
O JORNAL DE HOJE – Como foi o processo de produção desta obra?
Thiago Gonzaga – Depois que ele aceitou o convite, passei a visitar e ler os aquivos dele.  Selecionei algumas entrevistas que  ele deu ao longo dos anos, sempre tendo como foco principal a literatura do RN. Passei  em torno de  cinco meses para finalizar o trabalho, que ficou muito bonito graficamente e muito rico em informações literárias e culturais.
O JORNAL DE HOJE – Como surgiu a ideia deste livro?
Thiago Gonzaga – Sempre sonhei em fazer um trabalho em homenagem ao Manoel Onofre Júnior. Conversei com ele, e sugeri que poderíamos  comemorar esta data tao especial, porem, ao mesmo tempo homenagear a literatura potiguar que amamos tanto. Por isso o livro  tem  o título Literatura Etc., pois, além de abordar um pouco da carreira literária dele, foca nas entrevistas que ele deu falando sobre a literatura potiguar, inclusive relata o contato que ele teve com nossas personalidades literárias, como Câmara Cascudo, Zila Mamede, Homero Homem, e muitos outros.
O JORNAL DE HOJE – Fale um pouco sobre ele?
Thiago Gonzaga – O Manoel Onofre Júnior é uma figura humana incrível, além do grande amor que ele tem pelos livros, é a simplicidade em pessoa.
O JORNAL DE HOJE – Você pretende dar sequência a este projeto?
Thiago Gonzaga – Vou continuar escrevendo e homenageado nossos autores e livros. A literatura potiguar precisa ser descoberta pelos próprios potiguares e os escritores ” mais velhos “precisam ser apresentados a nova geração.
O JORNAL DE HOJE – Quem seria os próximos homenageados ?
Thiago Gonzaga – Tenho uma vasta lista de escritores que pretendo homenagear, mas tenho a preocupação de homenagear os vivos, principalmente os que li, e sou fã da obra. Estou terminando  um livro em comemoração aos 45  anos de vida literária do Diógenes da Cunha Lima.  Tenho ainda trabalhos com Nelson Patriota, Ruben G. Nunes e Francisco Sobreira… emfim, a  lista é imensa.
Parafraseando uma frase do Newton Navarro, ele disse certa vez , que era tempo de cuidarmos mais dos nossos escritores, não deixar para amanha, para depois, já fomos muito displicentes com os do passado.
O JORNAL DE HOJE – E, qual a sua visão sobre a realidade atual da literatura potiguar?
Thiago Gonzaga – A literatura potiguar nunca esteve tao rica e diversificada, temos publicações para todos os estilos e gostos. O que falta, são politicas publicas de incentivo a leitura,começando das series iniciais de ensino, e cumprir o que sugere a constituição do estado, que é dar a disciplina de Literatura e Cultura do RN nas escolas.
A UFRN lançou em 2012 uma Pós Graduação em Literatura e Cultura Potiguar, esse também foi um importante passo para valorização das nossas obras e autores, da universidade vão sair muitos estudiosos e pesquisadores.
O JORNAL DE HOJE – Quais são seus próximos projetos literários?
Thiago Gonzaga – Tenho alguns trabalhos inéditos, sempre voltados para divulgação e valorização dos nossos autores, por exemplo; Panorama Do Conto Potiguar, uma coletânea de contos com os escritores potiguares que surgiram nesses últimos anos. E  Personalidades Literárias Do RN, um livro repleto de entrevistas com autores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário